Relação entre FSB e memórias

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Relação entre FSB e memórias

Mensagempor Squire » Sábado Fev 16, 2008 0:48

Oi pessoal,

Eu tenho várias duvidas no que respeita ás memórias e á motherboard.

Eu tenho a motherboard A7V8X-X e comprei 1 giga de memória DDR 400, isto é memórias PC3200. Obviamente antes de comprar as memórias certifiquei-me, através manual, qual o máximo que poderia comprar e o máximo foram as memórias que eu comprei.

- No manual diz que só posso utilizar 2 "banks", mas quer isso dizer que posso utilizar no máximo 2 gigas com duas memórias DDR400?

Esta é uma das questões que gostava que me esclarecessem.

Adiante, no manual reparei que apenas posso utilizar FSB de 200MHz ou 266 MHz.

Ora, eu fui á BIOS e verifiquei que neste momento tenho o processador com um clock de 2000Mhz, com multiplicador de 15 e FSB de 133/33.

Mas estou confuso...

- Se no manual diz que tenho de utilizar FSB a 200MHz ou 266MHz isso quer dizer que, como tenho o FSB a 133MHz, vou ter de o aumentar até 200Mhz ou até 266MHz?

Mas tambem já li em sites que tem de se multiplicar o valor do FSB por dois para poder fazer a leitura comparada com as memórias que são DDR (Double Data Rate). Sendo assim eu tenho o FSB a 133/33, isso quer então dizer que corresponde a 266 MHz? Sendo assim já não posso, nem tenho que aumentar mais, dado as memórias que tenho?

Obrigado pela atenção :)
Squire
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jun 25, 2005 19:46

Mensagempor CR9 » Sábado Fev 16, 2008 10:37

Lê isto: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/429

A A7V8X-X possui três soquetes DDR-DIMM, aceitando até 3 GB de memória DDR266/PC2100. Esta placa tem limitações quanto ao uso de memórias com velocidades superiores a 133 MHz (266 MHz DDR). Utilizando memórias de 200 MHz (400 MHz DDR / PC3200), só é possível utilizar dois bancos. Se o módulo possuir chips de memória dos dois lados, ele é considerado um módulo que ocupa dois bancos, portanto, você poderá utilizar somente um módulo de memória PC3200 e mesmo assim só com processadores com freqüência de barramento de 200 ou 266 MHz DDR. Para memórias de 166 MHz (333 MHz DDR / PC2700) são suportados quatro bancos ou seja, você pode colocar três módulos de memória PC2700 desde que eles tenham somente chips de um lado. Se o módulo possuir chips dos dois lados você poderá colocar somente dois módulos de memória PC2700 nesta placa. Outra limitação é que utilizando processadores com freqüência de barramento de 166 MHz (333 MHz DDR) você só poderá utilizar módulos de memória PC3200 ou PC2700, operando em 333 MHz DDR e não poderá utilizar módulos PC2100 (DDR266), porque eles irão funcionar acima da freqüência permitida causando travamentos. Portanto muito cuidado ao escolher o tipo de memória que irá equipar a A7V8X-X.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor Squire » Sábado Fev 16, 2008 15:06

Obrigado pela ajuda.
Fiquei esclarecido :)

Mas agora pergunto-vos outra coisa.

O meu irmão tem um Athlon 64 3000+, com 1 giga de memória dividido por dois slots de memórias uma de 512Mb PC3200 DDR400 e outra 512Mb PC2700 DDR333.

Neste momento ele tem o CPU a trabalhar a 2000 Mhz com multiplicador de 10 e FSB de 200.

- Como já devem ter reparado uma das memórias é mais fraca que a outra, mas isso impede a memória mais forte de obter o seu máximo? isto é estão ambas a trabalhar a DDR 333, embora uma seja DDR400?

Outra questão que vos ponho é se existe algum problema o FSB ser superior ao clock das memórias? Como devem ter reparado o FSB é 200 o que significa que neste momento é superior a uma das memórias que o meu irmão tem, a DDR333. Isto é 200 * 2 dá 400 que é obviamente superior a 333.
Isto causa algum problema?

E qual é o ideal? È ter o FSB multiplicado por dois igual ao DDR?
Squire
Aprendiz
Aprendiz

Re: Relação entre FSB e memórias

Mensagempor HidEaL » Sábado Fev 16, 2008 16:28

Squire Escreveu:Adiante, no manual reparei que apenas posso utilizar FSB de 200MHz ou 266 MHz.

Ora, eu fui á BIOS e verifiquei que neste momento tenho o processador com um clock de 2000Mhz, com multiplicador de 15 e FSB de 133/33.

Mas estou confuso...

- Se no manual diz que tenho de utilizar FSB a 200MHz ou 266MHz isso quer dizer que, como tenho o FSB a 133MHz, vou ter de o aumentar até 200Mhz ou até 266MHz?

Mas tambem já li em sites que tem de se multiplicar o valor do FSB por dois para poder fazer a leitura comparada com as memórias que são DDR (Double Data Rate). Sendo assim eu tenho o FSB a 133/33, isso quer então dizer que corresponde a 266 MHz? Sendo assim já não posso, nem tenho que aumentar mais, dado as memórias que tenho?

Quanto ás memórias acho que já ficaste esclarecido pelo link do CR9. Acho é que não ficaste muito esclarecido acerca do resto (FSB e sua relação com o resto dos bus, como as memórias).

Suponho, pelos clocks que apresentas da BIOS, que tenhas um XP2400+. Como todos os Athlon XP, o seu FSB é DDR, daí que multipliques ou dividas o seu valor por 2. Normalmente os fabricantes (boards, cpu's, memórias), suponho que para efeitos de marketing, apresentam o valor mais alto, sendo que no caso do teu processador, é 266MHz, que corresponde a 133MHz "reais", os que te aparecem na BIOS, valor este multiplicado por 15x para obteres os 2000MHz correspondentes ao clock do teu processador. Até aqui acho que já estavas esclarecido também.

A partir daqui, fica sabendo que os valores de bus como os das memórias, pci, agp, pci-e, estão dependentes do FSB. Não precisam é de ser iguais ao FSB, daí que possas usar divisores e consequentemente a velocidade da memória deixa de estar tão dependente do FSB. A questão é que na maioria das vezes não é necessário que a velocidade das memórias exceda a do FSB.
Toma como exemplo a arquitectura EV7 do teu AthlonXP, cujo FSB a 266MHz permite um máximo teórico de transferência de dados a 2100Mb/s. Neste caso, dado que a memória a DDR266 (133MHz) permite a mesma taxa de transferência (2100Mb/s), não é preciso manter os clocks das memórias acima do FSB.
Se fores ver a arquitectura Netburst dos P4, já toma mais partido de velocidades de memória mais elevadas (para isso também se criou o dual-channel), especialmente devido ao seu bus QDR (Quad Data Rate) mas também por detalhes do desenho do core. Nada que não encontres por essa net fora se estiveres interessado em saber mais sobre isto. Mas para já acho que já disse o necessário.
Resumindo, para o teu processador, não tens de aumentar mais. Podes fazê-lo, mas não representa ganho de performance. Podes também aproveitar o facto de teres a memória a funcionar abaixo da sua especificação "ideal" (DDR266 em vez de DDR400) para baixares as latências, e assim ganhar mais performance. :)

Squire Escreveu:O meu irmão tem um Athlon 64 3000+, com 1 giga de memória dividido por dois slots de memórias uma de 512Mb PC3200 DDR400 e outra 512Mb PC2700 DDR333.

Neste momento ele tem o CPU a trabalhar a 2000 Mhz com multiplicador de 10 e FSB de 200.

- Como já devem ter reparado uma das memórias é mais fraca que a outra, mas isso impede a memória mais forte de obter o seu máximo? isto é estão ambas a trabalhar a DDR 333, embora uma seja DDR400?

Certo. As memórias no seu conjunto funcionam à velocidade da mais lenta.

Squire Escreveu:Outra questão que vos ponho é se existe algum problema o FSB ser superior ao clock das memórias? Como devem ter reparado o FSB é 200 o que significa que neste momento é superior a uma das memórias que o meu irmão tem, a DDR333. Isto é 200 * 2 dá 400 que é obviamente superior a 333.
Isto causa algum problema?

E qual é o ideal? È ter o FSB multiplicado por dois igual ao DDR?

Não há problema em ter a memória a funcionar a uma velocidade mais baixa que o FSB (que nos Athlon 64 não é FSB mas sim HT), mas bom seria pelo menos funcionarem a velocidades iguais, para desempenho próximo do ideal.
Uma nota, não é que faça muita diferença em termos de cálculos, mas atenção que o HT dos A64 funciona de forma diferente de um FSB, ou seja, para obteres o valor "real" do clock do bus, terás de ter em conta o multiplicador do HT e também o facto de ser um bus bilateral.

Espero ter ajudado, e não confundindo ainda mais. :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Squire » Sábado Fev 16, 2008 16:48

Hideal, obrigado pelo esclarecimento :)

O meu irmão está agora a pensar substituir a memória DDR333 por uma de DDR400, assim ficaria no estado ideal já que o FSB ou o HT dele bateria certo com as memórias.

O problema é que tive a consultar o manual e diz lá que, o "recomendado" é se é para usar dois slots DDR400, então tem de se colocar uma memória "double sided" e outra "single sided", mas nunca duas memórias "double sided" ao mesmo tempo.
Ora isto cria uma problema porque umas das memórias que o meu irmão tem é "double sided" e é logo a DDR400. Sendo assim ele só pode colocar mais uma "single sided" a DDR400.

A minha pergunta é existe á venda memórias "single sided" DDR400 com 512 Mb ou, preferencialmente, 1 Giga?
O que diz no manual é o recomendável, mas por isto entende-se o limite ou o máximo? Quer dizer que se fizermos para alem do recomendável podemos danificar o pc?
Squire
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Sábado Fev 16, 2008 16:58

Qual é a board e o modelo exacto do processador (podes usar o CPU-Z para verificar, no parâmetro "codename" e "revision", no separador "CPU") e motherboard do PC do teu irmão? Pergunto para que se possam saber melhor as limitações do controlador de memória, já que este está no CPU e não na board, como é "normal".

Se bem que, desde já te aviso, não conheço (ou melhor, nunca vi) nenhum módulo de 1Gb DDR single-sided. Não estou a dizer que não há, eu é que nunca vi nenhum :mrgreen:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor Squire » Sábado Fev 16, 2008 17:00

Esqueci-me desse pormenor...

A Motherboard é a K8V-X
O CPU é o AMD Athlon 64 3000+ , Socket 754, ClawHammer
Squire
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Sábado Fev 16, 2008 18:34

Bem, do que eu sei, é possível correr 2 módulos double-sided DDR400 à sua velocidade sem problema com um processador socket 754. No entanto, também sei que havia esse problema com os Newcastle, mas com os Clawhammer nem por isso. :roll: De qualquer maneira, a quantidade extra de memória compensa a falta de velocidade das memórias (cuja penalidade na performance não é assim tanta como parece), portanto vale a pena arriscar, e mesmo que fiquem a funcionar a DDR333, ficas sempre a ganhar. :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor davidjmr » Sábado Fev 16, 2008 19:00

HidEaL Escreveu:Bem, do que eu sei, é possível correr 2 módulos double-sided DDR400 à sua velocidade sem problema com um processador socket 754. No entanto, também sei que havia esse problema com os Newcastle, mas com os Clawhammer nem por isso. :roll: De qualquer maneira, a quantidade extra de memória compensa a falta de velocidade das memórias (cuja penalidade na performance não é assim tanta como parece), portanto vale a pena arriscar, e mesmo que fiquem a funcionar a DDR333, ficas sempre a ganhar. :)

Cumps.

sou eu o irmão!!

desde ja agradeço a rapida resposta e esclarecimentos dados...

surgiu-me outra duvida...

tendo em conta que tenho dois slots com duas memorias :

512Mb PC3200 DDR400 e outra 512Mb PC2700 DDR333.

se comprar uma double side PC3200 DDR400 1gb

que complicações poderei ter? sabendo que ganho em quantidade (2gb) mas nao obtenho a maxima performance desejada. Fica sempre a questao? será melhor 1,5gb a 400 ou 2gb a 333 ??

aqui ponho os dados do meu pc:

se virem algo anormal e para ter atenção digam-me!! porque recentemente um disco foi-se!! e nao sei bem porquê....

obrigado!!

David

aqui vai...

----- [CPU Info] ----------------------------------------------------------------

Property: : Value
Number of CPU(s): : One Physical Processor / One Core / One Logical Processor / 64 bits
Vendor : AuthenticAMD
CPU Full Name : AMD Athlon 64 3000+
CPU Name : AMD Athlon(tm) 64 Processor 3000+
CPU Code Name : ClawHammer
Technology : 0.13µ
Platform Name : Socket 754
Type : Original OEM processor
FSB Mode : ---
Microcode ID : 3A
Type ID : 0
CPU Clock : 2002.57
System Clock : 200.26
Multiplier : 10.00
Original Clock : 2000.00
Original System Clock : 200.00
Original Multiplier : 10.00
Overclock : 0.13%
L2 Cache Speed : 2002.57 MHz
L2 Cache Speed : Full
CPU Family / Model / Stepping : F / 4 / A
CPU Family Ex / Model Ex / Stepping Ex: F / 4 / A
Family Extended : 00
Brand ID : 04
L1 I-Cache : 64 KB
L1 D-Cache : 64 KB
L2 Cache : 512 KB
RDMSR : 0C000000 00000000 000C0C0C 00000200
MMX : Yes
MMX+ : Yes
SSE : Yes
SSE2 : Yes
SSE3 : No
SSE4A : No
3DNow! : Yes
3DNow!+ : Yes
DualCore : No
HyperThreading : No
AMD64 : Yes
NX : Yes
VT : No
PowerNow! : Yes
LongHaul : No
LongRun : No
Architecture : x86

----- [Memory] -------------------------------------------------------

Property Value
Memory Summary
Maximum Capacity : 4096 MBytes
Memory Slots : 3
Error Correction : None
Use : System memory
Maximum Memory Module Size: 1024 MBytes

Device Locator : Slot 1
Serial Number : 00000000
Capacity : 512 MBytes
Memory Type : SDRAM DDR
Speed : PC3200 (200 MHz)
Data Width : 64 bits
Voltage : SSTL 2.5V
Refresh : Reduced (.5x)...7.8 µs
Manufacturing Date : N/A
EPP SPD Support : No

Device Locator : Slot 2
Serial Number : 00000000
Capacity : 512 MBytes
Memory Type : SDRAM DDR
Speed : PC2700 (166 MHz)
Data Width : 64 bits
Voltage : SSTL 2.5V
Refresh : Reduced (.5x)...7.8 µs
Manufacturing Date : N/A
EPP SPD Support : No

----- [Motherboard] ------------------------------------------------------------

Manufacturer : ASUSTeK Computer Inc.
Model : K8V-X
Version : Rev 2.00
Serial Number : MB-1234567890

Chipset Vendor : VIA Technologies Inc
Chipset Model : Apollo K8T800 CPU to PCI Bridge
South Bridge : VT8237 PCI to ISA Bridge
SMBus : VIA Technologies Inc VT8237 PCI to ISA Bridge @0400h

CPU : AMD Athlon 64 3000+
Cpu Socket : Socket 754
Processor Upgrade
Max CPU Speed : 2400 MHz

System Slots : 5 PCI, 1 AGP

OnBoard devices
Video (Enabled) : To Be Filled By O.E.M.

Memory Summary
Maximum Capacity : 4096 MBytes
Memory Slots : 3
Use : System memory
Maximum Memory Module Size: 1024 MBytes

davidjmr
Novato
Novato

Registado: Domingo Fev 12, 2006 12:35

Mensagempor HidEaL » Sábado Fev 16, 2008 19:26

É como disse acima, a quantidade de memória vai compensar o (pequeno) défice de performance por teres a memória a DDR333 em vez de DDR400, portanto... 2Gb :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor davidjmr » Sábado Fev 16, 2008 19:54

HidEaL Escreveu:É como disse acima, a quantidade de memória vai compensar o (pequeno) défice de performance por teres a memória a DDR333 em vez de DDR400, portanto... 2Gb :)

Cumps.

era uma resposta obvia eu sei :) mas mesmo assim insisti!!

pronto ta tudo esclarecido :)

deduzo que esteja tudo bem com o meu pc dado que os settings estao dentro do normal...

:)

optimo

abraços

David
davidjmr
Novato
Novato

Registado: Domingo Fev 12, 2006 12:35

Re: Relação entre FSB e memórias

Mensagempor Squire » Sábado Fev 16, 2008 20:06

Ok compreendido.

Recapitulando o que disseste lá atrás:

HidEaL Escreveu:Toma como exemplo a arquitectura EV7 do teu AthlonXP, cujo FSB a 266MHz permite um máximo teórico de transferência de dados a 2100Mb/s. Neste caso, dado que a memória a DDR266 (133MHz) permite a mesma taxa de transferência (2100Mb/s), não é preciso manter os clocks das memórias acima do FSB.
Resumindo, para o teu processador, não tens de aumentar mais. Podes fazê-lo, mas não representa ganho de performance. Podes também aproveitar o facto de teres a memória a funcionar abaixo da sua especificação "ideal" (DDR266 em vez de DDR400) para baixares as latências, e assim ganhar mais performance. :)

Como neste momento tenho tenho DDR400 e o FSB é 133 o que corresponde a 266 então existe ali uma diferença. Tu dizes que o ideal seria nao haver diferença, então para isso acontecer só tenho duas hipóteses:

- Aumento o FSB para 200. Achas que é praticável?
(Acho que o multiplicador está bloqueado no 15... e o CPU é aquele que disseste, Athlon XP 2400+)

- Diminuir o clock (nao sei se é assim que se diz) das memórias de DDR400 para DDR266. E como é que diminuo? È na BIOS?
(Sei que na BIOS, diz lá "memory clock" ou algo do género, e a seguir diz auto. Mas o auto significa quanto? Quer dizer que neste momento está a trabalhar a DDR266 devido ao FSB ser o mesmo valor e nesse caso está na situação ideal, ou então está a trabalhar a DDR400 e assim tenho de alterar?)
Squire
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Sábado Fev 16, 2008 21:15

FSB para 200MHz? Faz lá as contas para veres quanto é que isso daria e depois diz-me tu se achas que é praticável. :wink: Se tivesses o multiplicador desbloqueado era outra história...

Na BIOS, se diz AUTO, o mais provável é estar a DDR333 ou 266 (eu tenho um PC exactamente com a mesma board e processador também com DDR400 e faz DDR333). Mas para confirmares a velocidade que tens agora na RAM, usa o CPU-Z, e vê o separador memory. Na BIOS, se puseres DDR266 tens sincronia com o CPU. Podes baixar as latências para melhor performance... Mas vais precisar de um bocado de paciência para pôr isso estável. Lê os inamovíveis na secção de overclocking, e boa sorte :wink:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor Squire » Sábado Fev 16, 2008 22:03

Imagem
Imagem

Pelo separador Memory não dá para ver muita coisa.
Mas vendo o separador SPD dá para ver que o latency bate certo com o que está no separador Memory o que quer dizer que as memórias estão a funcionar a DDR400. È essa a interpretação?
Squire
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Sábado Fev 16, 2008 22:10

O CAS bate certo, mas o resto das latências não. De qualquer maneira o mais provável é estar mesmo a DDR400. O que tens agora a fazer, quanto a mim, é definires DDR266 na BIOS e ires baixando as latências e testando... Está tudo nos inamovíveis de overclocking :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante