Ligação à Terra ou não Ligação à Terra eis a questão ...

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ligação à Terra ou não Ligação à Terra eis a questão ...

Mensagempor Mr Anderson » Domingo Fev 03, 2008 20:20

Boa noite,

sou noobie neste forum e queria por uma questão relativa a uma UPS que comprei recentemente.

Comprei uma UPS da MGE 675VA Protection Center, estive a ler muito por alto as instruções da mesma, onde é referido que é obrigatório que a UPS esteja ligada à Terra. O problema é que eu na minha casa não tenho ligação à Terra, pelo menos onde tenciono colocar a UPS.

A minha Dúvida é se mesmo sem ligação à Terra fará algum sentido ligar a UPS à Tomada, ou não devo mesmo ligar a UPS sem Ligação à Terra.
Mr Anderson
Novato
Novato

Registado: Domingo Fev 03, 2008 19:53

Mensagempor JoKeR} » Domingo Fev 03, 2008 23:19

Boas

A UPS tem de estar sempre ligada à tomada, senão não faz grande sentido terem a dita encostada a um canto :P

Agora a questão da terra... Arriscas-te é que a UPS faça uma supressão de picos algo deficiente, para não dizer mesmo inexistente...

Por acaso não sei como funcionam as ligações nos prédios cujas tomadas não tenham terra, mas à partida devem estar preparadas, portanto podes sempre comprar uma tomada com terra e trocar, não é nada do outro mundo ;)
JoKeR}
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 27, 2005 3:43

Mensagempor Mr Anderson » Domingo Fev 03, 2008 23:52

Ok JoKeR} , mas então o único risco de ter a UPS ligada sem ser à Terra é no caso de haver um pico de Tensão, eu correr o risco de a UPS não fazer a supressão desse Pico de Tensão e lixar-me os equipamentos nela ligados.
E por acaso não haverá também o risco da UPS rebentar nessa situação ? Houve alguêm que me disse que como a UPS não estaria ligada em GND e o caso de haver um pico de tensão correria o risco de ela rebentar !

De qualquer forma dizes que mesmo sem GND (Terra) devo ligar a UPS à tomada de parede, mesmo que não fique protegido contra picos de Tensão ficarei sempre protegido no caso de faltar a corrente ou se um disjuntor do quatro disparar ? É Isto ?

Quanto à passagem das tomadas de parede para Terra, gostaria que fosse assim tão simples, mas não estão mesmo preparadas, apenas tenho Phase e Neutro disponíveis. Se fosse assim tão simples até eu ia ao AKI comprava uma tomada instalava e resolvia o problema.
Mr Anderson
Novato
Novato

Mensagempor ghost_matrix » Segunda Fev 04, 2008 13:27

JoKeR} Escreveu:Boas

A UPS tem de estar sempre ligada à tomada, senão não faz grande sentido terem a dita encostada a um canto :P

Agora a questão da terra... Arriscas-te é que a UPS faça uma supressão de picos algo deficiente, para não dizer mesmo inexistente...

Por acaso não sei como funcionam as ligações nos prédios cujas tomadas não tenham terra, mas à partida devem estar preparadas, portanto podes sempre comprar uma tomada com terra e trocar, não é nada do outro mundo ;)

Isso nao é assim tao simples, se nao tem terra, é pk nao está preparada (grande maioria dos casos), logo o que ele pode fazer é puxar cabo terra de algum lado que tenha, por ex a cozinha deve ter.
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Mr Anderson » Segunda Fev 04, 2008 23:07

Correcto ghost_matrix, já me estive a informar com um electricista amigo meu e vamos ter de passar cabo Terra do QE ou da Cozinha para a tomada de parede em questão que não tem GND. Vai dar um trabalhão mas segundo o electricista é fazível... a ver vamos.

De qualquer forma relativamente à UPS, segundo a própria MGE que me contactou por causa desta minha dúvida, indicou-me que o único perigo da UPS não estar à Terra é mesmo no caso de um pico de Tensão que nesse caso não irá proteger os equipamentos nela ligados, mas continuará a proteger contra falhas de Energia como é óbvio.

Surge-me no entanto outra dúvida, é possível colocar uma régua de 6 tomadas antes da UPS ? Tipo directamente na tomada de parede fica a Régua de 6 tomadas e a UPS ficará ligada numa dessas 6 tomadas da Régua? Isto é possível ou ficção Científica , ou simplesmente não faz qquer sentido ??
Mr Anderson
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Terça Fev 05, 2008 10:45

boas

em primeiro lugar, sem dúvida boa decisão a de colocar terra para a UPS,
não é so de picos de tensão e filtragem....
mas sim escoamento de altas tensões geradas por nós... e melhor estabilização no sinal de saída...

quanto à régua...
não tens qualquer problema ...
embora não te aconselho lá ligar muita coisa, apenas coisas simples como um candeeiro
aquecedores e outros equipamentos gulosos.. nem pensar...
avalia com o electricista o diâmetro dos cabos... que estão na parede...

cumps
Editado pela última vez por alr_tech em Terça Fev 05, 2008 15:00, num total de 1 vez.
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Mr Anderson » Terça Fev 05, 2008 13:42

Boas alr_tech,

é isso mesmo que tenciono fazer, a régua antes da UPS vai servir basicamente para um candeeiro um relógio despertador e a própria UPS e mais nada em principio.

Na UPS (refiro-me às tomadas de UPS que protegem de falha de energia + Pico de Tensão) ficaria ligado apenas o PC + Monitor;
e nas tomadas de protecção apenas contra picos de tensão ficaram outros equipamentos como por exemplo a Impressora, PalmPilot, Scanner, e mais alguma coisa que me lembre entretanto.

Já Agora o meu PC é um P4 com uma Fonte de 400W se não me engano e o monitor um CRT 17" LG 775N. Penso que uma UPS 675VA consegue dar conta do recado ? digo eu...

E já agora uma última questão se não for "esticar muito a corda",
tenho um cabo de alimentação da tomada para a fonte do PC e outro da própria fonte do PC para o Monitor. Basicamente o monitor é alimentado pela fonte do PC, (ou seja um esforço maior para a Fonte do PC), de qualquer forma atá à data a fonte do PC tem-se aguentado 5 estrelas. A MINHA Dùvida é se com a UPS poderei continuar a usar este esquema de alimentação sem criar problemas. Eu penso que sim mas gostaria de ouvir uma segunda opinião. E aproveito também para explicar que utilizo este esquema de alimentação porque implica menos cabos espalhados pelo chão, mas se existir algum inconveniente poderei passar para alimentações independentes CRT e PC ao invês de CRT+PC que é como está actualmente.
Mr Anderson
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Terça Fev 05, 2008 15:05

boas

quanto á UPS ela aguenta...
não te esqueças que tens para aí 15 min de bateria...

quanto ao cabo que sai da fonte para o monitor...
não há problema...

é uma ligação em paralelo, logo a fonte não sofre esforço nenhum...
podes continuar a usar....
mas, digo-te já que fontes com essa derivação já não aparecem muito....
mas, qualquer dia compras um TFT e ele já trás o cabo normal..

cumps carnavalescos...
tenho de ir marrar...
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Mr Anderson » Terça Fev 05, 2008 19:25

Agradeço a todos por me terem dado umas "luzes" nestas minhas dúvidas.

Obrigado mais uma vez !
Mr Anderson
Novato
Novato

Mensagempor Mr Anderson » Quarta Fev 27, 2008 23:32

Finalmente já instalei a terra para as tomadas onde estava em falta e a dita UPS, que parece estar a workar 5 estrelas!

Quanto à passagem da Terra não foi tão complicado como eu estava a pensar inicialmente, uma vez que a Terra já estava disponibilizada no QE da casa, eu e o electricista tivemos de passar cabo desde o QE até à zona da casa onde era necessário a Terra.
Duas Horas depois e algumas queimaduras nas mãos resultantes de puxar os cabos, lá concluímos a passagem da Terra para onde eu precisava e sem ser preciso partir parede. Depois foi só carregar a UPS e ligá-la no dia a seguir e instalar o software.

Estou bastante contente com a UPS que comprei;
no meu trabalho utilizamos UPSs industriais desta marca MGE e parecem ser bastante "potentes!" ;)
Já tinha reparado e voltei a confirmar que o suporte técnico da MGE é dos mais eficientes que "anda por aí ". Sei que estou a fazer publicidade, mas se merecem, porque não...

Curiosidade:
Sei que duas das grandes marcas de UPS, (senão as duas maiores) que "andam por aí" são a APC e MGE. Pois bem, para quem ainda não sabia, não vale apena discutir sobre qual a melhor porque as duas fazem agora parte do mesmo grupo, a Schneider Electric. Significa com isto que ao comprarmos APC ou MGE estamos no final a comprar tecnologia inerente às duas marcas, o que me deixa bastante contente.
( http://www.apc-mge.com/ )

Deixo aqui alguns links e screenshots da minha UPS.

Links para MGE UPS Protection Center 675:
http://rasczak.free.fr/ScreenShots/onduleurMGE675.png
http://www.computersenzo.be/index.php?a ... &b=1390&c=
http://images.vnu.net/gb/inquirer/news/ ... e675_3.jpg
http://images.google.pt/imgres?imgurl=h ... T%26sa%3DG

Obrigado a todos neste Forum e Cumprimentos!
Mr Anderson
Novato
Novato

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes