Squire Escreveu:Adiante, no manual reparei que apenas posso utilizar FSB de 200MHz ou 266 MHz.
Ora, eu fui á BIOS e verifiquei que neste momento tenho o processador com um clock de 2000Mhz, com multiplicador de 15 e FSB de 133/33.
Mas estou confuso...
- Se no manual diz que tenho de utilizar FSB a 200MHz ou 266MHz isso quer dizer que, como tenho o FSB a 133MHz, vou ter de o aumentar até 200Mhz ou até 266MHz?
Mas tambem já li em sites que tem de se multiplicar o valor do FSB por dois para poder fazer a leitura comparada com as memórias que são DDR (Double Data Rate). Sendo assim eu tenho o FSB a 133/33, isso quer então dizer que corresponde a 266 MHz? Sendo assim já não posso, nem tenho que aumentar mais, dado as memórias que tenho?
Quanto ás memórias acho que já ficaste esclarecido pelo link do CR9. Acho é que não ficaste muito esclarecido acerca do resto (FSB e sua relação com o resto dos bus, como as memórias).
Suponho, pelos clocks que apresentas da BIOS, que tenhas um XP2400+. Como todos os Athlon XP, o seu FSB é DDR, daí que multipliques ou dividas o seu valor por 2. Normalmente os fabricantes (boards, cpu's, memórias), suponho que para efeitos de marketing, apresentam o valor mais alto, sendo que no caso do teu processador, é 266MHz, que corresponde a 133MHz "reais", os que te aparecem na BIOS, valor este multiplicado por 15x para obteres os 2000MHz correspondentes ao clock do teu processador. Até aqui acho que já estavas esclarecido também.
A partir daqui, fica sabendo que os valores de bus como os das memórias, pci, agp, pci-e, estão dependentes do FSB. Não precisam é de ser iguais ao FSB, daí que possas usar divisores e consequentemente a velocidade da memória deixa de estar tão dependente do FSB. A questão é que na maioria das vezes não é necessário que a velocidade das memórias exceda a do FSB.
Toma como exemplo a arquitectura EV7 do teu AthlonXP, cujo FSB a 266MHz permite um máximo teórico de transferência de dados a 2100Mb/s. Neste caso, dado que a memória a DDR266 (133MHz) permite a mesma taxa de transferência (2100Mb/s), não é preciso manter os clocks das memórias acima do FSB.
Se fores ver a arquitectura Netburst dos P4, já toma mais partido de velocidades de memória mais elevadas (para isso também se criou o dual-channel), especialmente devido ao seu bus QDR (Quad Data Rate) mas também por detalhes do desenho do core. Nada que não encontres por essa net fora se estiveres interessado em saber mais sobre isto. Mas para já acho que já disse o necessário.
Resumindo, para o teu processador, não tens de aumentar mais. Podes fazê-lo, mas não representa ganho de performance. Podes também aproveitar o facto de teres a memória a funcionar abaixo da sua especificação "ideal" (DDR266 em vez de DDR400) para baixares as latências, e assim ganhar mais performance.

Squire Escreveu:O meu irmão tem um Athlon 64 3000+, com 1 giga de memória dividido por dois slots de memórias uma de 512Mb PC3200 DDR400 e outra 512Mb PC2700 DDR333.
Neste momento ele tem o CPU a trabalhar a 2000 Mhz com multiplicador de 10 e FSB de 200.
- Como já devem ter reparado uma das memórias é mais fraca que a outra, mas isso impede a memória mais forte de obter o seu máximo? isto é estão ambas a trabalhar a DDR 333, embora uma seja DDR400?
Certo. As memórias no seu conjunto funcionam à velocidade da mais lenta.
Squire Escreveu:Outra questão que vos ponho é se existe algum problema o FSB ser superior ao clock das memórias? Como devem ter reparado o FSB é 200 o que significa que neste momento é superior a uma das memórias que o meu irmão tem, a DDR333. Isto é 200 * 2 dá 400 que é obviamente superior a 333.
Isto causa algum problema?
E qual é o ideal? È ter o FSB multiplicado por dois igual ao DDR?
Não há problema em ter a memória a funcionar a uma velocidade mais baixa que o FSB (que nos Athlon 64 não é FSB mas sim HT), mas bom seria pelo menos funcionarem a velocidades iguais, para desempenho próximo do ideal.
Uma nota, não é que faça muita diferença em termos de cálculos, mas atenção que o HT dos A64 funciona de forma diferente de um FSB, ou seja, para obteres o valor "real" do clock do bus, terás de ter em conta o multiplicador do HT e também o facto de ser um bus bilateral.
Espero ter ajudado, e não confundindo ainda mais.
Cumps.