forunista, o aeroporto low cost de paris fica a 84 km de paris e o que serve frankfurt está a 126km (no mesmo documento). lisboa beja são, segundo o google maps, 170km todos eles IP e AE. será que a difrença é assim tanta? (eu enganei-me acima é a base aerea de beja e nao evora).
eu não sei o que vai acontecer à portela, mas ter o low cost no meio da cidade nao é o que a maioria das capitais europeias adoptaram.
Repara que a solução apresentada também não é o que a maioria das capitais europeias adoptaram. O caso Português dá me a ideia que é muito particular.
Azarael, eu não sabia disso da AR, vejo pca televisao durante a semana, e por isso perguntei. O lino foi, vá lá.., estúpido na maneira como defendeu a ota. Mas foi através dele que o governo assumiu o TGV e a "ota" (que agora é "alcochete") e ele está "no barco". Saltar ou empurá-lo para fora agora ia obrigar a que um novo ministro para lá fosse e, embora fosse dificil arranjar pior que ele, ia sempre abalar a confiança politica que os colegas têm no projecto.
a demisão do lino, faz parte da politica, eu sei. fez parte da politica uma das pessoas mais competentes que passaram por o ministerio das finanças ser demitido porque nao tinha a confiança politica dos seus colegas de governo. mas apesar de fazer parte, será que é bom? neste momento era saudável trocar de ministros? eu acho que ele é um palhaço de primeira, mas queria ver como ele lida com a mudança de opinião. Independentemente do que ele diz, estou preocupado com o que ele faz. Já mudou de ideias (ou pelo menos de decisão). Mas sim, essa da AR é imperdoável.
Se me estás a dizer que foi por ele ter feito tão mau trabalho com a OTA, esta opção ter sido abandonada como foi, acho que concordo mais ou menos contigo.
Agora isso continua a não abonar nada bem a favor de Mário Lino.
E ele sair não afectaria negativamente o projecto do novo aeroporto porque, apesar de agora virem nos dizer o contrário (aka mentirem) o ministro da obras públicas sempre foi o ministro da OTA e não do "Novo Aeroporto de Lisboa".
Estás a confundir as coisas, ele têm confiança política por isso é que ainda está lá, apesar, de como já disse que acho, ele estar com ideias de sair.
Muito resumidamente, ele mentiu descaradamente na AR, o SEU projecto foi abandonado (como te disse dúvido muito que tenha mudado de ideias, simplesmente viu ou foi forçado a ver que a OTA já não podia avançar) e ele insultou meio país sem qualquer arrependimento, nem tentativa de explicação. Já devia estar fora do governo. Invocar a palavra mágica de "estabilidade" como desculpa para continuar o status quo é treta.
A ministra da cultura faz numero.. Portugal não tem dinheiro para aumentar os funcionários publicos, quanto mais para investir em cultura.. Está lá porque parece mal não estar lá ninguem. Nesse caso, uma troca de ministros trazia instabilidade e não se ganhava nada, ou práticamente nada. A da educação.. bem, tenho de ler melhor sobre as mudanças que ela quer implementar no superior que não ando muito a par disso.
Hmmm... então como é que arranjaram 2 milhões de euros para dar à fundação Berardo ? Ou a trapalhada com a sua colecção que ninguém me tira a ideia que ficou mais caro do que merecia ? Ou então o Hermitage ?
(
http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291)
E depois funcionários públicos é coisa que não falta no nosso país, não é preciso contratar mais, simplesmente distribui-los melhor.
E acho que não sabes a que me referia quando inclui a ministra da cultura... Eu estou a falar do caso concreto do Museu Nacional de Arte Antiga que teve que fechar exposições, quando isto se soube a ministra apontou o dedo à direcção de um instituto qualquer mas fez absolutamente nada.
E ainda me lembro da gestora de um museu que por acaso até estava a fazer um bom trabalho, mas foi demitida quando começou a pedir mais autonomia.
Não me levem a mal, mas é assim: eu votei numa pessoa que tem por detrás um partido. Tem 5 anos para fazer o melhor que sabe/consegue. Se não ficar satisfeito, votarei noutro. Eu decidi meter lá este PM, que por sua vez (com toda a legitimidade) escolheu os seus ministros. Eu posso não gostar de um ou outro, posso não gostar de uma ou outra decisão, mas não exijo demissões de ninguem. Daqui a 2 anos ou lá o que é cá estarei para dizer se foi suficiente ou se prefiro ver lá outra pessoa.
Pá, pode não ser a tua intenção quando escreveste isso, mas a ideia com que fico é que achas que o processo democrático começa e acaba nas eleições... Não é o caso...
EDIT: nas scuts, eu sou contra. basicamente sao infraestruturas pagas pelos cidadaos portugueses que sao, na sua maioria, usufruidas por empresas e cidadaos estrangeiros e cidadaos portugueses que residem em pagam no estrangeiro, segundo um estudo do governo de DB (nao me lembro do ministro) quando se falava ema cabar com uma ou duas scuts.
Depende, não sou assim tão preto no branco. Pode haver SCUTS que não se justifica existirem, mas serem usados também por empresas estrangeiras não é mau se as usarem para fazer negocios em Portugal, o mesmo com cidadãos estrangeiros.