AMDista Escreveu:(...) um mac nao tem drivers (...)
erm... podes-te ter expressado mal, mas um mac tem drivers. Ainda um dia destes tive que instalar drivers num Mac...
além disso, salvo erro é na instalação do OS X que dá para escolher se queremos instalar os drivers para umas quantas marcas de impressoras...
Concordo é se disseres que raramente (muitas pessoas chegam a nunca precisar) é necessário instalar drivers externos (devido à arquitectura fechada dos macs em que o que eventualmente podes actualizar/fazer upgrade são peças da Apple e esses drivers já vêm todos integrados no MacOS...)
Aparte disso, e tendo estado na companhia de um macbook por inúmeras vezes nos ultimos 2 anos e tal, concordo que o MacOS é um S.O. simples e fácil de usar, visualmente com efeitos bastante porreiros (principalmente o tiger e o leopard), é um S.O. que com a sua base de unix me parece usar bastante melhor o hardware de que dispõe do que um normal PC com windows, com bastantes vantagens ao nível da segurança (facto que possivelmente podia ser afectado se o MacOS tivesse uma quota maior de utilização e, consequentemente, mais interessados em o afectar), e além disso o design da Apple já se sabe que não costuma defraudar as expectativas.
em termos de contras...
Preços. é tudo caro na Apple. desde o simples carregador para o macbook, a adaptadores e acabando nos computadores propriamente ditos. Para uma marca que quase só dispõe de peças da própria marca para os seus produtos e cujos computadores têm uma parca expansibilidade, acho que podiam baixar um bocadito os preços. Confesso que não conheço o custo de fabrico de um Mac, mas suspeito que em nada se compare com o preço final de venda ao público e não creio que sejam as lojas quem inflacciona assim tanto o preço de venda... De qualquer das formas, reitero que não conheço os custos de fabrico e, tendo em conta que o material com que são feitos sempre me tem parecido de boa qualidade, posso estar aqui a dizer uma enorme bacorada.
Outro (para mim) contra.. o MacOS é muito simples e fácil de usar e tem funcionalidades muito jeitosas, mas para algumas coisas é demasiado simples e faltam-lhe opções de configuração e primeiro que se consiga desenrascar o que queremos, às vezes é preciso ir para o terminal andar a tentar configurar as coisas como as queremos, e mesmo assim às vezes acaba-se por não se conseguir. E quando é para andar pelo terminal a mexer em ficheiros de sistema ou assim, o MacOS já deixa de ser tão simples quanto isso.
Resumindo, acho que a escolha quanto ao que comprar e que S.O. usar se deve basear naquilo que pretendemos fazer (e claro, na carteira). Por ex., quem pretender passar a vida a jogar os ultimos jogos e quer uma placa gráfica toda XPTO, vai para um normal PC com windows. Quem tiver não tiver um grande orçamento, vai para um normal PC (com windows ou não, isso já depende do uso..). Etc.
Gosto de algumas coisas dos Macs, desgosto de outras. Não morro de amores pelo windows, mas para já, para mim, um PC com windowsXP e uma máquina virtual a correr linux são o mais indicado para o que preciso.
Fica mais uma opinião
Cumps e não se matem nas guerrinhas "o meu S.O. é melhor que o teu".

Desktop: AMD Duron 1GHz, Asus A7A266-E, 1GB DDR 266MHz, Seagate 250Gb 16MB cache 7200rpm IDE, Asus V9560 (Fx5600 128mb), SB Audigy, Logitech X-530, Pioneer dvr-109, e mais umas tretas..
Monitor: HP w2207
Laptop: LW65-P4XP