Dúvida-Estágio Profissional e IRS

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvida-Estágio Profissional e IRS

Mensagempor magnifiko » Segunda Out 22, 2007 18:07

Boas a todos

Concluí o meu curso e vou frenquentar um estágio profissional numa empresa, vou receber uma bolsa mensal(a tipica 2*SMN), agora a minha dúvida prende-se com o facto de ter de pagar alguma coisa de IRS ou retenção na fonte eu nunca descontei para o IRS por isso ouvi dzr que no primeiro ano não se descontava.

Posso ser reembolsado no fim do ano pelo facto de ter de descontar alguma coisa para a retenção na fonte durante o ano em que estagiei.

Agradecia os vossos comentários certamente alguns já passaram por isto

Grande Abraço
magnifiko
Novato
Novato

Registado: Sábado Nov 05, 2005 20:00

Mensagempor pagc » Terça Out 23, 2007 9:29

No primeiro ano (período do estágio) estás isento de IRS e Segurança social. Esses valores são assumidos pelos estado (i.e. pelos contribuintes pagantes do costume).

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor SkylineGTR » Terça Out 23, 2007 10:08

pagc Escreveu:No primeiro ano (período do estágio) estás isento de IRS e Segurança social. Esses valores são assumidos pelos estado (i.e. pelos contribuintes pagantes do costume).

À pouco tempo assinei um contrato de estágio profissional em que ganharia a bolsa típica líquida. Acontece que no mês seguinte cancelaram-me o estágio porque segundo novas indicações teria de pagar IRS e segurança social.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor pagc » Terça Out 23, 2007 10:22

SkylineGTR Escreveu:
pagc Escreveu:No primeiro ano (período do estágio) estás isento de IRS e Segurança social. Esses valores são assumidos pelos estado (i.e. pelos contribuintes pagantes do costume).

À pouco tempo assinei um contrato de estágio profissional em que ganharia a bolsa típica líquida. Acontece que no mês seguinte cancelaram-me o estágio porque segundo novas indicações teria de pagar IRS e segurança social.

Temos aqui na empresa 3 estagiários no 2 mês de estágio e 2 que já acabaram o estágio e tiveram ou estão na situação que referi. O que te pode ter acontecido, terá sido o teu estágio ter sido recusado pelo IEFP (aquilo ainda tem algumas condições) e o IEFP ao não comparticipar a parte deles, obriga a empresa a contratar-te sem ajudas do Estado.

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor SkylineGTR » Terça Out 23, 2007 10:53

pagc Escreveu:Temos aqui na empresa 3 estagiários no 2 mês de estágio e 2 que já acabaram o estágio e tiveram ou estão na situação que referi. O que te pode ter acontecido, terá sido o teu estágio ter sido recusado pelo IEFP (aquilo ainda tem algumas condições) e o IEFP ao não comparticipar a parte deles, obriga a empresa a contratar-te sem ajudas do Estado.

Não sei, porque até cheguei a receber a primeira remuneração na totalidade...

O estágio era fornecido por um intermediário entre a empresa e o IEFP, e as indicações que a empresa recebeu foi de que as condições dos estágios profissionais tinham sido alteradas e que agora era necessário pagar IRS e segurança social, sendo assim cancelaram o contrato e proporam um novo segundo as novas condições.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor XEDAS » Terça Out 23, 2007 17:35

Eu fiz estágio profissional à dois anos. Pagava IRS e nao pagava segurança Social. Agora nao sei como está.
AMD 64 3500+ / Zalman 7700 CU
ASUS A8V DELUXE sock 939 / 2x1GB G.SKILL ZX + 2x512 Twinmos dual
Thermaltake Shark Black / X-Alien 500 / XFX 6800 GT 256
MAXTOR 200GB serial ATA / NEC 3500A / Logitech MX-518
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 19, 2004 15:57

Mensagempor magnifiko » Terça Out 23, 2007 19:55

XEDAS Escreveu:Eu fiz estágio profissional à dois anos. Pagava IRS e nao pagava segurança Social. Agora nao sei como está.

Pois na empresa onde vou estagiar falaram-me que teria que regularizar a minha situação e que o mais provavél seria ter de pagar retenção na fonte que é regida por uma tabela.

Pelo facto de pagar a retenção na fonte sobre o valor da minha bolsa mensalmente terei direito a algum reembolso no fim do estágio por parte do IRS?

Obrigado a todos pelas respostas :)

Cumps
magnifiko
Novato
Novato

Mensagempor pagc » Quarta Out 24, 2007 7:38

magnifiko Escreveu:
XEDAS Escreveu:Eu fiz estágio profissional à dois anos. Pagava IRS e nao pagava segurança Social. Agora nao sei como está.

Pois na empresa onde vou estagiar falaram-me que teria que regularizar a minha situação e que o mais provavél seria ter de pagar retenção na fonte que é regida por uma tabela.

Pelo facto de pagar a retenção na fonte sobre o valor da minha bolsa mensalmente terei direito a algum reembolso no fim do estágio por parte do IRS?

Cumps

As retenções na fonte só se aplicam a quem passar recibos verdes. Se fosse a ti entrava em contacto com o IEFP e esclarecia isso e mais vale agora que depois. Houve alterações recentes e pode ser que a situação seja diferente consoante o ramo de actividade.
Ontem, antes de te responder, fui ao serviço de pessoal que é quem trata dessas coisas e foi o que me disseram e para confirmar fui falar com os estagiários que temos cá, por isso pode haver diferenças consoante as situações.

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor magnifiko » Quarta Out 24, 2007 23:14

pagc Escreveu:
magnifiko Escreveu:

Cumps

As retenções na fonte só se aplicam a quem passar recibos verdes. Se fosse a ti entrava em contacto com o IEFP e esclarecia isso e mais vale agora que depois. Houve alterações recentes e pode ser que a situação seja diferente consoante o ramo de actividade.
Ontem, antes de te responder, fui ao serviço de pessoal que é quem trata dessas coisas e foi o que me disseram e para confirmar fui falar com os estagiários que temos cá, por isso pode haver diferenças consoante as situações.

Cumps

Boas

Hoje fui às Finanças e disseram-me que se o dinheiro que vou receber mensalmente pela empresa não for declarado como remuneração então não tenho nada a declarar ao IRS ou Segurança Social, mas vou seguir o teu conselho e vou qto antes ao IEFP, depois conto o desfecho desta novela :)

Cumps
magnifiko
Novato
Novato

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante