Iniciação em programação

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Iniciação em programação

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Nov 27, 2007 12:28

Decidi-me em começar a aprender a programar. O que eu pretendo então é que me digam em que linguagem devo iniciar-me. Mesmo do inicio, não quero ir para grandes aventuras, quero uma coisa simples e fácil para começar.

Depois se possível, indiquem-me também algum site onde possa consultar para ir aprendendo, bem como um livro que eu possa comprar.

Volto a lembrar, isto é para um iniciante que não pesca nada da matéria :P
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor CoolMaster » Terça Nov 27, 2007 12:34

python.org

Normalmente recomendaria C, mas como dizes que não queres grandes aventuras não ficas mal servido com Python, embora o C dê muito mais bases.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 25, 2006 0:54

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Nov 27, 2007 12:37

CoolMaster Escreveu:python.org

Normalmente recomendaria C, mas como dizes que não queres grandes aventuras não ficas mal servido com Python, embora o C dê muito mais bases.

Se calhar expliquei-me mal. O que eu não quero é uma linguagem muito complicada e/ou que seja necessário já ter conhecimentos anteriores.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor nunoemanuel » Terça Nov 27, 2007 13:34

Tou a dar python agr na FAC, se quiseres posso-te arranjar as apresentações que o prof passa...

É uma linguagem bastante acessível....

Cumps
Imagem
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor bvmzinho » Terça Nov 27, 2007 14:01

C :wink:
bvmzinho
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 15, 2005 17:25

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Nov 27, 2007 15:31

Digam-me uma coisa. O Python é do género do Delphy? Onde se programa e se cria as janelas, os botões, etc?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Darkblood » Terça Nov 27, 2007 22:29

Acho que não devias começar por C, já ouvi dizer que é umas das linguagens mais complexas.
Eu também não percebia nada de programação e comecei logo com C mas não tive escolha. Experimenta antes python, como já referiram, ou visual basic que, segundo o que dizes, é do género do Delphy. No secundário, quem vai pa informática, começa com o pascal, é mais uma opção para começares.

Off-topic: Já agora, tenho uma dúvida. Quando nos pedem pa escrever uma função, temos que fazer análise/pseudocódigo para a função e para o programa principal ou só para a função?

Cumps
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Nov 28, 2007 10:16

Boas,
Eu acho que já me decidi começar pelo Python. Fui a Bertrand mas não tem nenhum livro :x

Qual programa me aconselham para programar nesta linguagem? Tenho o Komodo, mas tou com alguns problemas, também não percebo nada daquilo.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor _black_bird » Quarta Nov 28, 2007 12:14

Visual basic também não é nada complicado. Arranjas muita coisa na net, é um programação bastante simples.
_black_bird
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jan 17, 2003 22:06

Mensagempor boinazul » Quarta Nov 28, 2007 13:50

Visual Basic é uma linguagem bastante acessivel e tem uma das mais poderosas, Eu tenho um empresa de desenvolvimento de software e todo o software é desenvolvido exclusivamente em visual basic. Tal como o Software Primavera, o mais conhecido e o melhor, é totalmente desenvolvido em Visual Basic. é uma linguagem mt boa para se começar pq serve para o futuro.
boinazul
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Mai 14, 2006 23:47

Mensagempor CoolMaster » Quarta Nov 28, 2007 14:10

boinazul Escreveu:Visual Basic é uma linguagem bastante acessivel e tem uma das mais poderosas, Eu tenho um empresa de desenvolvimento de software e todo o software é desenvolvido exclusivamente em visual basic. Tal como o Software Primavera, o mais conhecido e o melhor, é totalmente desenvolvido em Visual Basic. é uma linguagem mt boa para se começar pq serve para o futuro.

What? Visual basic para o futuro? o vb6? 8O
"Uma das mais poderosas? What?

O vb é um pesadelo autentico! Nunca comecem a aprender a programar nisto ou então nunca vão saber o que é programar!
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Asgorath » Quarta Nov 28, 2007 16:43

Todas as linguagem de programação tem vantagem e desvantagens . É uma questão de gosto pessoal. na minha empresa 50% usa vb.net 2005 o resto Java.
Intel Core 2 Quad Q9450 - Cache 12MB - 4x2,66GHz - FSB 1333MHz || abit IP35P ||
4G Kingston 800 Mhz || XFX GeForce 9800 GX2 1G ddr3 || WD5000AAJS 500Gb Sata 2 Raid 0 ||
Samsung SyncMaster 940nw || |
|| Caixa A+El-Diablo || Creative XMod
Asgorath
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 31, 2005 10:45

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quarta Nov 28, 2007 18:51

CoolMaster Escreveu:
boinazul Escreveu:Visual Basic é uma linguagem bastante acessivel e tem uma das mais poderosas, Eu tenho um empresa de desenvolvimento de software e todo o software é desenvolvido exclusivamente em visual basic. Tal como o Software Primavera, o mais conhecido e o melhor, é totalmente desenvolvido em Visual Basic. é uma linguagem mt boa para se começar pq serve para o futuro.

What? Visual basic para o futuro? o vb6? 8O
"Uma das mais poderosas? What?

O vb é um pesadelo autentico! Nunca comecem a aprender a programar nisto ou então nunca vão saber o que é programar!

Esta frase não é minha. mas concordo com ela: "visual basic é para quem quer ter a ilusão de que sabe programar".

Vou subscrever o python, porque apesar de ter desenvolvido muito pouco nesta linguagem, não me pareceu díficil, e é neste momento muito procurada profissionalmente (são raros os developers e a linguagem é poderosa). Se pretenderes algo mais gráfico (como parece ser o caso), eu pessoalmente gosto de C# (sharp) - código ao estilo JAVA e permite-te a criação de formulários e aplicações direccionadas para a web de forma bastante acessível.

Apesar de respeitar o software Primavera ERP (e actualmente encontra-se realmente em muito bom plano), até há não muito tempo a base de dados usada era Access (actualmente sql server, salvo erro), portanto não há grande dúvida que a escolha na tecnologia utilizada no mesmo pode ser tragicamente infeliz.

Cumprimentos,

KrIaX.

PS: Já agora, pode ser do teu interesse aprenderes uma linguagem portável entre plataformas, nem todos usam windows.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor CoolMaster » Quarta Nov 28, 2007 21:17

Eu por acaso costumo dizer que visual basic (principalmente o 6, o .net já é melhor... mas come on.. quem é que vai codar em vb.net quando pode faze-lo em C#?) é uma linguagem de programação para não programadores.

Existem pessoas que tiveram anos só a programar em vb, quando necessitam de programar noutra ficam com grandes dificuldades! Daí eu dizer que C é o ideal, melhor do que isso não há! Toda a dinamica mais low level da linguagem (gestão de memoria, pointers e por ai fora) dá uma perspectiva quase imperativa para quem quer realmente saber programar!
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor _black_bird » Quarta Nov 28, 2007 21:48

Esqueci-me que tens cobol também... 8)
_black_bird
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jan 17, 2003 22:06

Próximo

Voltar para Programação