A minha pergunta é:
O disco tem arranjo?
Muito provavelmente sim. O disco mesmo com alguns bad-sectors ou outros problemas menores terá arranjo.
Se o disco tiver arranjo, este não é mais caro que um novo?
Quanto tempo demora um arranjo?
Há muito pouca gente em Portugal a reparar discos, mesmo reparando um disco ele nunca fica tão bom como um novo. Se o disco estiver dentro da garantia e se for comprovada a avaria troca por outro. O arranjo só faz mais sentido para recuperar os dados.
De qualquer forma eu posso reparar alguns modelos de discos (desde que sejam suportados pela "máquina" que tenho de momento).
O tempo do arranjo depende da avaria. Se o disco apresentar considerável degradação dos pratos um "self-scan", ou seja uma re-certificação interna do disco (exactamente o último passo feito na fábria antes do disco ser enviado para as lojas) leva até dois dias e permite uma re-organização dos sectores danificados e re-calibração dos valores adaptativos.
No caso de danos graves num prato ou numa cabeça esta pode ser desligada perdendo-se capacidade.
Um modelo "junior" pode ser criado a partir de um modelo normal, ou seja por exemplo um "maxtor" de 80 gigas com degradação considerável na superfície pode ser transformado num Maxtor de 40 gigas com uma redução da densidade de armazenamento dos dados permitindo que este novo disco funcione durante muitos anos sem mais complicações.
Um preço de um arranjo nestas circunstâncias deverá ser simbólico e dependerá da capacidade do disco. Por exemplo um disco de 80G deverá ter um custo de reparação de aproximadamente 15 a 20€ (se os dados não forem necessários. Recuperar dados neste mesmo disco custará numa firma entre 500 a 1500€).