Problema com a fonte de alimentação

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com a fonte de alimentação

Mensagempor DFP » Sábado Fev 02, 2008 15:52

comprei uma fonte silverstone 850W tem 1 rail de 70A e cabos modulares.

Funcionou bem durante cerca de 4 dias até ontem quando por acaso tava mesmo a adormecer, deu um estouro e o disjuntor do quadro disparou ficando sem luz. agora sempre que tento ligar o quadro com a fonte ligada dá-me sempre esse mesmo estouro e a luz vai abaixo.

a minha pergunta é: Tenho a fonte f**ida? :?

Não sei se tem alguma coisa a haver mas tinha ligado o segundo monitor nessa noite quando isto aconteceu.

Ja tentei desligar o maximo de cabos e continua a fazer o mesmo, ate mesmo sem a fonte tar ligada ao computador, apenas à corrente isto acontece.
DFP
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 17, 2007 16:05

Mensagempor jotoa » Sábado Fev 02, 2008 16:11

Se ela dá estouros, não é lá muito positivo.
E se ela tivesse feito isso uma vez, não tinha arriscado ligar mais o computador com ela.

Isso deve ter ido ao ar.
Cheira a queimado?
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor DFP » Sábado Fev 02, 2008 16:22

nao me parece que cheire a queimado, fiquei com a impressao que dispara pq é algum mecanismo de segurança (ou pelo menos espero). Se tivesse avariada era suposto dar sempre este estalo?

nao só dá um estalo como tb dá um clarão atras. 8O
DFP
Novato
Novato

Mensagempor jotoa » Sábado Fev 02, 2008 16:29

É assim, não é muito normal uma fonte começar aos estalos.
Ainda por cima se dizes que dá clarão isso deve tar a dar curto circuitos ou algo do género.

É que se te metes a ligar o PC a isso corres o risco de queimares alguma coisa.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor DFP » Sábado Fev 02, 2008 16:41

ainda bem que guardei a caixa, manual e recibo. segunda vou lá trocar esta porcaria. se calhar 4 rails é melhor.
DFP
Novato
Novato

Mensagempor DFP » Sábado Fev 02, 2008 16:44

acabei agora de ver isto no site da fonte:

My computer will trip the circuit breaker in my house, how do I prevent this?

If your computer is tripping the circuit breaker that means it is drawing too much power from one outlet. Please do the following:

* Please make sure the computer is plugged directly into the wall outlet and do not use extension socket or other multiple outlet extension cords with the computer.
* If the use of extension socket is necessary, avoid combined usage with other higher powered household appliances such as TV, audio amplifier, etc…
* Contact your local electrician for information on how you can upgrade your house to accommodate higher electrical draw.
DFP
Novato
Novato

Mensagempor SammySam » Quinta Fev 07, 2008 0:52

8O não terá sido a tomada (dentro) de tanto aquecer derreteu a proteção dos fios e agora estão encostados!? a fonte acho que só dava um estoiro, digo eu.
Não tinhas/tens muitas "aparelhagens" ligadas na mesma tomada...?
:lol:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor asturmas » Quinta Fev 07, 2008 1:22

Se for isso ele que teste noutra tomada ou mesmo noutra casa..

PS. que maquina tens para necessitares de 850W e um rail de 70A?
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Mr Anderson » Terça Fev 12, 2008 0:18

Boas,

parece-me a mim que o que te disseram até agora em relação à fonte está correctissimo, ou seja, se dá estouros e faz clarões por si só já não é muito positivo. Não arrisques a ligar a fonte novamente ao PC pois caso seja uma avaria na fonte arriscas-te sériamente a fritar mais componentes e perderes dados.

Falaste também que o disjuntor disparou. Quando um disjuntor dispara significa que a zona a que esse disjuntor pertence está com problemas, por isso se tiveres a certeza que o disjuntor que disparou pertence à tomada onde estava ligada a fonte (e a julgar pelos clarões e estouros deve ser...) então e significa que nessa tomada está a ser debitada demasiada corrente em relação à que é permitida pelo teu QE, e neste caso o disjuntor dispara por precaução para evitar danos maiores. Por exemplo, quanto mais equipamentos estiverem ligados numa tomada maior é a corrente "Amperagem", se o somatório da "Amperagem" (corrente eléctrica) de todos os equipamentos ligados nessa tomada exceder o limite para o disjuntor correspondente a essa tomada, então o próprio disjuntor dispara.
Da mesma forma o disjuntor dispara quando um equipamento está com alguma deficiência.
Então perguntas tu, uma vez que o disjuntor dispara sempre nestas duas situaçoes, como é que o disjuntor sabe a diferença quando são muitos equipamentos a trabalharem em simultâneo, e quando é um problema num qualquer equipamento ligado na tomada ? Bem na verdade o disjuntor não faz essa diferenciação. O disjuntor "sabe" apenas que tem de disparar quando a corrente eléctrica exceder o limite pré-estabelecido para esse mesmo disjuntor.
Então já vimos que a corrente aumenta cada vez que se liga mais um aparelho na tomada. Mas como é que a corrente pode aumentar se tivermos um aparelho avariado ou danificado ?? Para explicar isto tenho de dizer que cada aparelho/dispositivo/electrodoméstico,etc. comporta-se como uma resistência, que resiste à passagem da corrente. Se essa "resistência" deixar de existir (porque entretanto ficou danificada) então a corrente vai passar à vontade uma vez que não há lá nada (porque deixou de existir assim que ficou danificado) que provoque resistência à passagem da corrente. Ou seja a corrente eléctrica aplicada a um determinado aparelho, uma vez que não tem nada que resista à sua passagem vai tender para infinito.

Isto porque em teoria e utilizando a lei de Ohm ,

V = R.I em que

V = Tensão em Volts (V),
R = Resistência em Ohms (Ω)
I = Corrente Eléctrica em Amperes (A)

Logo teremos uma equação deste género

V/R = I ou seja I = V/R

Logo se eu disse que a resistência deixou de existir porque o aparelho avariou, e em condições normais esse aparelho comportar-se-ia como uma resistência, mas se avariou, então resistência (R) = 0.

Na equação fica: I = V/0

em matemática qualquer equação que tenha o denominador a zero (0), independentemente do valor do numerador o seu resultado é sempre infinito.

Ou seja neste caso

I = Infinito que é o mesmo que dizer que a corrente é Infinita, também denominado de curto-circuito.

Isto em teoria lá está !

Na vida real o que se passa é que a corrente eléctrica vai aumentar até um ponto que não é permitido pelo disjuntor (ou porque tens demasiados equipamentos ligados nessa tomada ou porque está lá algum equipamento em CC.) e o disjuntor acaba por disparar.

SOLUÇÕES:

1 - Verifica se não tens muitos equipamentos ligados nessa tomada? Se tiveres desliga alguns !

2 - Verifica no QE qual a corrente de corte para o disjuntor em questão, o somatório dos equipamentos ligados na tomada não pode ultrapassar em Amperes esse valor.

3 - Se as duas soluções em cima não resolveram o teu problema então é porque deves ter mesmo algum aparelho em curto-circuito. Vai desligando um a um os equipamentos que estão ligados nessa tomada até o disjuntor deixar de disparar. Quando isso acontecer já sabes qual era o equipamento que estava em curto-circuito.

Good Luck !
Mr Anderson
Novato
Novato

Registado: Domingo Fev 03, 2008 19:53

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes