Problemas na configuração da rede wireless

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problemas na configuração da rede wireless

Mensagempor Fabs » Quinta Jan 03, 2008 9:42

Boa tarde,

Precisava da vossa ajuda para configurar uma rede wireless em minha casa.

Antes de mais devo dizer que já tive a rede a funcionar mas não sei porquê de repente deixou de dar e não a consegui voltar a configurar novamente.
Portanto não é de certeza um problema de cabos, router, etc.

Utilizo um Router Dlink 604T com o respectiva pen wireless para um segundo PC.

No primeiro PC recebo internet via serviço móvel Kanguru, depois ligo a placa de rede ao router por um cabo de rede.

No segundo PC tenho o adaptador wireless que capa a rede wireless mas não tenho acesso à net nesse PC.

Configurações:

No primeiro PC tenho duas ligações, a do kanguru e a ligação àrea local. A do kanguru ponho a partilhar a internet, na área local ponho Ip fixo com as seguintes definições:

Ip: 192.168.1.2
Mascara: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1
DNS: 192.168.1.1

Só consigo ir às definições do router se tiver o IP 192.168.1.X se colocar no IP 192.168.0.X já não consigo abrir a página do router no Internet Explorer.

No segundo PC ponho nas definições da rede wireless:

IP 192.168.1.3
Mascara: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1
DNS: 192.168.1.1

Como disse capta rede wireless mas não acede à net.

Volto a referir que já consegui aceder portanto não é problema de cabos ou router.

Os testes que fiz foram com antivirus e firewall desligados.

Penso que é importante dizer que o meu router tem uma entrada para linha telefónica e 4 entrada/saídas de cabo rj45 (cabo de rede).

Aceito ajudas,

Obrigado
Fabs
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 14, 2004 6:11

Mensagempor alr_tech » Quinta Jan 03, 2008 10:15

boas

1º o serviço de partilha de internet pelo internet share (ICS) do windows apenas funciona se na placa de rede tiver 192.168.0.1. Por isso não recebes net...

para receberes net tb o gateway tem de apontar para este ip.

no router tens de o configurar como AP...
tens de ver no site do fabricante e noutros foruns de como o fazer...
podes desligar a firewall e tudo o que seja referências ao modem adsl interno...
como estás a usar IPs fixos podes desligar o DHCP....

mais uma vez o manual e o site do fabricante/google podem ajudar..
(ou se álguem por aqui já o fez.... :) )

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Fabs » Sexta Jan 04, 2008 8:16

Boas,

Obrigado pela resposta.

Já tem procurar no google e no site da Dlink como por em acess point mas nao encontrei nada.

No entanto reparei nas luzes do modem que a luz que diz ADSL está sempre apagada penso que está luz acende quando ele recebe internet, e do status está sempre a piscar.

Será que o router não está a receber net do portatil? è que ele normalmente deveria receber ne através de linha fixa. exº sapo, tele2, etc.

Cumps
Fabs
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fabs » Sábado Jan 12, 2008 18:30

Ajudas....
Fabs
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pcotter » Sábado Jan 12, 2008 21:46

Ola
Pelo que percebi tu nao usas o router para te ligares a internet mas sim o PC1 com o servico Kanguru, certo?
E partilhas a ligacao internet atraves do pc1, certo?

Se assim é, tens acesso ao painel de configuração do router pelo PC2?

Qual e o ip do router?
"Dum Spiro, Spero"
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 07, 2008 9:26

Mensagempor Fabs » Terça Jan 15, 2008 11:04

Exactamente,

Eu no PC1 ligo-me à net pelo kanguru o router está ligado a este pc apenas pelo cabo de rede com o objectivo de partilhar a net para o segundo PC.

Ainda n tentei aceder à página do router no segundo PC mas amanha já consigo dizer.

O IP do router é 198.162.1.1.

Se colocar Ip's automaticos n consigo aceder à pagina do router em nenhum PC.

Resumindo parece-me que o PC1 n está a enviar net para o router ou então o router n tem a configuração certa para a transmitir para o segundo PC.

Já estou a desesperar....
Fabs
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pcotter » Terça Jan 15, 2008 11:59

Diz qualquer coisa amanha! :wink:
"Dum Spiro, Spero"
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 07, 2008 9:26

Mensagempor Fabs » Terça Jan 15, 2008 15:09

Ok, só uma coisa hoje vou experimentar em casa.

Nas configurações do router ponho protocolo PPoe ou DHCP?

E nas configurações do router existe uma parte que pede user e password (não é o user e pass do login) já é mesmo nas configurações, no entanto ele pede um user com tipo xxxxx@xxx.pt, ou seja, tipo um e-mail mas eu para entrar na area pessoal do kanguru não uso um username com @ nem nada disso. é um user com um nome normal e a respectiva pass. Qual será o user que ponho lá?
Fabs
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Terça Jan 15, 2008 18:29

Boas,
se o teu PC1 é que vai fornecer a net ao resto da tua rede então o teu router não esta a fazer nada ai a não ser fazer passar sinal, como tal deves de desligar qualquer opção de PPPoE ou PPPoA, activar a opção DHCP do router a nível de protocolo na porta WAN e desactivar o DHCP na parte LAN.

Assim terás serviço a ser enviado pelo PC1 e ao mesmo tempo IPs para outras maquinas (o ICS do PC1 trata disso), tens o router a fazer passar o sinal e se tudo correr bem o PC2 deverá navegar através do PC1.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Fabs » Terça Jan 15, 2008 21:54

Boas,

O segundo pc também consegue aceder à página do router.

Relativamente a essas configurações acabei agora de as fazer e fico precisamente na mesma. Com sinal wireless mas sem net.

Não sei mais o que fazer mas acho que o problema está no facto de o PC1 recebo net do kanguru mas depois não a está a distribuir para o router.

O router tem uma vez com o nome "ADSL" sempre apagada e não sei se deveria estar acessa...

Existe alguma maneira de saber se o router está a receber internet?

Cumprimentos,
Fabs
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Quarta Jan 16, 2008 12:11

Boas,

O teu problema so pode estar no ICS do PC1 e fazer passagem de sinal WAN para o router.
faz uma coisa, desactiva o ICS no PC1, faz reset ao router, liga as coisas, activa a internet no PC1 e activa o ICS para que o windows volte a configurar as coisas.

A luz de ADSL no router NUNCA irá acender pq tu NÃO tens acesso ADSL no equipamento, a net chega pelo PC1 atraves de ligação Kaguru logo nunca iras ter sinal ADSL a entrar num equipamento que não esta ligado a rede telefone.

Já agora uma pergunta, o router tem alguma porta WAN por rj-45?

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Fabs » Quarta Jan 16, 2008 13:22

Para desactivar o ICS é só desactivar a partilha de net certo?

O router é o dlink 604t, tem uma rj11 (linha telefonica) e 4 rj45 mas n sei se são wan...
Fabs
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Quarta Jan 16, 2008 15:48

Boas,
sim o ICS é so desactivar a partilha de net no PC1

no caso do teu modem/router, visto que a WAN é rj-11, o funcionamento do teu router será somente de HUB/AP, dai teres de desligar o DHCP server nas configs internas, o router so vai ter uma finalidade, fazer passar sinal entre o PC1 e o PC2 e para isso tera de ser o ICS do PC1 a controlar as coisas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Fabs » Quarta Jan 16, 2008 18:55

Boas,

Já fiz descativei e activei o ICS, desactivei o DHCP e o DNS nas configurações do router e nada continua tudo na mesma....
Fabs
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fabs » Quarta Jan 16, 2008 18:58

Se eu meter no PC1 a ligação da area local a detectar o IP automaticamente a ligação nem assume IP terá alguma coisa a ver?
Fabs
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes