Router eternamente ligado à corrente

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Router eternamente ligado à corrente

Mensagempor mariosilva » Terça Jan 08, 2008 1:55

Sei que é uma questão tipica de noob, mas a realidade é que não encontrei nenhum tutorial nem manual que esclarecesse estas dúvidas:

- um router wireless tem de estar permanentemente ligado à corrente, caso contrário perde as configurações? É por isso que não possui botão on/off?

- em caso afirmativo, no momento em que tanto se fala em racionalizar o consumo energético (ao fim de um ano de ligação permanente durante 24h, o consumo eléctrico não deve ser desprezável...) porque é que as empresas que fabricam routers já não incorporaram uma tecnologia que permitisse desligar o router quando não está a ser usado?

- a ligação permanente leva ao aquecimento do aparelho; isto significa que o seu tempo de vida útil diminui significativamente?
mariosilva
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 30, 2007 16:31

Mensagempor tmgp » Terça Jan 08, 2008 2:42

1) alguns router têm botão on/off e as definições ficam guardadas mesmo qd o router é desligado.

2) um router com wake up lan ou algo do género? talvez... mas não me parece que o gasto energético seja por aí além...

3) não obrigatoriamente... dispositivos desde género sofrem mais a serem ligados e desligados do que a estarem sempre ligados...
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Dez 02, 2004 15:53

Mensagempor alr_tech » Terça Jan 08, 2008 10:43

boas

eu desligo o meu todos os dias...
os routers não tem componentes mecânicos, como tal o seu desgaste é minimo...
o principal problema sem dúvida é o aquecimento....
se o router estiver protegido por estabilizador ou UPS, sofrerá menos do que ligado directamente a uma tomada...
eles não perdem a informação pois têm memórias especiais que não perdem a informação, durante uns dias... (alguns poderão ter pilha..)
(embora o primeiro que tive, perdia.. mas, penso que quase todos hoje em dia isso não acontece...)

o desgaste deste tipo de memórias é superior em escrita do que em leitura...
mas, não te preocupes com isso... a vida útil deles é de 3 anos...
e muitas vezes os fabricantes fazem variar a constituição do mesmo modelo ao longo do tempo...
resumindo usa-se enquanto funcionarem...
o consumo é baixo...
não vejo qq problema ém desligá-lo durante os períodos de inactividade como quando não se está em casa (e não se está na mula...) ou mesmo em férias...
(pelo sim, pelo não e para mais tarde, se comprares um novo, guarda os parâmetros de configuração que tens, num papel...
alguns dá para gerar um ficheiro com as configurações...)

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Jan 08, 2008 10:51

Os Routers sao feitos para estar ligados 24/7 ... assim como todo o equipado adjacente ... Switch's , Modem's etc...

O meu está ligado desde que o comprei há 3 anos ... só desliga quando é para fazer alguma alteração ou um reset ...

Convem é teres o router protegido contra picos de corrente ... é que as portas gostam muito de queimar.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor mariosilva » Terça Jan 08, 2008 17:57

Se o modem for desligado da corrente ou no off (e não em stand-by), o router perde as definições e da próxima vez que se ligar o modem já não se consegue navegar na net. Pelo menos é o que acontece com o meu router. Por isso, ele guarda as configurações mas só no caso de não desligar o modem e deixar este apenas em stand-by.
mariosilva
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Silver_Razorback » Terça Jan 08, 2008 18:12

mariosilva Escreveu:Se o modem for desligado da corrente ou no off (e não em stand-by), o router perde as definições e da próxima vez que se ligar o modem já não se consegue navegar na net. Pelo menos é o que acontece com o meu router. Por isso, ele guarda as configurações mas só no caso de não desligar o modem e deixar este apenas em stand-by.

E esse router não tem uma opção chamada 'SAVE SETTINGS'?
ou SAVE ALL
ou SAVE CONFIGURATION
ou algo parecido

Se for modem e router e tiverem de desligar o modem por algum motivo,é recomendado desligarem e voltarem a ligar o router depois para actualizar a informação
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor reiszink » Terça Jan 08, 2008 18:20

mariosilva Escreveu:Se o modem for desligado da corrente ou no off (e não em stand-by), o router perde as definições e da próxima vez que se ligar o modem já não se consegue navegar na net. Pelo menos é o que acontece com o meu router. Por isso, ele guarda as configurações mas só no caso de não desligar o modem e deixar este apenas em stand-by.

Nem todos, o meu normalemnte está sempre ligado, mas quando sei que não vou estar em casa uma ou duas semanas desligo-o da corrente, e quando volto a ligar ele funciona bem, não perde configurações nenhumas.

Isso deve depender dos routers e dos fabricantes talvez...
Intel Core 2 Quad Q6600
Asus P5Q Deluxe
G.Skill 4GB PC2-8800 PI
Gainward GTX260 896MB GDDR3
Western Digital 320GB + Samsung 640GB
Creative SoundBlaster X-Fi XtremeMusic
Corsair HX-620W
Noctua NH-U12F + Noctua S12
reiszink
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 21, 2007 19:28

Mensagempor Silver_Razorback » Terça Jan 08, 2008 19:27

reiszink Escreveu:

Nem todos, o meu normalemnte está sempre ligado, mas quando sei que não vou estar em casa uma ou duas semanas desligo-o da corrente, e quando volto a ligar ele funciona bem, não perde configurações nenhumas.

Isso deve depender dos routers e dos fabricantes talvez...

Isso acontece quando os equipamentos são configurados mas a informação não é guardada..muitos modens/routers guardam automaticamente as alterações,outros têem uma opção específica à parte para salvar as configurações.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor mariosilva » Quarta Jan 09, 2008 0:51

Silver_Razorback Escreveu:E esse router não tem uma opção chamada 'SAVE SETTINGS'?
ou SAVE ALL
ou SAVE CONFIGURATION
ou algo parecido

Tem e é usado. O modem é por cabo (cabovisão) e o router não sei se é grande espiga mas é um SMC Barricade N (300 Mbps), mas como foi oferecido, a cavalo dado não se olha o dente... :roll:
Aliás, faço uma correcção: basta desligar o modem para stand-by e manter o router ligado, que as config vão á vida. Ou seja, tenho de manter permanentemente o modem e router ligados... :?

Os equipamentos podem estar arquitectados para funcionar 24h, mas no caso do modem, desligava-o porque o router é wireless, e não fosse o diabo tecê-las, pelo menos nessas horas inactivas não haveria acesso sem fios para os borlistas mais avançados, apesar de configurar o router com encriptação de segurança.
mariosilva
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Jan 09, 2008 10:59

mariosilva

Esse router guarda as configurações .

Podes desliga-lo durante 10 anos e depois liga-lo que as informações têm de estar lá .

O modem nao precisa de qualquer configuração ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor mariosilva » Quarta Jan 09, 2008 18:23

Fresh_fruit Escreveu:mariosilva

Esse router guarda as configurações .

Podes desliga-lo durante 10 anos e depois liga-lo que as informações têm de estar lá .

O modem nao precisa de qualquer configuração ...

Acredito piamente que assim seja, mas o facto é que se neste momento eu desligar o modem em stand-by e ligá-lo outra vez, perco a net e o router perdeu as configurações, inclusivé a password de entrada na página de config.; o router assume as config de fábrica (inclusivé password). No inicio estava convencido que seria caracteristica do modelo, mas pelas várias opiniões parece-me que não será ssim. :?
mariosilva
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Jan 09, 2008 21:59

mariosilva Escreveu:Tem e é usado. O modem é por cabo (cabovisão) e o router não sei se é grande espiga mas é um SMC Barricade N (300 Mbps), mas como foi oferecido, a cavalo dado não se olha o dente... :roll:
Aliás, faço uma correcção: basta desligar o modem para stand-by e manter o router ligado, que as config vão á vida. Ou seja, tenho de manter permanentemente o modem e router ligados... :?

Os equipamentos podem estar arquitectados para funcionar 24h, mas no caso do modem, desligava-o porque o router é wireless, e não fosse o diabo tecê-las, pelo menos nessas horas inactivas não haveria acesso sem fios para os borlistas mais avançados, apesar de configurar o router com encriptação de segurança.

Acredito piamente que assim seja, mas o facto é que se neste momento eu desligar o modem em stand-by e ligá-lo outra vez, perco a net e o router perdeu as configurações, inclusivé a password de entrada na página de config.; o router assume as config de fábrica (inclusivé password). No inicio estava convencido que seria caracteristica do modelo, mas pelas várias opiniões parece-me que não será ssim. :?

Se desligares o modem e voltares a ligar sem mexer no router,o router não vai actualizar a informação..ou seja quando voltas a ligar o modem,tens de desligar e voltar a ligar o router.

E este devia necessariamente reter as informações..se não o faz é porque ou não ficam guardadas ou porque o router tem algum problema...uma alteração no firmware ou um reset pode resolver.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor asturmas » Quinta Jan 10, 2008 1:00

alr_tech Escreveu:boas

eu desligo o meu todos os dias...
os routers não tem componentes mecânicos, como tal o seu desgaste é minimo...
o principal problema sem dúvida é o aquecimento....
se o router estiver protegido por estabilizador ou UPS, sofrerá menos do que ligado directamente a uma tomada...
eles não perdem a informação pois têm memórias especiais que não perdem a informação, durante uns dias... (alguns poderão ter pilha..)
(embora o primeiro que tive, perdia.. mas, penso que quase todos hoje em dia isso não acontece...)

o desgaste deste tipo de memórias é superior em escrita do que em leitura...
mas, não te preocupes com isso... a vida útil deles é de 3 anos...
e muitas vezes os fabricantes fazem variar a constituição do mesmo modelo ao longo do tempo...
resumindo usa-se enquanto funcionarem...
o consumo é baixo...
não vejo qq problema ém desligá-lo durante os períodos de inactividade como quando não se está em casa (e não se está na mula...) ou mesmo em férias...
(pelo sim, pelo não e para mais tarde, se comprares um novo, guarda os parâmetros de configuração que tens, num papel...
alguns dá para gerar um ficheiro com as configurações...)

cumps
Tambem o desligo todos os dias não preciso dele ligado para nada..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor mariosilva » Quinta Jan 10, 2008 11:34

Silver_Razorback Escreveu:
Se desligares o modem e voltares a ligar sem mexer no router,o router não vai actualizar a informação..ou seja quando voltas a ligar o modem,tens de desligar e voltar a ligar o router.

E este devia necessariamente reter as informações..se não o faz é porque ou não ficam guardadas ou porque o router tem algum problema...uma alteração no firmware ou um reset pode resolver.

Supostamente não deveria ser necessário desligar o router quando se desliga o modem, pois assim era preciso estar sempre a ligar e desligar.
Já foram feitos vários reset e não é por aí.
mariosilva
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Quinta Jan 10, 2008 12:24

Boas,
o meu continua ligado desde à 4 anos quando o comprei so é desligado quando fico sem electricidade em casa.. :(
como tenho a wii ligada ao router por wireless sempre que existem configurações a consola automaticamente liga-se à net para encontrar informações novas, funciona lindamente sem problemas.
tb tive um router guardado em caixa durante 3 anos e, quando o instalei em casa do meu pai continuava com as configurações que tinha desdo dia que foi desligado, prova disso foi que tinha de lhe fazer um reset pois ja nem me lembrava da password de admin lol

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante