Recuperação Discos

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Recuperação Discos

Mensagempor miguel.nelson » Segunda Jan 07, 2008 11:48

Bom dia pessoal
Eu estou em vias de abrir uma loja de assistencia de informática, e umas das coisas que queria fazer na loja era a recuperação de informação de discos avariados. O que tenho que fazer para ter sucesso na recuperação de informação?? Eu na empresa onde trabalho, quando tenho algum disco que foi formatado ou perdeu-se informação trabalho com o GetdataBack mas nem sempre recupero o que quero. Como devo fazer para aqueles discos que a parte electrica não funciona?? Precisava de ajuda nesse campo.

Obrigado pessoal
miguel.nelson
Novato
Novato

Registado: Quinta Mar 16, 2006 11:05

Re: Recuperação Discos

Mensagempor Vtech » Segunda Jan 07, 2008 13:59

miguel.nelson Escreveu:Bom dia pessoal
Eu estou em vias de abrir uma loja de assistencia de informática, e umas das coisas que queria fazer na loja era a recuperação de informação de discos avariados. O que tenho que fazer para ter sucesso na recuperação de informação?? Eu na empresa onde trabalho, quando tenho algum disco que foi formatado ou perdeu-se informação trabalho com o GetdataBack mas nem sempre recupero o que quero. Como devo fazer para aqueles discos que a parte electrica não funciona?? Precisava de ajuda nesse campo.

Obrigado pessoal

Boas,

Se queres incluir essa área na loja de informática, então o meu conselho é, esquece a loja de informática e dedica-te a isso porque só isso rende muito mais do que o resto, mas não é fácil nem barato, isto porque para os casos de avaria mecânica o GetDataBack não te serve de nada, precisas de uma câmara limpa e de maquinaria própria.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor Spildit2 » Segunda Jan 07, 2008 17:26

Vais necessitar entre outros :

- Local asséptico - Classe 100 para desmontares os discos.
- Montes de discos de vários modelos para troca de peças.
- Ferramentas (caras) para trocares cabeças/pratos dos discos.
- Ferramentas (ainda mais caras) para reparares a firmware dos discos.
- Programador Universal de eeprom (um decente e não daqueles baratos da loja do chinês).
- Conjunto de chaves TORX (decentes; as do chinês só duram uma ou duas vezes) e de outras chaves de fendas/philips.
- Muita paciência.
- Anos de dedicação a estudar e a ler foruns/manuais
- Prática com um ferro de soldar.
- Conhecimentos de electrónica.
- Um osciloscópio, um multimetro, uma estação de soldar decente e pelo menos um PC a funcionar.
- Uma máquina (muito cara) para "clonar" discos.
- Microscópio para analizar residuos das cabeças de leitura/escrita e para efectuar soldaduras.
- Alguns conhecimentos da lingua Russa para leres os foruns e aprenderes mais.
- Software "decente" para efectuar recuperações lógicas e em RAID.
- Uma cópia legal do winhex é indispensável.
- Conhecimentos dos comandos ATA.
- Dedicação.
- Confiança e honestidade (para não danificares os dados dos clientes devido a falta de experiência).
- Praticar, Praticar, Praticar .......

Como devo fazer para aqueles discos que a parte electrica não funciona?? Precisava de ajuda nesse campo.

Reparar electronicamente a placa de circuito impresso ou no caso de não possuir conhecimentos de electrônica trocar por uma placa exactamente igual de um disco do mesmo modelo com a mesma revisão da firmware. No caso do disco conter informação adaptativa gravada na ROM de placa lógica será necessário programar a nova placa (dadora) com a informação da placa estragada, utilizando o programador universal de eeprom ou os comandos ATA específicos do fabricante do disco. Nesta segunda opção pode ser necessário um cabo de dados RS-232 ou em alternativa uma "máquina" própria para o efeito (que custa 1600 euros)....
Spildit2
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Dez 28, 2007 18:36

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes