Traffic Shapping - Justo?

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jul 13, 2007 10:03

Ricardo Gonçalves Escreveu:Clientes abusadores? A Sapo coloca limites ridiculos e ainda existem clientes abusadores? Se existem limites podemos gasta-los como e onde kiseremos. Se pagamos por um serviço (e n é assim tão pouco) deveriamos usa-lo da maneira que kisessemos. Comparo isto como por exemplo pagarmos para estarmos numa clinica particular. Pagamos mas temos tratamento de 1ª.
Traffic Shapping? Mais uma medida para tapar os olhos da limitação e da qualidade inferior das centrais ADSL e Cabo.

concordo em pleno, se pagamos (e bem) pelo serviço que compramos, queremos ser servidos sem distinções... a verdadeira questão aqui é esta! se os outros não usam a net para sacar seja o que for, a decisão é deles... mas nós temos o direito de ser tão bem servidos como esses, afinal a conta ao fim do mês é a mesma...

agora os isp's a vender serviços carissimos que depois não nos servem, então ai a conversa é outra...

é a mesma coisa que ires comprar um carro, por exemplo um mercedes! tu compras "O" mercedes... depois se queres andar a 20 a hora ou a 200 é contigo... mas comprastes o mercedes tal como ele é, e não como o vendedor te quis impingir (por exemplo dizer-te que o carro anda a 200 km'h e na verdade só anda a 20 km/h)...

é tão simples como isso, se pagas por um serviço completo, então tem de te fornecer o serviço completo! é complicado? não... os isp's é que estão a vender gato por lebre!

Não é dificil de entender, pois não?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor Overclocker » Sexta Jul 13, 2007 12:29

Tudo dito!

Quem tiver dúvidas, vá ler os treds do pessoal da ONI....depois digam qq coisa que o TS é uma benesse...

Pais de cordeirinhos......dasss! :evil:
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor Divvy » Domingo Dez 09, 2007 12:18

Divvy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 23, 2005 11:06

Mensagempor methon2 » Domingo Dez 09, 2007 13:23

isso é a típica resposta copy paste, eles dizem sempre isso, todos os isp's fazem controlo de tráfego, agora depende é como o fazem e como gerem as prioridades de cada protocolo. :evil:
C2D 8400 3Ghz * Asus P5QL Pro
2*2GB DDR2 800 * Asus 9800GTX+
Seagate 500GB * Nox Urano 600W
TFT LG L1515S * Coolermaster Elite 330
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 19, 2005 19:19

Mensagempor feldrix » Quarta Dez 12, 2007 1:39

Bem, nem sei por onde começar...

Bom, nos USA e noutros países já se falam em leis para que os ISP's de facto controlem o tráfego P2P que, na sua maioria mas não totalidade, contém material com copyright - basta ir a um tracker de bt e ver! E aqui não há nada a fazer, 'pior' que ts é a inspecção e detecção de quem faz isto. Mais, como sabem (ou deviam saber), todos os ISP's têm uma AUP que toda a gente ao assinar um contrato fica obrigada à mesma - qualquer ISP a tem e que inclui proibições, como p.ex. spam e a distribuição de material com copyright. E não se esqueçam que a PJ pode pedir todos os registos a qualquer ISP. End of story.

Em relação ao que pagam e deviam ter e usar aí concordo mas é curioso como a conversa fica desvirtuada... O ts é absolutamente fundamental para ofertas 3play e sem isto não há serviço - notem que qualquer rede tem nós que para poderem dar qualidade nos serviços de valor acrescentado têm que os prioritizar e/ou definir largura de banda garantida senão não aguentam - sim porque video e voz não se dão bem com latências... E pôr equipamentos mais potentes não dá sem aumentar as mensalidades!Quem quer pagar 200€/mês de ADSL? :) Agora o que de facto é criticável é por vezes não comunicarem as taxas de contenção e essas sim são as que fazem a diferença entre terem os 8MBs anunciados e os 1MB efectivos! Mas não, o ts é que é o bicho papão. Além disso há concorrência forte, informem-se e escolham o melhor para cada um. Agora, milagres?... :)

Outra nota para quem fala nos equipamentos chineses - esta é de rir! Ok, admito que seja por desconhecimento mas quem anda no meio sabe que os maiores concorrentes da Cisco são Huawei e ZTE... Não digam mal que são tipos muito bons e principalmente quando não sabem, tá? :)

Por fim, só para clarificar - já trabalhei num isp e montei um, já há algum tempo que ando por fora destas rodas. Não vou dizer qual é obviamente porque não quero que pensem que isto é conversa de fanboy e que estou a defender um em particular, na realidade percebo muito bem porque é necessário ter estes mecanismos. E percebo alguma frustração, que eu próprio por vezes sinto! Mas de facto, internet para power users com grandes capacidades de upload e download não existe em lado nenhum por 20€/mês... Querem power? É pagar por ele - como alguém aqui já disse, é comprar um circuito dedicado! O ISP vai agradecer.

Abraços!
Si a ti te gusta, a mi me encanta

3DMark06 - 10810
Gigabyte 8800 GT (redesigned)
Intel C2D E6600
2GB dual channel (4x 512)
Gigabyte GA965-DQ6
Silvertone LC-16M
2x Seagate 320GB (Raid 0) + Lacie 500GB USB2
BeQuiet Silent Power 500W
feldrix
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 11, 2007 23:58

Mensagempor mavidoor » Quarta Dez 12, 2007 22:54

Bonito discurso, sem duvida....quanto ao trafego p2p pq raio é que se pensa que no mesmo so existe material pirata!???
Pelos vistos a tendencia é todos os isp apertarem o cerco ao trafego p2p,e tambem,a tendencia é para o uso de alternativas tais como rapidshare,megaupload,etc....
Se o uso deste tipo de download se massificar mais,eu gostava de saber como é que os operadores vao fazer o TS!
Gostava de saber porque motivo os ISP que fazem TS dao na maioria das vezes larguras de banda razoaveis se depois fecham a "torneira"!
...pulicidade enganosa....
AMD64 4200+ X2 stk 939
MSI K8N Platinium NF3
2x512 Twinmos dual
CLUB 3D 7600GS
Ati Tul Theater 550 pro
Sata 160G Hitachi
Zalman 7000 Alcu
Aerocool 450W
HP W2007v
mavidoor
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Mar 12, 2005 10:55

Mensagempor feldrix » Quinta Dez 13, 2007 13:31

Ainda bem que gostou! :)

Nada disso, o P2P não tem só material ilegal, tal como referi, e não é por causa do material ser ilegal que se faz ts, tal como expliquei.

Publicidade enganosa? Então mude de ISP! Agora se todos estiverem a fazer a tal "publicidade enganosa" se calhar o problema não está neles, não é? Ou vamos seguir por uma teoria da conspiração?...
Si a ti te gusta, a mi me encanta

3DMark06 - 10810
Gigabyte 8800 GT (redesigned)
Intel C2D E6600
2GB dual channel (4x 512)
Gigabyte GA965-DQ6
Silvertone LC-16M
2x Seagate 320GB (Raid 0) + Lacie 500GB USB2
BeQuiet Silent Power 500W
feldrix
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 11, 2007 23:58

Mensagempor methon2 » Quinta Dez 13, 2007 21:49

feldrix Escreveu:Publicidade enganosa? Então mude de ISP! Agora se todos estiverem a fazer a tal "publicidade enganosa" se calhar o problema não está neles, não é? Ou vamos seguir por uma teoria da conspiração?...

Não concordo com isso, lá por fazerem a mesma coisa não quer dizer que tenham razão, toda a gente sabe que o p2p sobrecarrega as redes muito mesmo, mas nós também pagamos uma mensalidade (que não é pouco comparando com o estrangeiro), portanto podem muito bem investir nas infraestruturas para oferecer um serviço pelo qual pagamos, agora fazer com a netcabo está a fazer a limitar completamente o p2p, eu tinha netcabo e sai por causa disso, uploadar a 1-2KB e conectar-me a meia dúzia de utilizadores enquanto haviam lá centenas, não me parece um atitude muito correcta por parte de qualquer isp. :evil:

Claro que assim é fácil oferecer tráfego ilimitado, com estas politicas restritas :roll:
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Dez 13, 2007 21:57

a Sapo tem Traffic Shapping? mesmo com trafego ilimitado activo?

Peço desculpa se está escrito para traz mas é muita coisa para ler
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor diogogrosso » Quinta Dez 13, 2007 22:44

ReDsOuL Escreveu:a Sapo tem Traffic Shapping? mesmo com trafego ilimitado activo?

Não, a sapo nao usa TS. Só a netcabo e Oni, que eu conheça.
Intel Q6600 G0 2.4ghz@ 3.2ghz
Gigabyte P35C-DS3R
TeamGroup 2x2gb 5-5-5-15
Powercolor HD 3870 PCS 512MB GDDR4
Seagate 500gb Sata 2 32mb Cache
Realtek HD Onboard
Be Quiet! 600W Straight Power
Tuniq Tower 120 LFB LED
Asus VW222S 22 inches
diogogrosso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 27, 2004 15:30

Mensagempor batussai » Quarta Dez 19, 2007 21:50

Acho que aqui temos 2 casos distintos.

1º caso: Tráfego limitado.
Somos dos poucos países que o tem, mas entre tráfego limitado e TS, venha o tráfego limitado.Mas já que o temos limitado, temos todo o direito de o usar a vontade para aquilo que quiséssemos.

2º caso : Trafego ilimitado.
É muito giro mas é certo que estrangula as redes principalmente quando os ISP´s reduzem custos de manutenção e não investem em novas infrastruturas. Temos o caso da clix que tem 3play e não tem capacidade para dar esse serviço com qualidade. Não é por acaso que o MEO está ainda em fase experimental.Se não têm capacidade de dar trafego ilimitado para um "utilizador abusador", mais vale não porem, porque a qualidade do serviço tem que ser o mesmo independentemente do tipo de utilizador.

Neste momento tenho ilimitado até ao final do ano, fazendo uma media de 50gb/mes, mas tenho consciência que com 30gb internacionais por mês ficava satisfeito
batussai
Novato
Novato

Registado: Terça Mar 21, 2006 13:06

Mensagempor methon2 » Quinta Dez 20, 2007 2:12

batussai Escreveu:Acho que aqui temos 2 casos distintos.

1º caso: Tráfego limitado.
Somos dos poucos países que o tem, mas entre tráfego limitado e TS, venha o tráfego limitado.Mas já que o temos limitado, temos todo o direito de o usar a vontade para aquilo que quiséssemos.

2º caso : Trafego ilimitado.
É muito giro mas é certo que estrangula as redes principalmente quando os ISP´s reduzem custos de manutenção e não investem em novas infrastruturas. Temos o caso da clix que tem 3play e não tem capacidade para dar esse serviço com qualidade. Não é por acaso que o MEO está ainda em fase experimental.Se não têm capacidade de dar trafego ilimitado para um "utilizador abusador", mais vale não porem, porque a qualidade do serviço tem que ser o mesmo independentemente do tipo de utilizador.

Neste momento tenho ilimitado até ao final do ano, fazendo uma media de 50gb/mes, mas tenho consciência que com 30gb internacionais por mês ficava satisfeito

Pois eu acho que TS é das piores coisas que podem fazer, só mostram que não querem investir nas infraestruturas, se não podem oferecer ilimitado não ofereçam, a netcabo é um desses exemplos, quiseram oferecer ilimitado então toca a meter TS, comigo perderam um cliente net.

O caso do 3Play da clix é que as linhas que nós temos em casa tem muitos anos e já estão muito degradadas e outras estão longe das centrais, ora isto vai influenciar a velocidade e assim a qualidade do serviço, por isso é que o smarttv da clix é tão limitado. :roll:
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor tntnt » Quinta Dez 20, 2007 2:15

diogogrosso Escreveu:
ReDsOuL Escreveu:a Sapo tem Traffic Shapping? mesmo com trafego ilimitado activo?

Não, a sapo nao usa TS. Só a netcabo e Oni, que eu conheça.

Todos fazem TS. O QoS depende disso. E com isso concordo.
Agora uns são é mais agressivos que outros, e isso é que estraga tudo.

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Overclocker » Quinta Fev 05, 2009 18:09

E pelos vistos, é oficial:

A Sapo implementou TS agressivo.

Vejam se notam diferenças n P2P as 2 da manha.

Palhaços.
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor bartotaveira » Quinta Fev 05, 2009 19:40

Overclocker Escreveu:E pelos vistos, é oficial:

A Sapo implementou TS agressivo.

Vejam se notam diferenças n P2P as 2 da manha.

Palhaços.

Boas.

Oficial? como assim?

A Sapo emitiu algum comunicado...?
-3rSystem R900
-Seasonic S12-600W
-Asus P5W DH Deluxe
-Core 2 Duo E6700 - Scythe Ninja Plus
-G-Skill HK 6400 4X1GB
-2 x WD 250GB 16MB @ raid 0
-Seagate 500GB 32MB
-SAPPHIRE X1950XTX 512MB GDDR4 - Samsung 226BW