Vista Obrigatório?!

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Vista Obrigatório?!

Mensagempor sergiomaxi » Sexta Jan 11, 2008 23:11

Boas..

Estou a pensar comprar um portátil para meados do mês q vêm.
Tenho andando a dar uma vista de olhas pelos preços e marcas e há uma coisa q reparei: todos vêm instalado c/ Windows Vista!

Mas como não sou grande adepto dele, prefiro o fiel XP q ainda rula bem :D

A minha dúvidas são as seguintes:
-eu sou obrigado, ao comprar o portátil, tb ter q trazer na "embalagem" o Vista? Já q quando chegasse a casa iria-o formatar pa instalar o XP!

-Não posso, por ex., pedir q venha c/ o Linux instalado, já q é um Sistema Operativo gratuito e não teria de o pagar ao contrário do Vista?

-Isto não é um um bocado abuso, da parte da Microsoft, impigir um SO aos futuros utilizadores, deixando de parte a escolha por parte destes?

Gostava de ouvir as v/ opniões..

Abraço.. :wink:
sergiomaxi
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 19, 2005 20:14

Mensagempor Azarael » Sexta Jan 11, 2008 23:38

1. De certa maneira és... apesar de agora algumas marcas darem-te a escolha do XP ao invés do Vista.

2. Não conheço uma marca por cá que o faça.

3. Bem, é o modelo empresarial da Microsoft. O que podes fazer é "devolver" o Windows, a licença é te retirada e dão te a parte do dinheiro do portatil que foi gasto no Windows.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor tmgp » Sábado Jan 12, 2008 1:50

Azarael Escreveu:3. Bem, é o modelo empresarial da Microsoft. O que podes fazer é "devolver" o Windows, a licença é te retirada e dão te a parte do dinheiro do portatil que foi gasto no Windows.

hmmm... para isso acontecer terias de ir a tribunal, como já vi algures neste ou noutro forum, pq nenhuma marca te faz isso... como irias valorizar o windows? a marca não te vai dar o preço dele, nem te vai divulgar a ninharia que custa para eles...

de resto, existem barebones sem SO, bem como alguns equipamentos profissionais sem SO. se comprares um equipamento com vista ultimate ou business, podes pedir o downgrade para XP.
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Dez 02, 2004 15:53

Mensagempor skyruner » Sábado Jan 12, 2008 5:24

Azarael Escreveu:2. Não conheço uma marca por cá que o faça.
Compras, por exemplo, um Compal.
Vêm sem sistema operativo, e instalas to o que te apetecer, ou seja, Linux.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor sergiomaxi » Sábado Jan 12, 2008 16:16

skyruner Escreveu:Compras, por exemplo, um Compal.

Sim ok, podia comprar um compal, mas q mais marcas vem sem SO instalado? mt poucas mesmo.

Mas a questão aqui tb é a politica da microsof/empresas que como disse atrás 'impigem' o vista aos utilizadores, mesmo q estes nao o queiram.

Resumindo, nós, utilizadores, vamos tar a pagar por uma coisa q não queremos/vamos usufruir, ou seja, vai contra os direitos dos cosumidores.
sergiomaxi
Novato
Novato

Mensagempor skyruner » Sábado Jan 12, 2008 16:26

sergiomaxi Escreveu:
skyruner Escreveu:Compras, por exemplo, um Compal.

Sim ok, podia comprar um compal, mas q mais marcas vem sem SO instalado? mt poucas mesmo.

Mas a questão aqui tb é a politica da microsof/empresas que como disse atrás 'impigem' o vista aos utilizadores, mesmo q estes nao o queiram.

Resumindo, nós, utilizadores, vamos tar a pagar por uma coisa q não queremos/vamos usufruir, ou seja, vai contra os direitos dos cosumidores.
Clasus, Tsunami, Dell, Asus VBI, AsMobile, também penso que vêm sem SO.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor asturmas » Sábado Jan 12, 2008 19:08

Realmente é uma tristeza este monopólio..
E gastavas mais no tribunal do que custa a licença..

Penso que se fosse o ULTIMATE a microsft fazia o downgrade para xp..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor tmgp » Sábado Jan 12, 2008 21:48

tal como já referi, em business e ultimate podes pedir o downgrade...

de resto é uma opção tua... tens uma marca que te vende PC+SO, só compras se queres... é a mesma coisa que ires a um stand e pedires um carro sem motor... por muito que queiras dificilmente te vendem (se é que vendem...)

por isso, ou compras um barebone, ou um equipamento profissional sem SO.

Relativamente ao monopólio, neste caso é criado pelo mercado... os utilizadores "avançados" são uma minoria face ao total do mercado, que prefere o bundle so+pc pela simplicidade... se é justo ou não? não sei... mas não me choca, até porque o preço final não seria assim tão diferente se viesse sem SO.
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Jan 14, 2008 9:50

Para comprares sem S.O só se for uma barebone ... e mesmo assim é proibido venderem sem S.O ... portanto tem de lá colocar um S.O qualquer .

Novos , sem vista já são poucos ... ainda arranjas algum Tecra da Toshiba ... ou Lenovo .

Quando a reembolso do S.O esquece ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor xabita » Segunda Jan 14, 2008 10:15

de resto é uma opção tua... tens uma marca que te vende PC+SO, só compras se queres... é a mesma coisa que ires a um stand e pedires um carro sem motor... por muito que queiras dificilmente te vendem (se é que vendem...)

Essa comparação está mal feita.
Seria como vender um carro sem gasolina, eu é que devia poder escolher se quero sem chumbo95 ou 98. Deveria ser uma opção minha.
O carro sem gasosa não anda, ou seja sem SO o PC não funciona, mas está lá as peças todas.

É uma tristeza este monopólio da Microsoft.
Não quer dizer que não use windows, mas devia ter opção de escolha num portátil com as características que eu quero.[/code]
xabita
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mar 15, 2007 0:01

Mensagempor tmgp » Segunda Jan 14, 2008 11:33

xabita Escreveu: Essa comparação está mal feita.
Seria como vender um carro sem gasolina, eu é que devia poder escolher se quero sem chumbo95 ou 98. Deveria ser uma opção minha.
O carro sem gasosa não anda, ou seja sem SO o PC não funciona, mas está lá as peças todas.

depende do ponto de vista... para ti funciona, para um utilizador sem conhecimentos de informática não funciona! ele precisa tanto do SO no PC como o motor no carro! lembra-te que a larga maioria não pretende escolher o SO.
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor sergiomaxi » Terça Jan 15, 2008 20:16

tmgp Escreveu:
xabita Escreveu: Essa comparação está mal feita.

depende do ponto de vista... para ti funciona, para um utilizador sem conhecimentos de informática não funciona! ele precisa tanto do SO no PC como o motor no carro! lembra-te que a larga maioria não pretende escolher o SO.

Como sabes que nao pretendem escolher? Eles quase não tem hipotese, ou tem windows ou tem...windows.

Eu se comprar 1portatil agora, q já vem c/ o vista, a 1º coisa que faço é instalar o vista, ou seja, vou deitar mais de 100€ "fora"(custo do vista). Ok, podia comprar um PC professional, q vêm sem SO, mas não são propriamente baratos..

É verdade que nao tem muito por onde escolher, mas não interessa, devia ter pelo menos essa hipotese..

Hoje, por ex, ouvi na rádio esta noticia:

União Europeia investiga Microsoft sobre concorrência

A Comissão Europeia abriu, na segunda-feira, uma nova investigação contra a Microsoft, em relação às leis da concorrência, para analisar se a empresa incluiu, de forma ilegal, o Internet Explorer no Windows Vista.
A nova investigação, que também pretende descobrir se a gigante de informática dificultou a utilização de programas rivais no novo sistema operativo, acontece depois dos tribunais europeus terem multado a companhia de Bill Gates, em Setembro.

O processo foi motivado por uma queixa da Opera, a produtora de um navegador rival, e uma denúncia do Comité Europeu de Sistemas Interoperáveis, que argumentou que a Microsoft não revela dados técnicos suficientes para permitir que os seus produtos operem adequadamente com outros softwares.

«O início do processo não significa que a Comissão Europeia tem provas de qualquer infracção», informou o órgão executivo da UE, acrescentando que «a Comissão apenas investigará o caso mais profundamente».

by: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=44&id_news=313748
sergiomaxi
Novato
Novato

Mensagempor tmgp » Terça Jan 15, 2008 21:39

sergiomaxi Escreveu:Como sabes que nao pretendem escolher? Eles quase não tem hipotese, ou tem windows ou tem...windows.

sei... grande maioria do mercado quer o windows, e muitos deles voltam à loja a perguntar pelo office... grande maioria quer a solução out of the box... tu, quer queires quer não, representas uma minoria sem significado para o mercado :D

sergiomaxi Escreveu:Eu se comprar 1portatil agora, q já vem c/ o vista, a 1º coisa que faço é instalar o vista, ou seja, vou deitar mais de 100€ "fora"(custo do vista).

o vista não custa 100 eur para os fabricantes... pelo menos para os grandes fabricantes... longe disso... para além de ser diferente para cada fabricante...

este ponto é o mais sensível, porque os portáteis podiam ficar mais caros em vez de mais baratos... se agora o SO é um componente, sem margem... a ser opção teria de ser um valor fixo universal, com margem, dado q cada fabricante tem o seu preço...

sergiomaxi Escreveu:É verdade que nao tem muito por onde escolher, mas não interessa, devia ter pelo menos essa hipotese..

e tens... profissionais ou barebones :D se quiseres xp optas por um modelo com business ou ultimate.

quanto ao processo, não é novo... foi por causa de um semelhante que passaste a ter o menu "configurar acesso a programas e predefenições".
não digo que concorde, mas entendo!
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor sergiomaxi » Quarta Jan 16, 2008 17:39

tmgp Escreveu:o vista não custa 100 eur para os fabricantes... pelo menos para os grandes fabricantes... longe disso... para além de ser diferente para cada fabricante...

Mas a mim não me interessa quanto custa um vista para os fabricantes...pode custar 1 ou 100 euros..
Eu tou é a falar para mim! :D
Se fosse possivel chegar a loja e ter hipotese de comprar o portatil c/ ou sem vista, sendo q preço do portatil não variava, a diferença de preços seria o vista, que para o utilizador custa cerca de:
Vista Preimium-101€
Vista Business-127€
Vista Ultimate-171€
(preços tirado de uma loja online)

Ou seja, poderia pagar até menos 171€ pelo um portatil!
É a diferença entre ter 1grafica melhor ou 1processador melhor..

tmgp Escreveu:este ponto é o mais sensível, porque os portáteis podiam ficar mais caros em vez de mais baratos... se agora o SO é um componente, sem margem... a ser opção teria de ser um valor fixo universal, com margem, dado q cada fabricante tem o seu preço...

É uma realidade, poderiam ficar mais caro, mas tambem abria a porta a que outras pessoas/empresas podessem investir em novos sistemas operativos já que microsoft deixaria de ter o monopólio.
E como diz as leis do mercado: Se a oferta aumenta o preço desce...
E quem fica a ganhar são os utilizadores... :wink:
sergiomaxi
Novato
Novato

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes