Questões sobre Windows Server 2003

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Questões sobre Windows Server 2003

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Jan 03, 2008 17:44

Para não andar a abrir tópicos por todo o lado, decidi criar este para vos fazer algumas perguntas sobre o Windows Server 2003 que acabei de instalar no meu PC que vai ficar para servidor :P

1ª - Quando ligo a maquina, aparece-me uma lá uma ligação (1394 Connection) mas não tenho internet, então tenho de ligar a ligação de área local, é normal ser assim?

2ª - Andei as voltas para conseguir ligar-me remotamente ao server através do meu PC, mas lá consegui. Aconselham-me a criar uma outra conta para além da de Administrador para estes acessos remotos?

3ª - É "recomendada" a instalação de um antivírus no server? Se sim, qual? (freeware). A pergunta deve ser estúpida, mas prontos, nunca trabalhei no Windows 2k3 server.

4ª - Aquela coisa do IE quando abrimos um site novo que bloqueia e temos de andar sempre a adicionar para cada site novo que visitamos... posso desliga-la ou é recomendável que deixe activo?

Sei que tenho mais duvidas, mas de momento não me estou a recordar :mrgreen: Quando me forem surgindo vou postando aqui.

PS - Se acharem que eu deva ter conhecimentos de algumas coisas digam, como é a primeira vez que ando a mexer nisto, toda a ajuda é bem vinda :D
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Re: Questões sobre Windows Server 2003

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Jan 03, 2008 18:36

Nuno_Martins Escreveu:Para não andar a abrir tópicos por todo o lado, decidi criar este para vos fazer algumas perguntas sobre o Windows Server 2003 que acabei de instalar no meu PC que vai ficar para servidor :P

1ª - Quando ligo a maquina, aparece-me uma lá uma ligação (1394 Connection) mas não tenho internet, então tenho de ligar a ligação de área local, é normal ser assim?

É normal. http://support.microsoft.com/kb/307736

Nuno_Martins Escreveu:2ª - Andei as voltas para conseguir ligar-me remotamente ao server através do meu PC, mas lá consegui. Aconselham-me a criar uma outra conta para além da de Administrador para estes acessos remotos?

O único problema da conta 'administrator' é que o username é conhecido, o que facilita o trabalho de quem queira aceder sem permissão. Se houver muita gente com acesso a essa rede, sim, convém mudar.

Nuno_Martins Escreveu:3ª - É "recomendada" a instalação de um antivírus no server? Se sim, qual? (freeware). A pergunta deve ser estúpida, mas prontos, nunca trabalhei no Windows 2k3 server.

Eu pessoalmente não sou a favor de instalar antivirus em servidores. Mas quando não existe um sistema na rede que analise todo o tráfego, é melhor instalar.

Nuno_Martins Escreveu:4ª - Aquela coisa do IE quando abrimos um site novo que bloqueia e temos de andar sempre a adicionar para cada site novo que visitamos... posso desliga-la ou é recomendável que deixe activo?

Deixa activo, uma vez que um servidor não tem como objectivo navegar na internet.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Jan 03, 2008 18:38

Em principio vou ser só eu a aceder, pelo menos por agora. A não ser que me façam uma invasão à rede :P

Qual antivírus freeware me aconselhas a instalar?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Mercy_PT » Quinta Jan 03, 2008 20:32

AV convém ter pois, dá sempre jeito quanto mais não seja pra depois não se vir a pedir perdão do joelhos ao patrão por ter perdido um documento qualquer que ele mandou de casa por email com mais virus do que letras incluídas. De preferencia portanto um que consiga filtrar o email (caso exista servidor de email a correr)

solução free.....assim de cabeça só me estou a lembrar do clamwin....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Jan 03, 2008 21:21

Obrigado, já instalei o clamwin :)

Em relação ao servidor de e-mail, não tenho. Mas era uma coisa que me gostava de informar. Tipo, eu posso instalar um servidor de e-mail no server 2003 não é? Achas que isso pode trazer vantagens ou nem por isso?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno_Martins » Sábado Jan 05, 2008 18:37

Esqueçam a parte do servidor de e-mail, penso que não me vai trazer vantagens.

Como posso ver quantos e quais user's estão ligados no server?

Em relação ao antivírus, que soluções boas há sem ser freeware?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Jan 07, 2008 10:11

Symantec Endpoint ... a Kaspersky já tem boas soluções para Server ...

Eu uso Endpoint.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Nuno_Martins » Domingo Jan 13, 2008 16:01

Mais uma questão:
Dá para activar alguma definição em que me seja alertado a mim (Administrador) que alguém iniciou/desligou sessão no servidor?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor SkylineGTR » Domingo Jan 13, 2008 16:20

Fresh_fruit Escreveu:Symantec Endpoint ... a Kaspersky já tem boas soluções para Server ...

Eu uso Endpoint.

Não me parece que ele queira soluções empresariais para uma "brincadeira" caseira :P
O ClamWin é porreiro. Completamente gratuito e bastante leve.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Jan 21, 2008 14:15

Nuno_Martins Escreveu:Mais uma questão:
Dá para activar alguma definição em que me seja alertado a mim (Administrador) que alguém iniciou/desligou sessão no servidor?

Alguém sabe uma solução para isto?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jan 21, 2008 15:09

Boas,
dar da, metes o syslog a fazer isso mas digo-te ja que é uma batelada de informação que origina um spam ENORME.
sendo isso um server, o ideal é bloqueares ao máximo os useres de login (de preferência remove-los todos) deixando somente o Administrator com acesso à maquina mas isto será possível conforme a maneira em que tens a tua rede montada e a finalidade do server.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Mar 24, 2008 20:20

Venho aqui com mais uma questão.

Para não andar sempre a fazer login com a conta de Administrador, decidi criar um user e inclui-o no grupo dos acessos remotos.

Agora gostava que me ensinassem como é que eu em Administrador posso bloquear o acesso a um determinado programa a esse user.

Por exemplo o antivírus. Eu quero que o antivírus corra na sessão desse user, mas não quero que o user possa mexer nas configurações do antivírus, como o posso fazer?

EDIT: Há também outra coisa, como posso definir para esse novo user não ter acesso ao adicionar/remover programas ?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Mercy_PT » Terça Mar 25, 2008 10:24

Nuno_Martins Escreveu:Venho aqui com mais uma questão.

Para não andar sempre a fazer login com a conta de Administrador, decidi criar um user e inclui-o no grupo dos acessos remotos.

Agora gostava que me ensinassem como é que eu em Administrador posso bloquear o acesso a um determinado programa a esse user.

Por exemplo o antivírus. Eu quero que o antivírus corra na sessão desse user, mas não quero que o user possa mexer nas configurações do antivírus, como o posso fazer?

EDIT: Há também outra coisa, como posso definir para esse novo user não ter acesso ao adicionar/remover programas ?

A solução simples do acesso ou falta dele aos programas (instalar/remover) será o tipo de profile que atribuis ao utilizador. Se o perfil atribuido for de remote/mobile user ou normal user não precisas alterar nada já que ele não vai poder alterar nada.

Quanto ao AV algumas versão tem opções especificas para bloquear qualquer alteração de quem não seja o administrador, geralmente através de uma consola de administração própria. De resto a solução será a mesma que falei anteriormente dado que um user normal não tem permissões para parar a protecção activa dos AV's (regra geral). Mas lá está depende muito do antivirus em uso.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Nuno_Martins » Domingo Abr 06, 2008 20:11

Mais uma vez aqui para vos chatear :P

Têm conhecimento de um bom tutorial ou documento para instalar e configurar um servidor de e-mail?

Estive a ver um na net (http://www.ilopia.com/Articles/WindowsServer2003/EmailServer.aspx)

Segui tudo o que lá estava mas não ficou a funcionar :?

Só mais duas perguntas:
Existe o Exchange Server para 32bits?
Como é que se pode ver se o Windows 2003 Server é 32 ou 64bits?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes