Linux Ubuntu:quando reinicia o PC volta tudo ao princípio

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Nuno Baptista » Terça Jan 01, 2008 20:56

Quando crio a partição,aparece a partição e quando tento fazer o passo seguinte aparece uma caixa de diálogo a dizer:Sem sistema de ficheiros raíz
Por favor,corrija esta situação a partir do menu de particionamento.
Agora qual é o menu de particionamento e como defino o sistema de raiz?
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Ago 18, 2005 17:53

Mensagempor ig37055 » Terça Jan 01, 2008 21:15

Nuno Baptista Escreveu:Quando crio a partição,aparece a partição e quando tento fazer o passo seguinte aparece uma caixa de diálogo a dizer:Sem sistema de ficheiros raíz
Por favor,corrija esta situação a partir do menu de particionamento.
Agora qual é o menu de particionamento e como defino o sistema de raiz?

Quando escolhes o sistema de ficheiros da partição na caixa abaixo escreve um /
LG LW65 Express with Ubuntu 7.10

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Chuck_norris
ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 02, 2004 21:44

Mensagempor Nuno Baptista » Terça Jan 01, 2008 23:03

Tenho dois discos,um Samsung com duas partições a C e a D e onde está instalado o Windows(C) e um Seagate G: e fiz a partição e instalei o Ubuntu no G: ; mas continua a correr o Ubuntu apenas no Live CD .Será que tenho que fazer uma partição e instalar o Ubuntu em C: ? Como faço para formatar o disco G: depois,para apagar de lá o Ubuntu?Tenho que ir ao DOS,e fazer o comando Format G ?
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 01, 2008 23:58

se instalas-te o ubuntu em G tens de configurar a bios para arrancar pelo disco D e nao pelo outro.. caso contrario estás a arrancar pelo boot manager do windows XP e nao pelo grup (boot manager que o ubuntu usa).

nao te preocupes que o grub fai ter a opçao de escolha para arrancar pelo windows xp à mesma, nao tens de alterar a bios sempre que quiseres trocar de SO.

já agora, convem tirar o cd da drive depois da instalaçao terminar.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Nuno Baptista » Quarta Jan 02, 2008 0:34

Bad_Cop Escreveu:se instalas-te o ubuntu em G tens de configurar a bios para arrancar pelo disco D e nao pelo outro.. caso contrario estás a arrancar pelo boot manager do windows XP e nao pelo grup (boot manager que o ubuntu usa).

Na Bios só me aparece o Samsung e o Seagate,não vejo lá nenhuma partição C: ou D:,só o disco completo,o Samsung!
Já agora,no meu computador já não consigo ver o disco G:, o que se terá passado?Configurei a Bios para arrancar pelo Seagate G: mas não consigo entrar no uUbuntu!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nuno Baptista » Quarta Jan 02, 2008 0:46

Nuno Baptista Escreveu:
Bad_Cop Escreveu:se instalas-te o ubuntu em G tens de configurar a bios para arrancar pelo disco D e nao pelo outro.. caso contrario estás a arrancar pelo boot manager do windows XP e nao pelo grup (boot manager que o ubuntu usa).

Configurei a Bios para arrancar pelo Seagate G: mas não consigo entrar no uUbuntu!

Aliás não estava gravada,a opção,mas agora que gravei a opção para arrancar pelo disco G: dá um erro no início e não entra no sistema!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Jan 02, 2008 3:44

indo por partes..

sim, na bios vês apenas as drives fisicas e nao as virtuais. uma partiçao é uma unidade virtual criada na drive fisica. como tens 3 partiçoes em duas drives fisicas, tens as 2 drives fisicas listadas.

é normal que nao vejas o disco g a partir do windows. o windows nao reconhece o sistema de ficheiros ext3 em que está criada a partição do linux. se isso interessar, podes instalar uns drivers para que a partiçao seja reconhecida.

se calhar fui demasiado impulsivo no tópico anterior. na configuraçao anterior, boot através do samsung, aparece-te o grub? ou o windows inicia "normalmente"?

na configuraçao actual, boot através do samsung, que erro dá?
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor pmasteral » Quarta Jan 02, 2008 4:49

Bad_Cop, por curiosidade, não tens drivers que permitam fazer o contrário? A partir do Linux ter acesso aos dados no disco onde tem o XP? (eu uso dois discos distintos, para cada um dos SO's).
Abraço!
pmasteral
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 13, 2007 17:44

Mensagempor Nuno Baptista » Quarta Jan 02, 2008 9:50

Bad_Cop Escreveu:indo por partes..

se calhar fui demasiado impulsivo no tópico anterior. na configuraçao anterior, boot através do samsung, aparece-te o grub? ou o windows inicia "normalmente"?

na configuraçao actual, boot através do samsung, que erro dá?

Na configuração habitual,boot através do Samsung,o sistema entra normalmente em Windows,aparecem 1º as duas opções,Win ou Linux!Boot através do Seagate,onde está instalado o Linux,aparece o erro"GRUBLoadingstage1.5ReadError"
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nuno Baptista » Quarta Jan 02, 2008 10:04

Também já instalei os drivers do Linux para reconhecer o disco,mas continua a não reconhecer.Nas instruções diz que deve ser através do Painel de Controle,mas como?
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Jan 02, 2008 14:32

pmasteral, isso existe. a maneira mais facil é instalares um pacote que tem o nome parecido com "ubuntu gnome restricted essentials" que basicamente instala tudo o que é restrito e essencial (leitores de mp3, drivers ntfs, etc..). tambem podes instalar só um pacote mas para isso tens de googlar que eu nao sei o nome.

Nuno Baptista, dizes que com a configuraçao habitual aparecem duas opçoes, linux ou windows. o que acontece se escolheres linux?

quando no boot através do seagate, aparece algum numero do erro? erros number XX?

em relação aos drivers que te dei tens de ir ao painel de controlo, aparece lá um icone dos drivers. é só configurar.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno Baptista » Quarta Jan 02, 2008 14:56

Bad_Cop Escreveu:
Nuno Baptista, dizes que com a configuraçao habitual aparecem duas opçoes, linux ou windows. o que acontece se escolheres linux?

quando no boot através do seagate, aparece algum numero do erro? erros number XX?

Quando arranco através do Seagate,nem aparece a opção Linux ou Windows.Dá logo o erro que referi em cima"Grub Loadingstage1.5Read Error"
De qualquer forma,vou tentar "sacar"o Ubuntu através da Nte ou então vou tentar instalar o Suse 110.3 embora me digam que o Suse necessita mais conhecimentos para trabalhar!
Obrigado,Bad Cop,pela ajuda,mas depois de ter passado umas horas á volta da instalação do LIVE CD cheguei á conclusão que é melhior tentar outra via!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor ig37055 » Quarta Jan 02, 2008 15:45

LG LW65 Express with Ubuntu 7.10

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Chuck_norris
ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 02, 2004 21:44

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Jan 02, 2008 16:26

é assim, acho que o teu problema não tem a ver com o facto do live cd. o live cd é a maneira mais facil de instalar ubuntu e se tiveres a ultima versao (7.10) é mesmo facilimo, tudo out of the box.

os problemas que tives-te inicialmente foram causados, acima de tudo, por falta de conhecimentos sobre um tema que é essencial para qualquer sistema operativo, que são as partiçoes e os discos rigidos.

qualquer outra via que tentes e qualquer outra distro que experimentes te vai dar, pelo menos, os mesmos problemas.

das duas perguntas que te fiz, tambem nao respondes-te a nenhuma e isso era determinante para te ajudar. antes de partires para outra opçao convinha esclareceres essas duvidas e perceberes o porque do erro, caso contrario podes continuar com o mesmo problema e daqui a uns dias desistes de instalar linux porque "é muito complicado" quando na realidade é bastante simples.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno Baptista » Quarta Jan 02, 2008 20:00

Terminei de instalar o Open Suse 10.3. 8)
Felizmente correu tudo bem,com a ajuda dos tutoriais da Internet!
De momento fiquei com dois sistemas operativos,o Win XP e o Suse.O Suse vem com muitos programas.Ainda tentei instalar o Suse no disco G: mas não foi possível.É bastante parecido com o Ubuntu,mas até ao momento,prefiro o Suse!Apenas na instalação de periféricos,como impressoras,o Ubuntu é muito mais simples.Enfim,não se pode ter tudo... :wink:
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes