[Problema] Processador a atingir 100ºC...

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Problema] Processador a atingir 100ºC...

Mensagempor DavidSnake » Quinta Jan 10, 2008 19:56

Boas pessoal!

Eu tinha aqui varias pecas de fases antigas do meu computador e decedi fazer um segundo computador.

Mas, depois de montar, liguei o computador e ao chegar ao loading do windows, desligou-se. Varias vezes liguei e sempre desligou-se, com os espacos de tempoo ligado a diminuirem sempre, ate que carregava no botao e ligava-se e desligava-se logo.

Isto fez me pensar: temp do cpu.

Deixi o pc a refrescar, liguei, consegui aceder ao BIOS e vi que a temp estava nos 80ºC e sempre a subir. Quando chegava a volta dos 100º, puf, desligava-se.

Comprei uma pasta termica, apliquei-a, e o problema continua na mesma.

Cpu: Pentium 4 3.2 ghz
Cooler: Stock
MB: Asrock 775V88+

Eu sei que usar o cooler de base nao e muito bom, mas eu sempre usei stock coolers com este cpu e nunca deu problemas!

Alguem tem ideia de onde pode vir o problema?

Imagem
DavidSnake
Novato
Novato

Registado: Quarta Set 14, 2005 19:12

Mensagempor santalico » Quinta Jan 10, 2008 20:17

Ja verificaste se a ventoinha realmente ta a funcionar?

Ao colocares a pasta termica tiveste em conta colocares apenas uma camada fina?

Ja agora verifica tmb se o vCore ta como o default.
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 16, 2005 22:32

Mensagempor Neon_gomes » Quinta Jan 10, 2008 20:38

subescrevo as remomendações anteriores! tenta na bios por as definições por defeito
HP Pavilion zx5051EA
Neon_gomes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 29, 2004 20:24

Mensagempor DavidSnake » Quinta Jan 10, 2008 20:47

santalico Escreveu:Ja verificaste se a ventoinha realmente ta a funcionar?

Ao colocares a pasta termica tiveste em conta colocares apenas uma camada fina?

Ja agora verifica tmb se o vCore ta como o default.

sim, esta a realmente a funcionar, como podes ver pela imagem ta a funcionar a volta dos 1700RPM.

sim, pus apenas uma camada fina!

como vejo na bios se o vCore esta no default? é que esta bios tem poucas opcoes... (board da treta..)I
DavidSnake
Novato
Novato

Mensagempor Neon_gomes » Quinta Jan 10, 2008 21:00

DavidSnake Escreveu:como vejo na bios se o vCore esta no default? é que esta bios tem poucas opcoes... (board da treta..)I

load bios defaults
HP Pavilion zx5051EA
Neon_gomes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 29, 2004 20:24

Mensagempor santalico » Quinta Jan 10, 2008 21:16

Neon_gomes Escreveu:
DavidSnake Escreveu:como vejo na bios se o vCore esta no default? é que esta bios tem poucas opcoes... (board da treta..)I

load bios defaults

yah faz isso mesmo. vCore julgo terem todas (?) lol epa se logo que ligas atinges essas temperaturas o problema ta na montagem de algum hardware. Não sei se algum prob com a board poderia levar a temps tao altas tmb...
Actualiza a bios da board (pode ser má leitura =x) verifica se o cooler ta no sitio tmb..

isto tem que se ir por partes lol
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor philzx » Sexta Jan 11, 2008 14:07

-vê se meteste aí algum overclock, para voltar ao normal escolhe a opção "load default settings", ou uma coisa do género
-confirma se meteste muita pasta térmica no processador (diz aí a marca da pasta térmica)
-se depois de verificares e não teres nada destes problemas, aconselho-te mesmo a comprar um cooler fixe
philzx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 30, 2007 16:26

Mensagempor lucky » Sexta Jan 11, 2008 14:31

Isso parece mesmo ser o dissipador do processador mal montado, verifica se ele está bem preso, se oscilar é porque não está como deve ser.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor DavidSnake » Sexta Jan 11, 2008 17:17

ok, fiz load optimised deafaults, save changes and exit e nada o pc desligou logo a seguir.

o cooler esta bem montado, nao oscila nem um bocado, experimentei com outro stock cooler que aqui tinha e nada.

a pasta é Artic Silver 5.

sinceramente, nao sei mais o que fazer...

a ultima vez que usei este CPU esta com um ligeiro OC (ate aos 3.4 ghz) mas era noutra MB! a frequency aqui esta em auto, logo o cpu esta nos 3.2 ghz!
DavidSnake
Novato
Novato

Mensagempor lucky » Sexta Jan 11, 2008 18:10

Então é possível que seja erro de leitura das temperaturas pelo sensor da motherboard, experimenta desligar no BIOS o Shutdown por atingir a temperatura limite e logo de seguida coloca o dedo no dissipador, o mais próximo do processador possível para veres se está realmente muito quente, se estiver a 100º podes crer que te vais aperceber, assim tiras a prova.
Imagem

Mensagempor santalico » Sexta Jan 11, 2008 19:42

lucky Escreveu:Então é possível que seja erro de leitura das temperaturas pelo sensor da motherboard, experimenta desligar no BIOS o Shutdown por atingir a temperatura limite e logo de seguida coloca o dedo no dissipador, o mais próximo do processador possível para veres se está realmente muito quente, se estiver a 100º podes crer que te vais aperceber, assim tiras a prova.

LOL

A prova dos 9 com o dedo.. :D
Foi o que ja referi.. pode ser msmo erro de leitura (por isso referi a actualizaçao da bios) =x se ele arranjar um sensor externo que coloque o mais proximo do processador para fazer a mediçao. E que desligue a opçao da temp max. mas com algum cuidado pois se realmente tiver a essas tempraturas pode msmo acabar com o cpu..
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor philzx » Sexta Jan 11, 2008 19:59

tenta ver se o dissipador e/ou cooler estão bem colocados, se o cabo que alimenta a ventoinha do cooler esta bem colocado também...
philzx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 30, 2007 16:26

Mensagempor DavidSnake » Domingo Jan 13, 2008 20:23

ok, com o "teste do dedo" debaixo do dissipador com o pc a funcionar, nao me pareceu sentir temperaturas por ai alem...

so que na bios nao encontro essa opcao da temperatura maxima... qual sera o nome?
DavidSnake
Novato
Novato

Mensagempor lucky » Segunda Jan 14, 2008 12:25

DavidSnake Escreveu:ok, com o "teste do dedo" debaixo do dissipador com o pc a funcionar, nao me pareceu sentir temperaturas por ai alem...

so que na bios nao encontro essa opcao da temperatura maxima... qual sera o nome?

Deve estar no menu do BIOS onde podes ver as temperaturas, voltagens, rotações da ventoinha...
Imagem

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes