Segrob Escreveu:Se eu ligar este disco ao meu portátil utilizando um daqueles cabos adaptadores IDE/SATA USB 2.0 será q posso dar esses comandos FIXBOOT e FIXMBR a partir do portátil, ou seja, o sistema operativo de um PC pode reparar o disco rigido de outro PC ??
O S.O do HD é Win XP pro e no portátil tenho Win XP Home. Será q isso é relevante?
Olá!
Eu já li documentação técnica que prova que os MBRs são diferentes entre os vários SOs da MS.
Basta utilizar um Hex Disk Editor e veres por ti mesmo.
O próprio idioma utilizado, faz variar ligeiramente o código presente no MBR (pois o código low-level inclui por exemplo Mensagens de Erro no Idioma específico do SO em questão).
Ou seja o MBR de um XP Pro em Português é *LIGEIRAMENTE* diferente de um MBR de um XP Pro em Inglês.
No entanto os diferentes MBRs são compatíveis e até o comando fdisk /mbr escreverá um novo MBR capaz de suportar a reparação de problemas associados ao arranque de um Windows XP (atenção - eu li isto na MS, mas nunca o comprovei).
Mas a verdade é que a MS recomenda o uso do Recovery Console para os SOs mais recentes.
Assim sendo, tens 2 hipóteses (mais recomendáveis):
1-Criar uma floppy de arranque para o XP Pro, desta maneira:
http://support.microsoft.com/kb/305595
Depois usas os comandos FIXBOOT e FIXMBR da floppy, no teu PC com o disco duro defeituoso.
2-Ou então, tal como disseste, usas o teu portátil como "laboratório de reparação" da seguinte forma:
-acedes ao recovery console do portátil.
-usas o comando
MAP para descobrires o device name do teu HDD defeituoso (ligado via USB por ex).
-usas o comando
FIXBOOT para criares um novo VBR.
-usas o comando
FIXMBR para criares um novo MBR.
-fazes Reboot.
Ou ainda, poderás usar uma floppy de arranque do W98 e fazes FDISK /MBR.
Depois já poderás aceder ao Recovery Console do XP Pro, por modo a fazeres FIXBOOT e FIXMBR.
Assim o teu MBR será mesmo adaptado ao teu Win XP Pro e ao teu idioma (que pelos vistos é Inglês).
Podes obter uma Win98 SE English Boot Floppy aqui:
http://files.frashii.com/~bootdisk/newj ... ot98se.exe
Espero ter ajudado.