[duvida] passos necessários para saber programar

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

[duvida] passos necessários para saber programar

Mensagempor Carlos_Silva » Sábado Fev 16, 2008 18:34

Olá a todos.

Estou com vontade de começar a aprender a programar mas não percebo nada disso (programar mesmo, tipo não é programar para web). Gostaria que me ajudassem e me indicassem por onde devo começar.

Devo iniciar-me já numa linguagem? Ou devo primeiro perceber a lógica da programação?

Eu já experimentei o VB 2008 mas não saía nada de jeito dali.

Gostaria de saber se me podem ajudar ... a começar do zero ... sem bases nenhumas ... indicar-me ... o melhor compilador para criar o programa ... a linguagem que melhor se adapta a quem nunca programou ... coisas desse género ...

É que num futuro bastante próximo ... vou ter mesmo que saber disto ... e convinha ... levar algumas bases ...

Cumprimentos.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 28, 2007 14:34

Mensagempor asturmas » Sábado Fev 16, 2008 18:50

pascal sem duvidas nenhumas para começar..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Carlos_Silva » Domingo Fev 17, 2008 0:20

E com que compilador ...

Pf ajudem-me pk sou mesmo novo nestas andanças ...

cps.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor asturmas » Domingo Fev 17, 2008 0:54

Eu uso o turbopascal mas existem deles aos montes..
Primeiro que tudo tens de perceber o que é em algoritmo e começar a pensar nas coisas na nossa linguagem antes de avançares pro dito pascal.
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Carlos_Silva » Sábado Fev 23, 2008 0:32

Ola'.

Já comecei a iniciar-me nisto ... mas, fica aqui uma dúvida ... PASCAL so' em linha de comandos ... não existe interface gráfica?

Poe parecer pergunta estúpida, mas os exemplos que vi baseavam-setodos em linhas de comandos ... tipo criavas o programa, compilavas e depois o .exe abria linhas de comandos ... Pascal ñ permite interface gráfica?

Cumps.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Triple » Sábado Fev 23, 2008 0:51

Programar para web é tanto considerado programar como programar aplicações.

Se queres começar a programar qualquer uma de alto nível serve, Pascal, C, VB, C#, Delphi (Object Pascal). Basta antes teres algumas noções de algoritmia (pseudo-codigo e fluxogramas) e depois é só aplicar a sintaxe da linguagem escolhida.

Se pretendes aplicações com interface gráfica e te estás a iniciar Visual Basic ou Delphi são ambas opções a considerar.

Cumps
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27

Mensagempor Kayn » Sábado Fev 23, 2008 14:52

Programar pode ser dividido em varias partes.

A primeira, é pensar no que queres fazer.

Depois, convem estruturar o que queres fazer por passos. Ou seja, como é que vais fazer. É aqui que entra a algoritmia, embora se o programa for simples, este passo tenha tendencia a ser passado a frente. Em projectos de maior dimensao é fundamental.

Por ultimo, é escrever código. Esta é a parte mais conhecida da programação. Sinceramente, eu aconselho a comecar logo por uma linguagem corrente, tipo C++.

C++ deve ser das linguagens mais usadas hoje em dia, e este facto é justificado por todas as caracteristicas que fazem dela uma boa linguagem.

Embora nao seja "perder tempo" com outra linguagem qualquer (fica-se sempre com uma boa noçao da coisa) eu sugiro começar logo pela "melhor".

Se lhe pegares a serio, eventualmente has-de querer programar C e assim nao tens que passar por nenhum processo de transição e habituação.
É uma coisa que me custa um bocado quando tenho que escrever codigo noutra linguagem.

Ha muitos tutorials pra começar pela net, pesquisa um bocadinho. O google ta cheio deles.

Visual C++ é a alternativa paga (ou nao).
Como alternativas gratuitas tas cheio delas. MinGW, Dev C++, etc.

Eu tenho usado o Dev C ultimamente. Levezinho e cumpre bem a função.

PS: Como foi dito, programar "para web" tem tanto de programacao como qualquer outra linguagem. PHP e Java sao bons exemplos.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Carlos_Silva » Sábado Fev 23, 2008 14:55

Ok. Obrigado.

Mas a minha questão é, PASCAL permite criar aplicações com interface gráfica?

Cumps.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor m.offspring.r » Sábado Fev 23, 2008 15:21

Pascal daquilo que conheço e so via linha de comandos.
m.offspring.r
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 15, 2008 19:19

Mensagempor Triple » Sábado Fev 23, 2008 17:37

Carlos_Silva Escreveu:Ok. Obrigado.

Mas a minha questão é, PASCAL permite criar aplicações com interface gráfica?

Cumps.
Sim... é bastante limitada mas permite e sei que não é isso que pretendes.

Quando falei em Delphi era para ires pesquisar sobre ele, e se fosses pesquisar vias que Delphi (Object Pascal) é uma evolução de PASCAL como tudo aquilo que pretendes.

Cumps
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Fenrir » Segunda Fev 25, 2008 10:14

Devias ter algo em mente que queiras criar. Ajuda a escolher a linguagem.

Se queres um interface web, uma página web. Aprende xhtml. Se queres meter base de dados ao barulho, aprende mysql e php. E ao mesmo tempo podes aprender javascript.

Se queres simplesmente criar formulários windows, instala o visual studio express, e aquilo é super simples. Programar em C# ou Visual Basic (yuk!).

Se pretendes algo visual, é o que acima aconselhei.

Se tivereres alguma dúvida no que aconselhei, pergunta, também posso ajudar-te no inicio, apesar que deves googlar antes de fazer as perguntas.

Cumps
[[]]
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor Triple » Segunda Fev 25, 2008 18:03

Iniciar-se na programação com XHTML? :roll:
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Fenrir » Terça Fev 26, 2008 11:26

XHTML é pouco mais que HTML bem formatado.

Não me vais dizer que é complicado ? ;D
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor Dioguex » Terça Fev 26, 2008 11:32

Bem, um tópico que eu andava mesmo a procura. Sou mesmo um 0 a programação não sei nada, nem nunca gostei. Mas está na altura de começar aprender, tipo, sozinho. Vou comprar o livro de C (não sei qual é mas tem um C azul grande na capa :P) e quero ver se aprendo um bocado. A minha grande dúvida é que compilador usar, e também a parte de algoritmia, acham que consigo perceber essa parte, através do livro de C?

Cumps
Dioguex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 26, 2007 10:21

Mensagempor alr_tech » Terça Fev 26, 2008 12:16

boas

procura livros que indicam introdução à programação ou falem de algoritmia...
alguns livros de C trazem uma introdução à algoritmia...

embora o C seja uma linguagem boa, é também aquela que necessita de bom estudo...

o VB, nos seus diversos formatos é mais simples para que quer programar com um ambiente bastante simples e fácil ed compreender...
embora tb viciante...
a interface gráfica é optima mas cria vicios terriveis...

pegas depois em PHP ou C em linux e não tens aquele IDE todo giro que te dá as indicações todas e um tipo desespera...

Delphi, é bom, embora seja uma linguagem (que foi aproveitada do PASCAL) já pouco usada...
tem tb um IDE, desconheço se para LINUX tb existe um
O Pascal já não é desenvolvido... embora seja tb uma boa linguagem estruturada para se iniciar na programação (na Faculdade foi essa que dei em Introdução à Programação..).... o turbo pascal tem interface gráfica incluida, embora pense que seja só para o mundo Windows (tou errado ?)

bom estudo e boa sorte

já pensaste fazer um curso?
existem empresas que dão cursos de iniciação à programação e não são assim tão caros como isso...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Próximo

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante