Antigo IGAP.

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Antigo IGAP.

Mensagempor donnie » Sexta Out 19, 2007 11:17

Boas pessoal.
Eu vou alugar casa e como ainda não tenho 30 anos :lol: soube que existe uma ajuda do estado para pagar a renda.
sei que era o extinto IGAP ( que agora tem outro nome qualquer), mas eu não sei muito bem como é que funciona...
Alguém tem essa ajuda por aqui?Podem explicar-me como funciona e quais são os pré-requisitos?

Obrigado malta.
donnie
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 16, 2006 11:03

Mensagempor alexey78 » Sexta Out 19, 2007 11:30

Boas, não era o IGAPHE que tratava disso, era e é o INH, mas isso ou vais ao site do INH ver como é ou à Caixa Geral de Depósitos buscar os impressos que eles explicam, também tens que arranjar a licença de utilização da casa que vais alugar.

Neste momento a lei mudou, ainda nem tive tempo para a lêr, mas sei que está mais difícil e a ajuda já não é tanta.
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 31, 2005 19:42

Mensagempor donnie » Sexta Out 19, 2007 11:41

Hummm...ok.
Mas a que te referes quando falas de licença de utilização?É o recibo passado pelo senhorio?Ou é outra burocracia qualquer que tem que se pedir?
Em relação à ajuda já não ser tanta...bem isso acho que não há nada a fazer...qualquer dia está a malta nova e em começo de vida a morar nas ruas por não ter dinheiro para sequer ter um tecto para viver...
De qualquer maneira obrigado pela dica!
:D
donnie
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alexey78 » Sexta Out 19, 2007 11:59

Quando se constrói uma casa, seja ela de habitação unifamiliar ou de habitação colectiva, o que dá a obra como concluída e pronta a ser utilizada é a licença de utilização, anteriormente designada de licença de habitabilidade, é o senhorio que tem que te dar isso, ou vais pedir à câmara.

Alguma dúvida, apita...
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor pagc » Sexta Out 19, 2007 14:38

alexey78 Escreveu:Quando se constrói uma casa, seja ela de habitação unifamiliar ou de habitação colectiva, o que dá a obra como concluída e pronta a ser utilizada é a licença de utilização, anteriormente designada de licença de habitabilidade, é o senhorio que tem que te dar isso, ou vais pedir à câmara.
Alguma dúvida, apita...

As casas mais antigas raramente têm licença de habitação, a qual só se tornou obrigatória a partir do 1999 (+/-), e isto devido a só ser permitido fazer escrituras com a licença de habitação.

donnie
Manda-me um email que envio-te um PDF com as informações que queres

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor alexey78 » Sexta Out 19, 2007 16:23

pagc Escreveu:
alexey78 Escreveu:Quando se constrói uma casa, seja ela de habitação unifamiliar ou de habitação colectiva, o que dá a obra como concluída e pronta a ser utilizada é a licença de utilização, anteriormente designada de licença de habitabilidade, é o senhorio que tem que te dar isso, ou vais pedir à câmara.
Alguma dúvida, apita...

As casas mais antigas raramente têm licença de habitação, a qual só se tornou obrigatória a partir do 1999 (+/-), e isto devido a só ser permitido fazer escrituras com a licença de habitação.

donnie
Manda-me um email que envio-te um PDF com as informações que queres

Cumps

Não é assim, as casas só estão dispensadas de licença de utilização se tiverem sido construídas antes de 7 de Agosto de 1951, data da entrada em vigor do RGEU, Regime Geral de Edificação Urbana, mas como antes não servia para nada, quase ninguém tirava, mas agora só se fazem registos com essa licença, daí o facto de as pessoas dizerem que agora é obrigatória...

Sem a licença não consegues registar nas finanças e posteriormente no registo predial... :wink:
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor donnie » Sexta Out 19, 2007 17:02

Bem...acho que percebi...Ou seja, o facto de o senhorio passar recibos não quer dizer que tenha licença de utilização não é?
Vou esperar então que o pagc me envie o PDF para analisar e depois se surgirem dúvidas eu coloco aqui!

Obrigado pela ajuda malta. 8)
donnie
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alexey78 » Sexta Out 19, 2007 18:30

donnie Escreveu:Bem...acho que percebi...Ou seja, o facto de o senhorio passar recibos não quer dizer que tenha licença de utilização não é?
Vou esperar então que o pagc me envie o PDF para analisar e depois se surgirem dúvidas eu coloco aqui!

Obrigado pela ajuda malta. 8)

Exactamente :wink:
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor pagc » Sábado Out 20, 2007 18:22

Donnie
Já enviei e se mais alguém quiser, peça à vontade.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

ajuda

Mensagempor edduu » Quinta Jan 07, 2010 13:02

boas tardes, ouvi dizer que o estado ajudava jovens com dificuldades a pagar a renda e outras coisas mais. mas não sei como isso se faz para obter essa ajuda.. se me poderem ajudar agradecia..

comprimentos
edduu
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 07, 2010 12:55

Mensagempor madboy » Quinta Jan 07, 2010 13:22

CoolerMaster Centurion 534 +Plus / LC Power 550W Silent Giant GP
Intel Core 2 Duo E8200 / Cooler Master Hyper TX
Gigabyte GA-965P-DS3 Rev.3.3 / Team Elite 2x1GB PC5300
ECS 9600GT 512MB / Seagate 250GB SATA2 7200.10
madboy
Membro de Prata