por topinhas » Sábado Jul 17, 2004 1:01
A saída analógica 5.1 do meu Clevo não tem qualquer descodificação Dolby Digital, pelo que só tenho som 5.1 nos filmes se usar o PowerDVD ou WinDVD se estes programas fizerem a descodificação por software. O som não fica nada mau, mas não chega claro ao descodificador incorporado das minhas Logitech.
No entanto tenho um excelente som em músicas e jogos (possui aceleração por hardware EAX e d3D)que, sem chegar ao brilhantismo da Audigy 2, chegam para as funções que eu dou ao portátil. Em jogos por exemplo, a dispersão do som pelas 5 colunas é realista qb para se poder saber de onde vêm os mercenários em Far Cry. Na música o som é muito bom e nítido, mas exige uma regulação no equalizador gráfico do software de controlo da placa de som. Volto a dizer que a Audigy 2 é bastante melhor, mas pensei que havia mais diferença. Há placas PCI de desktop no mercado muito piores que esta de certeza.
A placa de som do meu portátil dfm (e deve ser uma solução muito semelhante à tua e à de muitos portáteis mas só que com 2 canais) é baseada no chip ALC 650 da Realtek. A versão mais divulgada é a ALC 250 só com dois canais de som, ao invés dos 6 canais da minha. Sei que o Fujitsu Siemens Amilo 1840 tem também esta placa com saída de seis canais. A do meu portátil possui também uma entrada line-in stereo e uma entrada SPDIF que funcionam seleccionando a função desejada no controlo da placa de som (ou saída 5.1 ou essas entradas e saída estereo ou ainda saída SPDIF).
Eu não sabia que o portátil tinha saída 5.1 analógica. Estava mesmo para comprar uma placa de som externa para jogar nas férias em 5.1, mas afinal tive uma agradável surpresa quando cheguei a casa.
A saída SPDIF nos portáteis e placas de som da Creative não funciona com uns cabos ópticos em que uma das extremidades tem um formato muito parecido com uma ficha 3,5' de auscultadores, sendo esta que se insere na saída do portátil? Se não é, pensei mesmo que era assim

Podes dizer-me Kaipyra que cabos usas, por favor? Muito obrigado.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680