Corsair MPSU-620HXEU Modular vs. TX750W

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Corsair MPSU-620HXEU Modular vs. TX750W

Mensagempor corsario » Quinta Jan 03, 2008 16:18

Necessito de comprar uma nova fonte de alimentação. Os meus conhecimentos nesta área são um pouco limitados pelo que venho pedir alguma ajuda.

Ora apesar de actualmente ter um AMD64 3000+ e uma Geforce 6600GT PCI-E numa ASUS A8N-SLI Deluxe, a ideia é comprar agora também uma gráfica da serie 8 (Geforce 8xxx) e no futuro, daqui a um ano ou mais, comprar um novo processador multi-core (e obviamente uma nova motherboard). Não pretendo em princípio fazer nada de especial (OC, SLI, etc) nem tenho componentes ou periféricos "gulosos" (um disco 320GB, placa TV, algumas portas firewire e USB, teclado, rato, placa de som onboard, impressora, uma fan auxiliar de prevenção actualmente desligada... nada de neons ).

Do que tenho lido, a Corsair MPSU-620HXEU é tida como uma boa fonte, com boa dissipação e relativamente silenciosa (comparada com a minha fonte actual que nem a marca vislumbro, certamente que será). No entanto vejo que já saiu outro modelo também da Corsair, a TX750W.

Sei que a potência não é tudo e que a amperagem no rail de 12v é importante (a referência que tenho é mínimo de 18A). Verifiquei que a fonte mais recente (TX750W) apenas tem um rail com 60A enquanto que a primeira que referi (620HX) tem três com a amperagem "dividida". Como disse não percebo grande coisa disto pelo que se me pudessem ajudar a compreender melhor quais as vantagens/desvantagens de uma e de outra (e disto dos rails), agradecia. :)
(se não tiverem paciência e tiverem à mão algum link que explique o básico disso sem ser necessário ler toda uma obra literária, agradeço também).

Obviamente que opiniões sobre qual é que compravam tendo em conta o cenário que inicialmente descrevi são bem vindas, assim como outras sugestões de fontes. Ouvi falar bem das LC Arkangel, mas também que a qualidade dos condensadores assim como a eficiência dos mesmos não atinge a da Corsair MPSU-620HXEU ... não me importo de pagar um pouco mais e ter maiores certezas da qualidade, para além que o meu PC não está no sitio ideal em termos de refrigeração - junto a uma parede com uma prateleira a poucos centímetros por cima - pelo que eficiência a temperaturas mais altas no Verão é algo a ter em conta.

Desde já agradeço as respostas e deixo aqui as ligações para as especificações técnicas:
http://www.corsairmicro.com/products/tx.aspx
http://www.corsairmicro.com/products/hx.aspx
corsario
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 03, 2008 16:14

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 03, 2008 16:22

Entre essas duas, a MPSU-620HXEU, mas não acho que nenhuma delas valha a pena a compra. Não precisas de tanto, a Corsair HX-520W já é mais que suficiente, bastante mais...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Diltiazem » Quinta Jan 03, 2008 16:46

Azarael Escreveu:Entre essas duas, a MPSU-620HXEU, mas não acho que nenhuma delas valha a pena a compra. Não precisas de tanto, a Corsair HX-520W já é mais que suficiente, bastante mais...

:x2:

Parece que se generalizou a ideia de que para ter um PC actualmente é preciso ter uma fonte canhão e ser-se accionista da EDP, o que não é verdade, o mais importante é a fonte ter uma construção sólida. Quanto à potência e intensidade de corrente desde que seja superior a 450W, se cumprir a premissa da boa qualidade é suficiente. Apenas para extreme overclockers com sistemas SLi de 3 vias ou CrossfireX se justificam fontes com potências superiores.

Para o comum dos mortais, uma boa fonte com 450-550W chega e ainda sobra para umas brincadeiras de overclock.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor corsario » Quinta Jan 03, 2008 17:08

Para o meu sistema actual sei que é demasiado (mesmo comprando a tal gráfica), no entanto como disse, queria comprar algo que não me fizesse daqui a 1 ou 2 anos ter que comprar uma nova se me apetecer meter um processador dual ou quad-core e mais umas brincadeiras. :)

Tambem estou a optar por uma de maior potência porque pelo que li é "saudável", mais económico e eficiente desta forma, para não puxar tanto pela fonte quando se começar a puxar pelo processador e gráfica (não perdendo assim eficiência pelo calor gerado, etc).

Mas já agora, se tiverem outras sugestões de outras marcas... apenas me virei para este por ver várias discussões e dizerem bem da qualidade das Corsair. :wink:
corsario
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 03, 2008 16:14

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 03, 2008 18:29

Mas não estamos apenas a falar do teu pc actual. É verdade na mesma para a esmagadora maioria dos pcs que se compra hoje em dia. Para te dar uma ideia, um topo de gama (quad core, geforce 8800gts, 3 discos, 2 dvdrw, etc.) se passar dos 350W já é muito.

E se procurares em outros tópicos vês que há utilizadores do fórum com sistemas pesados, que não precisam de nenhuma fonte por aí além.
Por exemplo:
lucky Escreveu:(...) o meu sistema com overclock ao cpu a 3.15Ghz, 2 discos, 1 DVDRW, 5 ventoinhas, bomba água 12v, é suportado sem qualquer problema por uma Seasonic S12 430W.

E a pensar na mesma no futuro não vai haver nenhum salto de consumo. Até tens casos de de uma geração para outra, o consumo energético descer, como é o caso da nova HD3850 em relação à sua antecessora.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Cardosov » Segunda Jan 21, 2008 18:35

Nesse caso talvez te interesse a nova TX650W.
Cardosov
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 21, 2008 17:58

Mensagempor razor2 » Domingo Jan 27, 2008 21:32

Eu punha a modular (HX620) pk apesar de ter menos W chega perfeitamente pa td o que quizeres e é modular permite uma maior arrumaçao em termos de cabos...Eu tenho 1 da corsair a HX520W digo-te tou muito satisfeito montei-a hj 5* so tenho a dzr maravilhas ;)

Cumpz
razor2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 28, 2007 22:32

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Segunda Jan 28, 2008 20:02

Mesmo que se opte por uma fonte potente, tal como essa de 750W, não é isso que vai fazer gastar mais Watt! Se o sistema estiver a gastar imaginemos 350W, bem... so vai gastar isso e não é a fotne que vai aumentar o consumo.
No meu caso optei pela Corsair 620 apenas porque quero uma fonte que nunca mais mê dê problemas. Sei muito bem que não precisava de tanto, mas eu quero é estabilidade e que não me apareçam mais supresas! Espero que seja desta que o meu PC não me dê mais problemas! Estou a 4 meses sem computador! :/
Em principio a minha virá amanha! Vamos a ver! Já era para ter vindo a mais de 2 semanas :?
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes