Montar rede informática...

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Montar rede informática...

Mensagempor utyra » Quinta Dez 06, 2007 19:15

Eu vou pedir a técnicos para montarem uma rede informática no gabinete de contabilidade que vou abrir e preciso de alguns conselhos para não ser ludibriado.

Inicialmente só vão ser necessários dois computadores, para duas pessoas e o programa utilizado vai ser o Infologia.

1º É necessário um servidor, certo?! Qual o tipo sistema operativo servidor recomendado, Windows ou Linux!? O Linux é grátis!?

2º Para o servidor é necessário um antivirus específico!? Ou posso comprar três licenças!? Por exemplo do Kaspersky...

Qual o sistema operativo recomendado para os dois computadores de trabalho!? Windows XP ou Vista!?

Qual o Office recomendado!? 2003 ou 2007!?

Qual o router mais indicado para esta configuração!?

Qual o hub que devo comprar!?

Desculpem a imensidão de questões mas quero k tudo corra bem e estou um pouco ansioso como é normal. Se tiverem opiniões a acrescentar façam-no, pois certamente me devo ter esquecido de determinados aspectos para montar uma rede informática.

Já agora, para esta configuração cria-se um domínio no servidor e os usuários autorizados, e dps acede-se através dos outros computadores, é assim k funciona, certo!?

A informação é guardada no servidor!?

Esta questão parece de principiante, mas em termos de servidores e redes informáticas é mesmo o que sou...

Com os melhores cumprimentos...

Obrigado pela ajuda...
utyra
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Mai 14, 2005 13:53

Re: Montar rede informática...

Mensagempor Mercy_PT » Sexta Dez 07, 2007 12:59

utyra Escreveu:Eu vou pedir a técnicos para montarem uma rede informática no gabinete de contabilidade que vou abrir e preciso de alguns conselhos para não ser ludibriado.

Inicialmente só vão ser necessários dois computadores, para duas pessoas e o programa utilizado vai ser o Infologia.

1º É necessário um servidor, certo?! Qual o tipo sistema operativo servidor recomendado, Windows ou Linux!? O Linux é grátis!?

Sim e não, terá que existir um computador a funcionar como servidor do Infologia agora se será efectivamente servidor ou não depende daquilo que se pretende usar e gastar. Um servidor no verdadeiro sentido não é usado como posto de trabalho de ninguem. Numa empresa pequena muitas vezes é apenas um computador ligeiramente mais robusto e pouco mais. Linux e infologia não funcionam em conjunto. Windows é o caminho...

2º Para o servidor é necessário um antivirus específico!? Ou posso comprar três licenças!? Por exemplo do Kaspersky...

Pode-se comprar licenças separadas, mas regra geral comprar um package para empresa costuma compensar em custos. Se for uma versao que implique um servidor de AV é que pode complicar um pouco no caso de o "servidor" ser um posto de trabalho mais avantajado.

Qual o sistema operativo recomendado para os dois computadores de trabalho!? Windows XP ou Vista!?

Opção pessoal basicamente, de qualquer forma ou XP Pro ou Vista Business. O resto é desperdicio.

Qual o Office recomendado!? 2003 ou 2007!?

Vai do gosto de cada um. Claro que o preço do 2007 também deve entrar em conta não!? Também pode avaliar o openoffice que é gratis

Qual o router mais indicado para esta configuração!?

Não vai instalar internet!? Se for a versão wireless dos pacotes já incluem routers. O da Sapo não sei o modelo (penso que linksys) e o da clix um d-link. Até prova em contrário devem ser suficientes e inda pode usar rede sem fios (ou não)

Qual o hub que devo comprar!?

Nenhum provavelmente porque se vai ligar os 2 postos mais servidor ao router e fica resolvido.

Já agora, para esta configuração cria-se um domínio no servidor e os usuários autorizados, e dps acede-se através dos outros computadores, é assim k funciona, certo!?

Isso só funciona assim se comprar o Windows Server, caso contrario é uma rede de computadores que funcionam em conjunto mas sem gestão centralizada de utilizadores e permissões. Cada um faz a sua....

A informação é guardada no servidor!?

Se for configurado como tal.... A parte do infologia sim garantidamente.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Muito obrigado...

Mensagempor utyra » Sábado Dez 08, 2007 0:10

Muito obrigado pela explicação, foi muito boa...

Eu é k me equivoquei e coloquei hub... Quando na realidade queria perguntar se vale a pena comprar um UPS!?

Em relação ao servidor penso que é este k vou escolher "Microsoft Small Business Server 2003 R2", é bom!? Precisa de antivirus para servidor!?

O fornecedor da internet oferece o antivirus Panda... Poxo usar exe no servidor!?

Em relação ao Vista Business, ao Office Small Business 2007 e ao Server 2003 R2 poxo adquiri-los por OEM, certo!? Só preciso é de comprar o pc junto com o sistema operativo, não é!?

O openoffice pode ser utilizado em empresas!? É compatível com o Edireizinho!?

E mais uma vez muito obrigado...
utyra
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor tmgp » Sábado Dez 08, 2007 1:01

para dois pc's é um desperdício comprar um servidor com o Microsoft Small Business Server 2003 R2...

duas máquinas com o xp fazem o trabalho todo... os office podem ser OEM, mas não podem ser a versão de estudante.

e até se forem precisas acrescentar mais máquinas não há problema nenhum... não me parece necessário complicar e encarecer o que é simples e económico.
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Dez 02, 2004 15:53

Mensagempor utyra » Sábado Dez 08, 2007 13:22

tmgp Escreveu:para dois pc's é um desperdício comprar um servidor com o Microsoft Small Business Server 2003 R2...

duas máquinas com o xp fazem o trabalho todo... os office podem ser OEM, mas não podem ser a versão de estudante.

e até se forem precisas acrescentar mais máquinas não há problema nenhum... não me parece necessário complicar e encarecer o que é simples e económico.

Então compro um servidor com k sistema operativo!? É k vou utilizar o programa de contabilidade infologia, não precisa de um servidor com um sistema operativo servidor!?

Obrigado pela ajuda...
utyra
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Dez 10, 2007 10:37

Não, o infologia precisa é de um motor de base de dados que a não existir localmente ele próprio instalará. A vantagem no caso de um servidor puro (com SO próprio) terá algumas capacidades especificias relacionadas com a gestão de utilizadores, ficheiros, permissões e preparação própria para funções de fornecimento de serviços. Obviamente falamos de algo que rondará os 500€de custo pelo software + as 5 licenças que o sbs inclui

O openoffice pode ser utilizado em empresas, não entendi no entanto a questão do Edireizinho.

Pessoalmente não usaria o Panda nem para proteger a minha calculadora. mas isso é a minha opinião.
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor LuisFilipe » Segunda Dez 10, 2007 10:47

http://www.edireizinho.pt/proanalysis/index.htm
Exportação das análises (mapas, gráficos e comentários) para o Microsoft Word, de forma a que o utilizador possa facilmente compor relatórios e apresentações personalizados
Não deve integrar bem com o OO...
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor Vtech » Segunda Dez 10, 2007 11:06

Já agora que Infologia vais usar? É que Infologia propriamente dita já nem existe, o que existe na sequência da compra da software-house portuguesa é a Sage Linha 50, e nesse caso apenas precisas de um SO Windows XP ou Vista, até pode ser um dos postos, não precisa de ter mesmo um servidor.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Dez 10, 2007 15:00

LuisFilipe Escreveu:http://www.edireizinho.pt/proanalysis/index.htm
Exportação das análises (mapas, gráficos e comentários) para o Microsoft Word, de forma a que o utilizador possa facilmente compor relatórios e apresentações personalizados
Não deve integrar bem com o OO...

Não integra nem bem nem mal, simplesmente não integra porque foi feito para o Office...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes