por Kayn » Segunda Dez 31, 2007 21:51
Ser marca sony vaio, a nivel de componentes, nao lhe confere nada de especial em relação as outras marcas (hp, asus, etc). Afinal, basta pensar um bocado, o processador é da mesma marca, a grafica é da mesma marca, etc.
o portatil nao é mau, desde que nao seja pra jogos. Com uma intel como placa grafica nao vais muito longe neste ponto. Mas da perfeitamente pro resto do gasto tipo, net, office, etc. E ainda por cima esse tamanho começa a traduzir o verdadeiro sentido de portatil e nao de transportavel.
O efeito "carroça" que notas, deve-se muito provavelmente a placa grafica.
Como tens a versao business do vista, deves ter o famoso Aero activado. Isto é altamente a nivel de efeitos graficos nas janelas e afins (ou nao, quem conhece o Compiz Fusion do linux até se ri). A M$ achou boa ideia puxar pela grafica para fazer isto mas as graficas intel nao estão exactamente a altura, servindo o proposito apenas de "por imagem" no ecra. O resultado é o que tu tens a frente.
Tens 2 boas soluções imediatas:
- desactiva o Aero. é uma configuracao de visualizacao do vista. Notas logo grande diferença.
- instala o windows Xp. Espero que a Sony tenha bom suporte de drivers para XP no teu portatil (o meu Asus V1S NAO tem e é um drama)
Na tua situação, eu instalava o XP. Por tudo.
O vista, entre muita outra coisa, tambem tem o pessimo habito de consumir bastante memoria, e acima de tudo, está sempre a ler/escrever no disco. Apesar de eu ja ter tentado de tudo pra reduzir isto, foi relativamente inutil. Enerva-me imenso e tenho a certeza que o tempo de vida do disco reduz consideravelmente a longo prazo com tanto uso. Ainda por cima aparentemente inutil, porque por mais que tente ainda nao consegui perceber o que é que ele esta a fazer que justifique.