Vaio VGN-TZ21MN/N - Carroça???

Mensagens especificas sobre portáteis Sony

Moderadores: Administradores, Moderadores

Vaio VGN-TZ21MN/N - Carroça???

Mensagempor serrano » Segunda Dez 31, 2007 11:30

Bom dia.

Ontem adquiri este "brinquedo" para a minha filha.
Gostou muito, pequenino, jeitozinho, bonito...
Mas pelo primeiro contacto que tive, tanto com os Vaio como com o Vista, aquilo é uma autêntica carroça. Pessoalmente fiquei desiludido, a ponto de pensar que se fosse para mim, ia já de volta.

Diga-me quem sabe: é do Vaio? É do Vista Business? Ou é o conjunto?

Agradeço algumas dicas que possam melhorar o "brinquedo".

Deixo aqui o link das características:

http://vaio.sony.pt/view/ShowProduct.action?product=VGN-TZ21MN%2FN&site=voe_pt_PT_cons&category=VN+TZ+Series

Bom Ano.
Bons bytes,

José Ribeiro
serrano
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Out 26, 2004 20:11

Mensagempor PGSR » Segunda Dez 31, 2007 14:23

Boas
para são as memórias pois esse portátil só veio com 1Gb de memória e para o vista isso é pouco....2Gb penso que será o minimo.....espero ter ajudado

Bom Ano
->NOX CoolBay 25
->WD 320Gb
->Lc Power Giant Silent 550W
->Teamgroup 2Gb 800mhz@750mhz 3-4-4-12
->Intel Core 2 Duo E4400 2.0 @ 3.0Hz
->Gigabyte GA-P35C-DS3R
->HD2900Pro @ XT (800/1000)
->SyncMaster 206BW
->Cooler Scythe Ninja Plus Rev. B
PGSR
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 30, 2007 19:06

Mensagempor 6600LIVE! » Segunda Dez 31, 2007 19:55

Eu tenho o FZ11Z, com Vista Home Premium. E verdade, isto tem 2GB, mas o VISTA é um papão de recursos. Faz como eu... instalas em dual boot o WinXP, fica logo outro. Eu quando quero ser rapido inicio pelo XP. Muito, mas muito mais rapido!!! O Vista é muito lento mesmo. Tambem fiquei desiludido quando comprei, no verão esta máquina. Mas agora ja tou mais satisfeito.. xD
AMD Atlhon 64 3800+ X2 - DFI LP UT Sli DR Expert - X800GTO 256mb - LC SuperSilent 550w - Twinmos 1024mb Dual Channel - Theater 550PRO TV ---- Sony Vaio FZ11Z
6600LIVE!
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Fev 28, 2005 20:00

Mensagempor asturmas » Segunda Dez 31, 2007 20:18

Vista em portateis deste tamanho é um crime.. XP nisso
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Kayn » Segunda Dez 31, 2007 21:51

Ser marca sony vaio, a nivel de componentes, nao lhe confere nada de especial em relação as outras marcas (hp, asus, etc). Afinal, basta pensar um bocado, o processador é da mesma marca, a grafica é da mesma marca, etc.

o portatil nao é mau, desde que nao seja pra jogos. Com uma intel como placa grafica nao vais muito longe neste ponto. Mas da perfeitamente pro resto do gasto tipo, net, office, etc. E ainda por cima esse tamanho começa a traduzir o verdadeiro sentido de portatil e nao de transportavel.

O efeito "carroça" que notas, deve-se muito provavelmente a placa grafica.
Como tens a versao business do vista, deves ter o famoso Aero activado. Isto é altamente a nivel de efeitos graficos nas janelas e afins (ou nao, quem conhece o Compiz Fusion do linux até se ri). A M$ achou boa ideia puxar pela grafica para fazer isto mas as graficas intel nao estão exactamente a altura, servindo o proposito apenas de "por imagem" no ecra. O resultado é o que tu tens a frente.

Tens 2 boas soluções imediatas:

- desactiva o Aero. é uma configuracao de visualizacao do vista. Notas logo grande diferença.

- instala o windows Xp. Espero que a Sony tenha bom suporte de drivers para XP no teu portatil (o meu Asus V1S NAO tem e é um drama)

Na tua situação, eu instalava o XP. Por tudo.
O vista, entre muita outra coisa, tambem tem o pessimo habito de consumir bastante memoria, e acima de tudo, está sempre a ler/escrever no disco. Apesar de eu ja ter tentado de tudo pra reduzir isto, foi relativamente inutil. Enerva-me imenso e tenho a certeza que o tempo de vida do disco reduz consideravelmente a longo prazo com tanto uso. Ainda por cima aparentemente inutil, porque por mais que tente ainda nao consegui perceber o que é que ele esta a fazer que justifique.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor 6600LIVE! » Segunda Dez 31, 2007 23:33

o meu tem uma 8400gt e tb se arrasta. Mas no XP ja fica impec!!!

Eu segui um tutorial no forum da propria sony para instalar e configurar o XP. Procura lá, a ver se ha alguma coisa po teu vaio
AMD Atlhon 64 3800+ X2 - DFI LP UT Sli DR Expert - X800GTO 256mb - LC SuperSilent 550w - Twinmos 1024mb Dual Channel - Theater 550PRO TV ---- Sony Vaio FZ11Z
6600LIVE!
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Fev 28, 2005 20:00

Mensagempor OldNiquel » Terça Jan 01, 2008 3:38

Preparei um desses há coisa de um mês. Parecia um caracol. Aquilo até metia impressão. Mas o utilizador lá foi todo contente com o seu portátil levezinho e com o ultra recente vista.
E como o cliente tem sempre razão...

:mrgreen:
OldNiquel
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Ago 20, 2007 11:02

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 01, 2008 3:57

já à muito tempo que não via um post do Kayn, sempre em grande :)

em acrescento ao que o Kayn disse, convem lembrares-te que apesar de teres 1 giga de ram a placa gráfica te está a consumir parte dessa memoria, provavelmente 256mb. Isso deixa-te 768mb disponiveis o que é pouco para o vista. ainda para mais o portatil apenas tem um dimm de memoria, o que reduz ainda significativamente a performance do sistema porque nao aproveitas o dual channel. eu, e isto é apenas uma opinião pessoal, compraria outro dimm de 1024 para estar mais à vontade no vista. penso que esse processador está muito limitado pela falta de dual channel, mesmo para windows xp.

é claro que andes de comprar o que quer que seja, convem tentares o que te disseram em cima (se a tua filha estiver disposta a largar o aero ou o vista).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor serrano » Quarta Jan 02, 2008 9:19

Bom dia.
Obrigado pelas dicas.
O "brinquedo" é mais para trabalho (faculdade), daí a escolha do tamanho.
Vamos ver como se porta nessa área e depois logo se vê qual a opção, dependendo sempre da vontade da dona, pois é ela que vai usar, não eu.

Obrigado e Bom Ano.
Bons bytes,

José Ribeiro
serrano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Mercy_PT » Quarta Jan 02, 2008 16:10

Kayn Escreveu:
- desactiva o Aero. é uma configuracao de visualizacao do vista. Notas logo grande diferença.

E tá feito....

a não ser que ainda seja possível devolver esse e comprar um com 2gb de RAM se o eye-candy do vista for mesmo imperativo.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor 6r4ff3r » Quarta Jan 02, 2008 16:27

O Vista tem a mania de comer muita memória com o eye-candy que contém.

E depois as marcas costumam colocar o seu próprio software, do qual uma parte é útil (backups, gestão de bateria e afins), enquanto que a outra parte é perfeitamente dispensável e só está lá a estorvar.
Sony Vaio VGN-NS11Z
6r4ff3r
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Nov 02, 2005 16:06

Mensagempor expresso » Terça Jan 22, 2008 14:17

Ora viva,

Estou neste momento prestes a comprar um Vaio TZ11XN ( já com os 2GB de RAM) pelo que interessa-me este tópico.

A sony tem disponível todo o suporte necessário para fazer o downgrade do Vista para o XP ?? Ou irei perder funcionalidades do Hardware??

Não estou à espera de super-performances, e o que preciso é mesmo de portabilidade extrema. Daí ter vendido o meu Asus W3 (14p - 1.8dual core) porque apesar de rápido, era pouco "portátil" !!

Cumprimentos,
Paulo Silva
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 15, 2004 21:03

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Jan 22, 2008 15:35

Vai ao site e verifica ... á partida nao deve ter.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor expresso » Quinta Jan 24, 2008 18:00

Já lá fui, e de facto existe suporte.
Também já aqui tenho a máquina e estou neste momento a fazer o downgrade...vamos lá a ver se fica tudo bem!

Com o Vista....Jesus, estava mesmo uma carroça, e eu quando ouvia esse boato pensava que era exagero!! Depois é erros atrás de erros....

Até estava com vontade de usar o vista para experimentar e ver se me habituava, mas depois de um dia inteiro a aturar erros e coisinhas parvas, fartei-me :roll:
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 15, 2004 21:03

Mensagempor serrano » Sexta Jan 25, 2008 14:20

expresso Escreveu:Já lá fui, e de facto existe suporte.
Também já aqui tenho a máquina e estou neste momento a fazer o downgrade...vamos lá a ver se fica tudo bem!

Com o Vista....Jesus, estava mesmo uma carroça, e eu quando ouvia esse boato pensava que era exagero!! Depois é erros atrás de erros....

Até estava com vontade de usar o vista para experimentar e ver se me habituava, mas depois de um dia inteiro a aturar erros e coisinhas parvas, fartei-me :roll:

Boa tarde.
Boa sorte para o "UPGRADE".
Já agora, se não for muito incómodo, diz como correu e se notas diferenças, pois caso a dona (minha filha) queira, por mim já estava...
Bons bytes,

José Ribeiro
serrano
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Portáteis Sony

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes