a das modas é fácil de perceber. eu comecei a jogar cs quando um salao de jogos cá da terra decidiu arranjar 10 pcs a correr cs (1.4 penso eu). a partir daí, muita da malta da minha idade começou a jogar cs lá. e nunca houve outros jogos, só cs.. depois apareceu dod, mas continuou-se a jogar cs porque toda a gente jogava. entretanto abriu uma lan house, que oferecia dezenas de jogos e o pessoal nao quis saber. continuou-se a jogar cs.. é que a malta nem se dava ao trabalho de ir lá experimentar. isto tudo quando adsl no concelho era mentira, a malta tinha toda 56k. o cs vingou e hoje, da malta dessa altura, todos ainda jogam cs. uns bem, outros mal. mas foi por "moda" que comecei a jogar.
mais recentemente, outro salao de jogos instalou 10 pcs com cs 1.6.. aquilo tá sempre cheio e apesar de lá estarem mais jogos, a malta só joga cs. muitos deles apareceram a jogar à pouco tempo e jogam porque os amigos jogam. e foi isso que aqui se referiu por moda. eu jogo cs, digo a um amigo ele experimenta e tambem joga, mais nao seja para jogar contra mim. foi assim que comecei a jogar lineage 2, foi assim que comecei a jogar cs e foi assim que comecei a jogar alguns outros jogos.
mas se quisers, vai a uns servers de cs e pergunta se alguem jogou fear combat.. pergunta tambem se sabem que é gratuito.. menos de 25% da malta diz que nao sabem, se tanto. simplesmente porque o fear nao anda de boca em boca como o cs. isso nao quer dizer que seja um mau jogo, volto a dizer que o jogo regularmente, só que eu conheço malta que só joga cs. a maior parte dos meus colegas a quem falei em fear, simplesmente disse que cs serve bem para umas lans caseiras. portanto a falta de vontade em mudar existe, as modas existem. tambem nao é preciso os cs addicts ficarem ofendidos por jogarem algo "da moda". é como a musica, certas coisas aparecem e sao boas, depois fica conhecido e chega a uma altura que toda a gente ouve. mas nao é por isso que quem ouvia quando era "original" tem de deixar de gostar ou se sentir ofendido por agora ser "comercial"
acalmem-se lá, são jogos.. o cs é um fenomeno de popularidade incrivel, isso é verdade. muito por culpa dos fracos requisitos necessarios, muito por culpa do facto de ter sido pirateado durante muito tempo (e quando deixou de ser possivel piratear custava 15€). naquele tempo era uma realidade dificil de bater porque não havia muitos jogos gratuitos, muita gente andava com 56k e o trafego nao chegava para andar a experimentar jogos/demos à toa. são essas as principais razões, mais as que disse acima (embora talvez tenham influenciado apenas uma minoria) que levaram o jogo a ter tanto sucesso. e, como é obvio, o jogo tem qualidade. mas tem imensos bugs.. os tiros pelas paredes é um exemplo, embora os "leets" considerem a abilidade para disparar pela parede uma skill (para mim é absurdo um tiro, seja de que arma for, atravessar uma parede de pedra de 1 m de largura). apesar de tudo, naquele tempo o jogo tinha muita qualidade e o motor do hl provou ser um dos melhores (ou o melhor) motores da historia. mesmo com o source, a valve teve o cuidado de se preocupar com os requisitos minimos e a maioria dos users que jogavam 1.6 poderam migrar para source. as difrenças do motor de jogo e jogabilidade foram minimas o suficiente para facilitar essa migraçao (embora alguns continuem a achar que a jogabilidade nao presta ou é muito "facil" - são opinioes).
skyruner, nao sei em que parte tinha feito criticas sem ser construtivo e substancial, se poders ilucida-me.
só para finalizar, volto a repetir, eu jogo CS e FEAR. e para esclarecer uma coisa, tirando o razor2 que fez um comentário "estúpido", os users que mostraram mais azia e menos construtividade nesta thread são os que estão a "defender" o CS.