Procura-se peritos de recuperação de dados !

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Procura-se peritos de recuperação de dados !

Mensagempor Spildit2 » Segunda Dez 31, 2007 3:41

Boas :)

Como já devem ter reparado cheguei muito recentemente aqui a este fórum.
Como não conheço por aqui muito gente, devido ao facto de frequentar normalmente apenas fóruns Americanos e Russos (relacionados com discos rígidos) gostaria de saber se existem frequentadores que pratiquem sériamente a actividade de recuperação de dados quer a nível profissional quer a nível de passatempo.
Pretendia trocar ideias/sujestões relacionadas com o tema em geral bem como compartilhar experiências nomeadamente de :

- Transplantes de cabeças danificadas em HDDs,
- Reparação de componentes nas PCBs,
- Formas de diagnóstico de problemas com HDDs,
- Reparação de módulos da firmware e comandos ATA específicos dos fabricantes,
- Comandos de Terminal via RS-232,
- ETC....

Se existe por aqui alguém que lide com recuperação de dados no dia a dia por favor acuse-se !!!

Prazer em conhecer-vos a todos ;)
Feliz ano novo com muitas recuperações de dados com exito !
Spildit2
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Dez 28, 2007 18:36

Acuso-me

Mensagempor pcotter » Segunda Jan 07, 2008 9:40

A recuperacao de dados e fascinante, e apesar de ser um iniciado na coisa, (2 recuperacoes bem sucedidas em 3 meses), tento aprender o mais possivel. Para mim o funcinamento do HDD ainda e um misterio e o que tenho aprendido tem sempre sido com experiencia propria (test/error) e a ler foruns como este.

De qualquer forma ca estou para ajudar dentro doque sei.

Abraco
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 07, 2008 9:26

Re: Acuso-me

Mensagempor zob » Quinta Jan 17, 2008 11:56

pcotter Escreveu:A recuperacao de dados e fascinante, e apesar de ser um iniciado na coisa, (2 recuperacoes bem sucedidas em 3 meses), tento aprender o mais possivel. Para mim o funcinamento do HDD ainda e um misterio e o que tenho aprendido tem sempre sido com experiencia propria (test/error) e a ler foruns como este.

De qualquer forma ca estou para ajudar dentro doque sei.

Abraco

E já agora, que programas usaste para essas recuperações?
Eu cheguei a usar o OO Format Recovery, mas a taxa de sucesso foi de talvez 50% ou menos...:(

Cumprimentos,
zob.
zob
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jan 30, 2006 23:24

Mensagempor Tretabyte » Quinta Jan 17, 2008 12:04

Boas,
A nível de software de recuperação, para mim, um dos melhores é o GetDataBack, ate ao momento nunca me falhou :)

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor pcotter » Quinta Jan 17, 2008 13:06

Programas para recuperacao logica existem varios, uns melhores que outros.
Ver este topico
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=59649.

Mas recuperacao de dados vai para alem disso... primeiro e necessario por o disco a funcionar (no caso de avaria) e ai e que a porca torce o rabo.

Normalmente so um profissional tem conhecimentos de tecnica e meios para o fazer.

Inte
"Dum Spiro, Spero"
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor zob » Quinta Jan 17, 2008 18:08

pcotter Escreveu:Programas para recuperacao logica existem varios, uns melhores que outros.
...

Sim, mas qual foi o que tu usaste só para eu ficar com a tua referência?
Eu na brincadeira acabei de perder 2 anos de trabalho escolar e vou ter mesmo de testar software para resolver este problema.
Já agora,Tretabyte obrigado pela tua referência.

Cumprimentos,
zob.
zob
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pcotter » Quinta Jan 17, 2008 18:44

Sera melhor primeiro dizeres exatamente o que fizeste e qual e o problema! Mas visto que necessitas mesmo dos teus dados, o ideal sera recorreres a alguem profissional. Arriscas-te a piorar a situacao.
Tenho a impressao que o Spildit ficara muito satisfeito em ajudar-te visto que esta ai perto de ti!

E que eu tou bues da longe pa!!! :wink:
"Dum Spiro, Spero"
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor zob » Quinta Jan 17, 2008 19:22

Eu tinha o disco a dar as últimas (Maxtor 250Gb Sata), começou a fazer barulhos estranho, depois parava em andamento assim de repente e mais tarde começou me a reiniciar o pc.

Enquanto não tinha outro disco para fazer backups gravei os docs da escola para DVD´s, e num deles tinha 2 anos de trabalho e nao gravou nada!!!
Não fiz a verificação da gravação, feito burro apenas vi se tinha gravado e realmente mostra lá as pastas mas nao tem nada.

Entretanto comprei um disco novo, fiz backup do resto e formatei normal com o windows sem instalar ou gravar mais nada para o disco antigo, agora vou ter de testar software para ver se resolvo isto.

Qual foi mesmo o que tu usaste? Aquele que te deu 2 recuperacoes bem sucedidas em 3 meses.

Cumps,
zob.
zob
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pcotter » Quinta Jan 17, 2008 21:15

Eu tinha o disco a dar as últimas (Maxtor 250Gb Sata), começou a fazer barulhos estranho, depois parava em andamento assim de repente e mais tarde começou me a reiniciar o pc.

Isto nao e nada de bom... que tipo de barulhos? tipo Click Click clik?
Se assim for, e se realmente queres recuperar os dados, pede ajuda profissional. Qunato mais mexes no disco a testar programas de recuperacao, mais estragas.

Qual foi mesmo o que tu usaste? Aquele que te deu 2 recuperacoes bem sucedidas em 3 meses.

Quando me refiro a estas recuperacoes, refiro/me a discos avariados, que depois de reparados foi possivel recuperar dados.

De referir que raramente uso o disco reparado para recuperar dados, mas sim uma imagem ou clone desse disco.
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=59821

Geralmente uso o WinHex (progrma pago)
http://www.winhex.com/winhex/

ou o PhotoRec http://www.cgsecurity.org/wiki/PhotoRec
programa controverso mas a que me habituei.

Aconselho/te mais uma vez a recorrer a alguem que saiba do que esta a fazer.
Se queres correr riscos, tenta o ultimo programa, mas le atentamente a documentacao.
Va depois nao te queixes.

boa sorte
"Dum Spiro, Spero"
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes