isso da 6600gt nao é bem assim. eu tenho uma 7300gt ddr3 e acho que a minha 6600 normal corria melhor jogos com hdr.. no fundo acho que as gráficas da série 6 não gostavam muito do hdr, porque o sm3 cumpria, mas tambem não foi a série 7 que veio resolver por si só - a 7300gt tinha mais performance que uma 6600gt.
anyway, neste caso a evolução não é tão grande. pelo que percebi as instruções dx10.1 são nativas nas hd, enquanto nas 8800 têm de ter traduzidas pelos drivers, um pco como os dx9 a, b e c (embora eu nao esteja bem recordado do que aconteceu na altura).
quanto a linux, a ati já melhorou bastante os drivers proprietários. aquilo que ainda nao encontrei foi o powerplay, de qualquer das formas tambem nao tenho os ultimos drivers no portátil - ver se actualizo isto. ainda assim, os que tenho agora são bem melhores do que os que havia à 6 meses.. para ajudar à festa a ati e a novell estao a desenvolver o radeonHD que é um driver open-source para placas ati que promete, embora para já ainda falte o suporte 3d para permitir aquele desktop bonito em forma de cubo que eu já tenho