Overclock A64 X2 3800+

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Utilizador_comp » Sexta Dez 28, 2007 22:01

O facto de o pc empancar, por vezes, ao iniciar naquela parte ao ligar onde podemos aceder à bios é um sinal de instabilidade? É que me acontece isso quando passo dos 2.54GHz.
Já agora, instalei o Everest Ultimate Edition em vez do Home e já consigo saber as temperaturas do cpu. A correr o Orthos chegam aos 60-62º, senao andam pelos 47-50º. Quais são as temperaturas máximas de estabilidade?

Cumps.
Utilizador_comp
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Dez 21, 2007 12:55

Mensagempor HidEaL » Sexta Dez 28, 2007 22:24

Se calhar o facto de o pc empancar (seja onde for) não é grande sinal de estabilidade... Não? :P :wink:

Para ver se te posso / podemos ajudar melhor: O que é que fizeste até agora?

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Utilizador_comp » Sábado Dez 29, 2007 11:51

HidEaL Escreveu:Se calhar o facto de o pc empancar (seja onde for) não é grande sinal de estabilidade... Não? :P :wink:

Para ver se te posso / podemos ajudar melhor: O que é que fizeste até agora?

Cumps.

Apenas fui aumentando a "CPU Frequency"(por defeito tava nos 200, agora ta nos 215) na BIOS, fui verificando a temperatura do processador e se empancava ao iniciar e, para já, só consegui ir até aos 2,58GHz(com estabilidade).
Utilizador_comp
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Utilizador_comp » Sábado Dez 29, 2007 12:13

Talvez nao valha a pena continuar a testar até onde pode ir o processador porque com este cooler(o que veio com o processador) não vou lá, visto que no tutorial em portugues sobre overclock a Athlon 64 recomendam não passar dos 50º em full load, e eu sem overclock passo isso.
Utilizador_comp
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Sábado Dez 29, 2007 15:39

Ok, aumentaste a CPU frequency... Até aqui tudo bem. Preocupaste-te em mudar a frequência das memórias para um valor mais baixo, para que a sua velocidade não aumente a par da do processador? Desactivaste o Cool n' Quiet? Desactivaste o CPU Spread Spectrum? :roll: Se não fizeste pelo menos os 2 primeiros, meu amigo tens de ler mais... Bem mais. Depois será possível que mesmo assim tenhas de mexer em voltagens... E já agora, dar uma olhadela nas voltagens não seria má ideia (nem sei que fonte estás a usar nem qual o teu sistema completo..)

Isto tudo para além das temperaturas que referiste, e bem. O meu X2 3800+ está neste momento abaixo de 30ºC (26ºC / 28ºC), e está a 3GHz. Apenas para que te sirva de comparação... Quanto ás temperaturas o que podes fazer para já é colocares pasta térmica como deve ser (o stock cooler da AMD até é porreiro), assegurares-te que tens uma circulação de ar decente na caixa e que nada te obstrui o fluxo de ar (cabos por exemplo), e limpar o pó...

Enfim como podes ver existem muitos factores possíveis de tratar ainda antes da troca de cooler. Faz lá isso e conta os resultados depois... :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor Utilizador_comp » Sábado Dez 29, 2007 17:05

Ok, parece que tenho mesmo de ler mais qualquer coisita. Neste momento(com 2.58GHz, o máximo que consegui com estabilidade) a voltagem está boa, anda pelos 1.2V, apenas oscila ligeiramente. Tou a usar uma Antec Smartpower 400w e a board é uma Asus M2N-E. A caixa é boa e tenho uma fan atrás a tirar ar cá pra fora.
Utilizador_comp
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Domingo Dez 30, 2007 0:29

Isso está bom para o default (se tiveres um Brisbane ou um X2 3800+ EE). Mas não é por aí... Não sei se estou a simplificar-te demasiado a coisa, mas sabes que chega a um ponto em que tens de aumentar o vcore para obter estabilidade. Mas antes disso, exclui os outros factores, principalmente o divisor das memórias e o multiplicador do HT.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor Utilizador_comp » Segunda Dez 31, 2007 10:33

Já estou a compreender bem melhor isto do overclock(ao processador), mas tenho ainda uma dúvida. Até onde é seguro ir com a voltagem?
P.S.: HidEaL, já fiz essas coisas todas, menos a aplicação da pasta térmica que o processador está mesmo a precisar(penso que permitirá diminuir significativamente a temp), mas neste momento não tenho e ainda não tive tempo para ir comprar.

Cumps.
Utilizador_comp
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Segunda Dez 31, 2007 14:21

Até onde é seguro ir com a voltagem... Tem em conta isto (em www.cooling.pt.vu):

# Quanto mais depressa um semicondutor trabalha, menos tempo têm os sinais para atingir os seus estados “0” ou “1”, aumentando a probabilidade de erros.
# Quanto maior a voltagem aplicada ao semicondutor, mais facilmente os sinais chegam aos seus estados “0” ou “1” no intervalo de tempo exigido.
# Quanto maior a voltagem aplicada ao semicondutor, mais quente ele trabalha.
# Quanto mais quente um semicondutor trabalha, menor é a frequência que ele consegue alcançar sem incorrer em erros.

Trocando por miúdos: A dada altura do aumento de velocidade, é necessário aumentar a voltagem para conferir estabilidade, o que aumenta a temperatura. Logo, ao aumentares a voltagem, vais aumentando no menor incremento possível, até teres estabilidade, para que não aumente muito a temperatura.
Podes então aumentar até onde a board te deixar, desde que tenhas confiança no sistema de arrefecimento que tens. Mas isto para descobrires o "máximo" que consegues espremer do teu processador. Para uso do dia a dia, quanto mais próxima a voltagem estiver do default, melhor.

Não sei se fui muito confuso, mas qualquer coisa diz.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor Utilizador_comp » Segunda Dez 31, 2007 17:34

Obrigado pelos esclarecimentos ;)
Eu por acaso baixei a voltagem para uma inferior à default(era superior a 1.3V). Também já apliquei pasta térmica, mas as temps estão iguais(passam os 40ºC em idle sem overclock).
Utilizador_comp
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Utilizador_comp » Segunda Dez 31, 2007 18:32

Voltei a por a voltagem em auto e ela quase chega aos 1.4V e a temperatura a 50ºC em idle! 8O Vou por a voltagem em 1.2, o sistema fica estável e a temperatura em idle vai pros 40ºC.
Já agora, se é aconselhável manter as voltagens perto da default, quer dizer que ao aumentar-mos o HTT, o sistema vai ficar instável, temos de aumentar a voltagem, mas não podemos deixar assim para uso diário. Então não podemos deixar as configurações do overclock?(desculpa lá se a pergunta for um bocado estúpida)
Utilizador_comp
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor X-Ray » Segunda Dez 31, 2007 19:14

Utilizador_comp Escreveu:
Red_bulls Escreveu:mas isso é bruto erro do everst, a mim ja me apareceu "-2" era exelente..
talvez com o speedfan seja melhor...

Tentei com o speedfan e deu-me 0ºC :( Desisto...

Também quero um desses :D

Bom Ano :yupi:
AMD Athlon XP 2800+
ASRock K7S8X v3
1GB SiliconPwr
LC POWER SILENT GIANT V2.0 550w GREEN POWER
XPERTVISION 7600 GT 256 MB GDDR3 AGP
Monitor Asus VW193S 19´
LG DVDRW Lightscribe GSA-H12L
2xSeagate 120 +160 GB
Creative Audigy 2 NX
Logitech Z-5500
X-Ray
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Out 25, 2006 18:47

Mensagempor HidEaL » Terça Jan 01, 2008 19:11

Utilizador_comp Escreveu:Voltei a por a voltagem em auto e ela quase chega aos 1.4V e a temperatura a 50ºC em idle! 8O Vou por a voltagem em 1.2, o sistema fica estável e a temperatura em idle vai pros 40ºC.
Já agora, se é aconselhável manter as voltagens perto da default, quer dizer que ao aumentar-mos o HTT, o sistema vai ficar instável, temos de aumentar a voltagem, mas não podemos deixar assim para uso diário. Então não podemos deixar as configurações do overclock?(desculpa lá se a pergunta for um bocado estúpida)

A pergunta não é estúpida, mas se pensasses um bocado chegavas lá... De qualquer maneira, o que quero dizer basicamente é para não usares 1.7v (exemplo de voltagem que considero alta, e algumas boards para A64 nem conseguem "fornecer" tal valor, a maioria corta aos 1.55v, que também é a dar pró alto) para um setting que uses no dia-a-dia. Mas desde que controles as temperaturas, de certeza que consegues arranjar um compromisso htt / vcore razoável.

Portanto... Toca a melhorar o cooling.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor Utilizador_comp » Terça Jan 01, 2008 20:13

Obrigadão HidEaL, mais uma vez ;)
Já agora, alguém sabe onde posso encontrar coolers usados? Já tive a ver reviews e ouvi falar bem do Arctic Cooling Freezer 64 PRO.

Cumps.
Utilizador_comp
Membro de Prata
Membro de Prata

Anterior

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes