AMD (Grelhador)

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor HidEaL » Quinta Jul 22, 2004 0:42

Bem que balda que aki vai... lol... vamos lá esclarecer esta gente:

x1c0 Escreveu:Já agora pessoal aproveito para fazer uma pequena pergunta sobre as fans. O controlador é aquela cena á frente pra controlar a vel das fans? qual a utilidade?. e em relação ás fans com por ex: Noiseblocker S1, S2 ,S3, S4,que valores são estes?
Desculpem a minha ignorancia

Cumps.

S1, S2, S3 e S4, como o clever já respondeu, correspondem aos modelos das fans noiseblocker de 80mm. Estes modelos diferem na relação airflow/ruído, sendo que a S1 é a mais silenciosa mas com menos airflow e a S4 com mais ruído mas mais performante. (nao vejas uma fan pelas suas RPM, isso é relativo...). Já quanto ao controlador de fans, é isso mesmo mas...

Crouwe Escreveu:nos controladores de ventoinhas tens lá vários valores, tens as temps, e tens a vel de rotação(rpm), e esta vel varia conforme a ventoinha

Está parcialmente bem respondido, porque nem todos os controladores de fans têm painel informativo ao estilo dos hardcano ou aerogate2. Mas a ideia é essa (e aliás podiam ter visto o link do zalman que eu dei há uns posts atrás, nao tem painel informativo e é um controlador de fans excelente). :)

E deixo aqui um factor que deve ser tido muito em conta: NAO convem ligar muitas fans á board, especialmente se forem muito potentes e consumidoras de energia (12v+), por isso é de todo preferível utilizar um controlador de fans, que tem uma molex dedicada, nao utilizando assim a corrente fornecida á board.
Outra coisa: as fans noiseblocker (especialmente S1) nao se dão nada bem com controladores deste género (baías de 3 1/2):
Imagem
Foram relatados vários casos de ruído excessivo dos condensadres, por terem de aguentar a energia que nao é fornecida ás S1 por estas nao necessitarem dela... :roll: Por isso aconselho mesmo um cooler ao estilo do zalman ZM-MFC1.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor x1c0 » Quinta Jul 22, 2004 1:35

HidEaL Escreveu:E deixo aqui um factor que deve ser tido muito em conta: NAO convem ligar muitas fans á board, especialmente se forem muito potentes e consumidoras de energia (12v+), por isso é de todo preferível utilizar um controlador de fans, que tem uma molex dedicada, nao utilizando assim a corrente fornecida á board.
Outra coisa: as fans noiseblocker (especialmente S1) nao se dão nada bem com controladores deste género (baías de 3 1/2):

Ah..já percebi, Obrigado pela explicação HidEaL :wink:. em relação á tua resposta sobre ligar mtas fans á boards é assim:
eu estava a pensar comprar este sistema de arrefecimento:

caixa -> Super Flower SF-561T2-S
fonte -> Eurotech Silent 400w
2 fans de 8cm noiseblocker para por á frente (qual o modelo???S1,S2,S3 ou S4) e n sei se as fans desta caixa valem alguma coisa :?

mas assim já são 4 FANs a puxar, e eu á uns dias nem sabia o que era airflow nem tao pouco o que era um controlador :(
logo tenho que comprar um não?

o que me aconselhas de controlador + barato que seja suficiente para me alimentar as fans?

Thanks.
x1c0
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 18, 2004 22:10

Mensagempor HidEaL » Quinta Jul 22, 2004 1:49

Caixa e fonte sao boas. :) Agora as fans que vêm com a superflower... a de 120 é um pouco baruhenta de mais a meu ver, podes trocá-la por uma noiseblocker SX1 ou SX2. Para a superior (que vem com 4 leds foleiros... lol) podes por uma noiseblocker S4, bem como para os 2 slots da frente. O controlador que aconselho no teu caso é mesmo o Zalman ZM-MFC1. Não é excessivamente caro (28.5€ na chiptec) e é muito bom. :) Tem a "desvantagem" de nao ter visor informativo mas não é algo de que vás precisar muito. Caso aches nessecário tens o Coolermaster Aerogate II por 38€, que é o que eu uso com as minhas noiseblocker :) . Fica um pouco caro, mas vale muito a pena :D

Cumps e boa sorte com isso.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor x1c0 » Quinta Jul 22, 2004 2:18

Só + 2 perguntas :D :
1ª- li com atenção o que disses-te em relação ao modelos da noisebloker,
mas como sabes escolher os diferentes modelos para diferentes sitios da caixa? :o
2ª - estive a ver um artigo aqui no Hardware.com.pt sobre como colocar os sensores e as fans. Ter um visor como o Coolermaster Aerogate II
tb tras essas cenas de sensores e tudo mais? com o artigo consigo montar isso na boa? :?

Cumps.
x1c0
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Quinta Jul 22, 2004 12:08

1ª - tens que ter em conta que todo o ar que entra tem que sair aproximadamente na mesma quantidade, daí há que ter +/- o mesmo nº de CFM's ou m3/h de ar (conforme a unidade) a sair e a entrar no sistema. Já que a superflower que queres adquirir (ou já adquiriste, nao sei :P ) tem slots para 2 fans de 80mm á frente, 1 de 80mm em cima e 1 de 120mm ou 2 de 80mm atrás, há que balancear +/- a quantidade de ar a entrar e a sair neste sistema. Aconselho 2 S4 de intake na frente (as mais potentes mas mais barulhentas, o que facilmente controlas com o controlador), uma S4 de outake em cima (nao convem tê-la sempre ao máximo, porque acabará por te tirar algum do ar que é dirigido ás partes essenciais do sistema - cpu, gráfica, motherboard - e esta fan serve somente para tirar o ar quente que ascende para aquela zona e aumenta a temp ambiente da caixa) e uma SX2 de 120mm atrás (que é perfeitamente capaz de extrair toda a quantidade de ar puxada pelas S4 na frente :)

2ª - eheh... é tao fácil que nem vais precisar de olhar para o manual do aerogate2 duas vezes. Nem vais precisar do artigo... :wink:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor x1c0 » Quinta Jul 22, 2004 15:23

Ok, em relação ao qual modelo escolher já compreendi +/- como funciona.(a caixa ainda n comprei, é pena n venderem aquele modelo sem fans :( )

Hoje fui a uma loja de informática e estive á procura de controladores, para ter uma ideia, e o vendedor disse-me que se não quiser gastar mt dinheiro, podia ligar as fontes todas em SÉRIE á fonte, assim já não precisava de controlador. :?

O que achas?(está certo que as fontes vão estar sempre no máximo, mas tb como sao noisebloker, não hão-de fazer assim tanto barulho :? e assim para o topo escolhia uma S2 e o resto mantinha)

Cumps.
x1c0
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Quinta Jul 22, 2004 22:16

Isso já é ctg, nao me fiava muito nesse soluçao precisamente pela nao capacidade de controlar as fans... :roll: Acho que é preferível o controlador mesmo... :roll:
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor adg » Domingo Jul 25, 2004 12:17

Surgiu-me mais um problema.....

O Socket da minha board é o Socket A para AMD AthlonXP/Athlon/Duron

na pagina da zalman so ensina a montar para AMD Socket 462/754/939/940!
Da pa montar este cooler no meu socket :?: :?:
Como Instalar

Ja comprei o material menos o cooler....

:arrow: 2as - noiseblocker S4 80mm
:arrow: 1a - noiseblocker SX2 120mm
:arrow: Controladora: COOLERMASTER AEROGATE II BLACK

Comprei td na AquaPC
adg
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 12:53

Mensagempor Speed Dragon » Domingo Jul 25, 2004 13:15

Socket A = Socket 462
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor adg » Domingo Jul 25, 2004 13:22

Speed Dragon Escreveu:Socket A = Socket 462

ok... n sabia.... tb achava estranho que não desse...
Tipo no manual sempre referem como socket A!
Mas obrigado pela ajuda :twisted:

Só mais uma coisita....
ao substituir de cooler convem por novamente pasta termica....
Neste caso vou por Artic Silver 5!
Mas qual a melhor maneira de limpar o processador antes de colocar novamente a pasta?
Ja vi por ai uns produtos de limpeza... o que voces aconcelham :?:
adg
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor **!!_YaKuZa_!!** » Domingo Jul 25, 2004 13:40

Acetona!

[]'s
Imagem
**!!_YaKuZa_!!**
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Mai 17, 2004 21:01

Mensagempor adg » Domingo Jul 25, 2004 13:50

**!!_YaKuZa_!!** Escreveu:Acetona!

[]'s

simplesmente acetona!? tipo ja vi ai cenas bem caras pa limpar isto...
e acetona serve...
bem acabaram de me poupar uns largos €!

tipo pa kem n tiver acetona
2as partes de alcool e 1a de eter = acetona ;)
adg
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Lycan » Domingo Jul 25, 2004 23:42

acetona serve na perfeição...aliás, este produto até é sugerido por alguns fabricantes de dissipadores.
.Opteron 165@2.8Ghz / Abit AN8 Ultra / Aerocool II+SE - 550W
.WaterCooling
.2x512 TCCD
.GeCube X850XT@PE
.TFT Samsung 226BW
.2x80Gb Hitachi Sata II raid0 + WD Caviar 120Gb Sata + Hitachi 320Gb externo
Lycan
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Fev 11, 2004 18:35

Mensagempor adg » Segunda Jul 26, 2004 11:45

Bem, o resto do material deve chegar na 4a feira....
Dpx de tudo montado posto aki umas pics para o ppl ver ;)
Obrigado por toda a ajuda :!:
adg
Membro de Prata
Membro de Prata

Anterior

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante