Rede de 2 computadores - Uso de Router, Switch

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rede de 2 computadores - Uso de Router, Switch

Mensagempor Jorge_C » Sábado Dez 22, 2007 6:22

Neste meu post aproveito para agradecer o trabalho que vejo desenvolvido neste Forum. Tenho aprendido muita coisa com o que escrevem.
Nunca tinha lido nada acerca de Routers. Agora que tenho lido, surgem várias dúvidas, mas para já gostaria que me ajudassem no seguinte:
Sempre usei um switch ao qual se ligavam 2 computadores (um deles ligava directamente à internet por meio de um modem USB) e ambos tinham assim acesso à net e partilhavam ficheiros.
Agora que tenho um Modem/Router Ethernet, venho perguntar acerca da melhor opção para continuar a ter acesso à internet nos dois computadores (sendo que os dois têm uma placa de rede e não podem ter mais nenhuma) e continuar a poder partilhar ficheiros entre eles.
Ligar o Modem/Router ao Switch e, por sua vez, ligar os 2 computadores ao Switch?
Não usar o Switch? Comprar um cabo de 12 metros para conseguir ligar os dois computadores directamente ao Modem/Router?
Em qualquer das hipóteses quais serão as configurações necessárias?
Haverá outra hipótese melhor?

Desde já agradeço a vossa ajuda.
Jorge_C
Novato
Novato

Registado: Sábado Dez 22, 2007 6:12

Mensagempor Clive » Sábado Dez 22, 2007 7:52

sendo esse modem, router também, não vejo qual a necessidade ou sequer vantagem de enfiar um switch pelo meio.
A resposta parece-me óbvia, afinal de contas se compraste um router parte-se do principio que seria para ligar lá os computadores directamente, caso assim não fosse poderias muito bem ter comprado apenas o modem Ethernet, poupado assim uns trocos.

Penso ter sido claro...
Clive
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 25, 2007 21:26

Mensagempor Mercy_PT » Sábado Dez 22, 2007 9:59

Aquilo que o Clive diz esta correcto, ou seja, não fará em principio grande sentido colocares um switch no meio das ligacoes.

O proprio router inclui um switch e dará para ligar os teus 2 pc's. Só não percebi bem a questao do cabo de 12 metros. Não tens hipotese de colocar o router no mesmo sitio que tens agora o switch? se houver ligacao telefonica perto fica resolvido, evitando assim teres que trocar os cabos de rede instalados.

De qualquer forma uma dica extra. Um cabo de telefone de 15m é bem mais barato que 15m de cabo de rede.

Fiquem bem....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Jorge_C » Sábado Dez 22, 2007 11:04

Tenho este novo modem (modem/router) porque foi o que o ISP me providenciou ao contratar o serviço de internet.
Falei na hipótese de ligar o Modem/Router ao Switch e, por sua vez, ligar os 2 (ou mais) computadores ao Switch, porque foi uma situação que vi em tutoriais de redes informáticas.
Obrigado pela ajuda.
Li que não se deve usar um cabo de telefone diferente do que vem com o modem. Se não há problema em usar outro, óptimo.
Colocarei o Modem onde tinha o Switch e comprarei um cabo de telefone suficientemente grande.
E quanto às configurações necessárias?
Obrigado.
Jorge_C
Novato
Novato

Registado: Sábado Dez 22, 2007 6:12

Mensagempor Clive » Sábado Dez 22, 2007 12:24

Li que não se deve usar um cabo de telefone diferente do que vem com o modem

Não acredites em tudo o que lês, é provável que haja diferenças de qualidade de cabo para cabo, mas não é caso para chegar ao extremo de não usar mais nenhum sem ser aquele fornecido.
Clive
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 25, 2007 21:26

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes