[duvida] passos necessários para saber programar

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Dioguex » Terça Fev 26, 2008 12:30

Bem, eu já pensei num curso mas agora é impossível, tipo, a nível de trabalho tem sido muito duro. Também já me foi dito por vários programadores que a melhor maneira de aprender programação é sozinho, visto que cada um tem os seus vícios, e sozinhos ganhamos os nossos, não sei se será bem assim. Só que neste momento vai ter que ser mesmo por auto estudo nas horas vagas. Eu já programei em Pascal (iniciação) e em C, em Pascal, dei-me muito bem, entendia aquilo, em C devido a factores externos, tive grande dificuldades e não percebi, então desinteressei-me pela programação. Por acaso nunca pensei muito em ligar-me a programação em Web, visto que eu quero aprender, só mesmo para saber mais, nunca para trabalhar em programação, porque sou Administrador de Rede, e não penso em mudar, só quero mesmo saber mais um bocado de uma área que me é completamente estranha.

Alr_tech, muito obrigado pela tua resposta, vou procurar livros para introdução a algoritmia, e depois vou estudar um pouco de C, porque segundo muita gente é das linguagens mais “gerais” certo?

A minha dúvida agora é saber que compilador de C deva usar? Isto só mesmo para exemplos práticos, nada demais. E será que posso usar no Windows vista esse mesmo compilador?

Mais uma vez obrigado.

Cumps
Dioguex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 26, 2007 10:21

Mensagempor SkylineGTR » Terça Fev 26, 2008 12:46

Dioguex Escreveu:A minha dúvida agora é saber que compilador de C deva usar? Isto só mesmo para exemplos práticos, nada demais. E será que posso usar no Windows vista esse mesmo compilador?

Dev-C++
http://www.bloodshed.net/devcpp.html

Code::Blocks
http://www.codeblocks.org/

Apenas alguns exemplos.
Quando andava na univ. programa em C em Linux. Apenas com o compilador, um editor de texto (gedit) e a consola. Simples e prático ;)
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Dioguex » Terça Fev 26, 2008 12:54

SkylineGTR, muito obrigado! ;)
Dioguex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 26, 2007 10:21

Mensagempor Triple » Terça Fev 26, 2008 19:13

Fenrir Escreveu:XHTML é pouco mais que HTML bem formatado.

Não me vais dizer que é complicado ? ;D
XHTML não é "pouco mais que HTML bem formatado", XHTML é quando HTML sofre uma restructuração baseada nas regras de XML de modo a criar uma maior compatibilidade entre vários dispositivos.

Mas como o proprio nome indica não é uma linguagem de programação e era ai que queria chegar... eXtensible Hypertext Markup Language.

Cumps
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27

Mensagempor Fenrir » Quarta Fev 27, 2008 11:07

Triple Escreveu:

Não me vais dizer que é complicado ? ;D
XHTML não é "pouco mais que HTML bem formatado", XHTML é quando HTML sofre uma restructuração baseada nas regras de XML de modo a criar uma maior compatibilidade entre vários dispositivos.

Mas como o proprio nome indica não é uma linguagem de programação e era ai que queria chegar... eXtensible Hypertext Markup Language.

Cumps

Lá vamos a esta velha discussão.... XHTML é HTML bem formatado, que usa as mesmas regras do XML, pq o XHTML pode ser visto como um documento XML.

Tens que ter umas tags no inicio d'acordo com as regras, e tens que ter as tags com um formato conciso. Nada que cause a minha frase como estando errada.

Não é uma linguagem de programação precisamente dita, é para formatar um layout claro.
Referia-me a utilizar xhtml, para depois usar js ou vbs. E posteriormente Linguagens dinâmicas do lado do servidor.

É visualmente estimulativo, e julguei que era isso que ele queria.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor Triple » Quinta Fev 28, 2008 18:07

Esta afirmação não dá nenhuma noção de XHTML.

O objectivo do autor do tópico é aprender a programar, pode ser essencial a um programador web saber XHTML mas não é a partir dele que se "salta" para linguagens de programação ou se aprende seja que noção for sobre programação.

Se alguem quiser aprender JavaScript ou VBScript como dizes não é imperativo saber XHTML.

Como disse antes, algoritmia e de seguida qualquer linguagem de alto-nível.

Com isto não quero dizer que não saibas o que é XHTML nem que é completamente inutil sabê-lo, pelo contrário, pelas razões que disse acima é bastante importante!

Cumps
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Fenrir » Sexta Fev 29, 2008 15:19

Como ele deu a entender que gostava de algo visual, eu sugeri o XHTML, que por sua vez utilizas JS. É simples.

Se ele quer aprender a programar hardcore, pá digo arranja uma distro linux, e começa com C. E pq digo uma distro Linux? Porque eu sou da opinião que é um SO mais para programadores. É uma opinião apenas.

Mas como é mais facil aprender algo quando se vê algo visual, é o que eu disse. Ou então .NET, e começar com C# , ou VB.

Eu pessoalmente na universidade, começei com C, depois C++, Java, etc... etc ...
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor Triple » Sexta Fev 29, 2008 18:50

Fenrir Escreveu:Como ele deu a entender que gostava de algo visual, eu sugeri o XHTML, que por sua vez utilizas JS. É simples.

Se ele quer aprender a programar hardcore, pá digo arranja uma distro linux, e começa com C. E pq digo uma distro Linux? Porque eu sou da opinião que é um SO mais para programadores. É uma opinião apenas.

Mas como é mais facil aprender algo quando se vê algo visual, é o que eu disse. Ou então .NET, e começar com C# , ou VB.

Eu pessoalmente na universidade, começei com C, depois C++, Java, etc... etc ...
Uma página com XHTML e JS passa a ser DHTML, e só se combina XHTML com JS quando se pretende algo especifico, logo se ele fosse aprender XHTML como não tem qualquer objectivo iria ficar por ai e sem qualquer noção de programação.

Se ele deu a entender que queria construir aplicações com interface visual porque manda-lo aprender XHTML? Quanto muito sugerir um IDE como já foi feito. :roll:

C é Hardcore... :lol:

E arranjar um distro de Linux só para programar em C? Só mesmo pelo facto de trazer o compilador incluido, senão não vejo qualquer outra razão aparente. :roll:
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alfatek » Sexta Fev 29, 2008 19:37

Uma questão sempre interessante: por onde começar a programar?

Como eu já não me lembro como comecei a programar vou dar uma opinião baseada na minha experiência com várias linguagens de programação.

Antes de mais começar por uma linguagem de "jeito". Não concordo com começar por Pascal ou C... C é mto complicado e (quase) inutil para um engº d software e Pascal é... tipo... inutil... Se queres usar Pascal mais vale programar em "pseudo-código" em papel.

Para começar, podes optar pelas linguagens "mãe": Java e C#/C++. São as mais usadas, um pouco complicadas para começar (dado serem tão completas) mas não é impossível começar por aí.

Se queres começar por uma linguagem + simples, experimenta Python. É muito recomendada para iniciados mas é uma linguagem usada para aplicações reais e é bastt interessante.

Por outro lado eu pessoalmente acho piada a programares e rapidamente veres resultados. Daí também poder recomendar PHP + Mysql + HTML para se começar... PHP é muito simples, obriga-te a ter rapidamente noções de bases de dados e sempre podes fazer coisas úteis e que podes mostrar às pessoas.

Mais do que isso, recomendo-te ires ver o site das Universidades, ver a página das cadeiras de programação e aprender por lá. Por exemplo na UCoimbra tens muito material a que podes aceder online: www.dei.uc.pt (repara que dá para ver os arquivos das cadeiras de anos anteriores!)

Concluindo, acho que te recomendava Python ou em alternativa Java / C#
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Red_Beret » Sábado Mar 01, 2008 9:41

alfatek Escreveu:
Antes de mais começar por uma linguagem de "jeito". Não concordo com começar por Pascal ou C... C é mto complicado e (quase) inutil para um engº d software e Pascal é... tipo... inutil... Se queres usar Pascal mais vale programar em "pseudo-código" em papel.

Para começar, podes optar pelas linguagens "mãe": Java e C#/C++. São as mais usadas, um pouco complicadas para começar (dado serem tão completas) mas não é impossível começar por aí.

Não concordo contigo. Acho que antes de passar para os objectos (.net, etc, que são linguagens de programação rapida, em que é dificil aprender realmente a programar decentemente), deves passar pelas linguagens de programação estruturada (recomendo o C, que é das poucas que ainda são bastante usadas (ou COBOL se tiveres uma mainframe em casa :D ) )

Depois passas para os objectos, em que ja consegues fazer umas coisas mais giras (.net ou java, por exemplo). (mas tudo o que fazes nessas tb fazes em C, se tiveres maozinhas :D )

Ja agora, atras houve alguem que disse que ia comprar um livro de C que tinha um C azul grande na capa. Se for o do Luis Damas, é bastante bom para começar, e aqui penso que a opinião é unanime pois muita gente começou com ele :)
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor alfatek » Sábado Mar 01, 2008 17:31

Red_Beret, desculpa, mas sou fortemente contra começar por C :) Entendo a tua lógica mas C é, para mim, das piores linguagens para se começar. Tem conceitos complicados (ponteiros), tem poucas "ajudas", é muito low-level, etc...

De todas as linguagens que eu vi pessoas a aprender, tirando as linguagens muito esquisitas (lisp, scheme, etc), C foi a mais complicada das pessoas aprenderem e dominarem.

Mas compreendo a lógica. Daí recomendar que se aprenda com Java ou C# mas ignorando os objectos, com algumas dicas é possivel ter só 1 classe, e nem se perceber o que raio é aquilo...

Por acaso não tenho ideia que aprender linguagens orientadas a objectos seja complicado. É complicado programar bem, organizar bem e entender conceitos mais complexos: heranças, polimorfismo, etc. Mas a base até é fácil de explicar.

Anyway, C é que não. Python pelo menos :)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor jpaulino » Quinta Abr 17, 2008 9:38

Conheço várias pessoas que iniciaram pelo vb.net (ou C#) e estão a adorar. É simples mas no entanto é preciso perder algumas horas (umas boas horas) para que as coisas funcionem.

Mas a minhã opinião é que o VB.NET é muito bom para inicar e tem bastantes wizards que ajudam imenso para quem começa.
http://vbtuga.blogspot.com/
(VB.NET, ASP.NET, VB6 e VBA)
jpaulino
Novato
Novato

Registado: Quinta Abr 17, 2008 9:31

Mensagempor alr_tech » Quinta Abr 17, 2008 9:51

boas

a meu ver, para iniciar em programação e entender os conceitos iniciais de programação estruturada, sem dúvida que o C é uma boa linguagem....
embora, para usar de um modo mais evoluido e profissional, obrigue a muito estudo e trabalho...

para quem tem pressa, não existe nenhuma...

o VB simples não as novas versões, serve para cedimentar experiência, embora se deva evitar em fazes iniciais usar os wizards...

wizards, são sem dúvida estes os maiores responsáveis pelo maus hábitos de programação que muitos têm..

o .NET embora seja uma evolução, torna os hábitos de programação muito MS...

vão por mim, um tipo habitua-se há boa vida e depois pega em PHP e uf...
até começar a (re)aprender os truques...

bém,, estudem e boa sorte
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor jpaulino » Quinta Abr 17, 2008 9:59

alr_tech Escreveu:boas
o VB simples não as novas versões, serve para cedimentar experiência, embora se deva evitar em fazes iniciais usar os wizards...

wizards, são sem dúvida estes os maiores responsáveis pelo maus hábitos de programação que muitos têm..

o .NET embora seja uma evolução, torna os hábitos de programação muito MS...

Concordo plenamente que os wizards são um mau, aliás um pessímo, hábito. Eu na verdade nunca utilizo os wizards mas no entanto para os primeiros passos e para se ver as potencialidades do software é bom.

Apenas para isso porque também são limitados.
http://vbtuga.blogspot.com/
(VB.NET, ASP.NET, VB6 e VBA)
jpaulino
Novato
Novato

Registado: Quinta Abr 17, 2008 9:31

Mensagempor NLS___87 » Sábado Abr 19, 2008 4:18

Dioguex Escreveu:Bem, um tópico que eu andava mesmo a procura. Sou mesmo um 0 a programação não sei nada, nem nunca gostei. Mas está na altura de começar aprender, tipo, sozinho. Vou comprar o livro de C (não sei qual é mas tem um C azul grande na capa :P) e quero ver se aprendo um bocado. A minha grande dúvida é que compilador usar, e também a parte de algoritmia, acham que consigo perceber essa parte, através do livro de C?

Cumps

Um livro branco/cinzento com um C azul na capa? Esse é bom...

Acho muito bem começares com C, é uma excelente linguagem, foi também a minha primeira linguagem, apesar de antes já ter feito umas tentativas á sorte com o MS qBASIC e o MS VisualBasic, LOL!

Além de ser uma linguagem muito forte, em que tanto podes fazer um programazico de m*rda fácilemente, pode crescer e fazeres aí um sistema operativo, por exemplo, e então para dispositivos embutidos, isto é, microcontroladores, ou é C ou é Assembly!

Assembly, já não, visto que é muito difícil para pessoas como tu fazerem estruturas... e então para apanhar um bug... horrível!

Recomendava-te sacares o Dev-C++ se queres desenvolver em Windows, mas o perfeito talvez seria o vi (ou gedit, ou kate, ou emacs, ou o que quiseres) e o gcc com a glibc no Linux.

@alfatek, não sei porque é que o C é complicado, LOL! Por teres de escrever ";" no fim? Ou porque, ao contrário do VB, ser preciso defenir as variáveis, saber usar malloc's, etc.?

Acho que não há razão nenhuma para ter medo do C, aliás, acho que começar por C é uma boa maneira de depois não ficar com vicios, já que a maior parte das novas e mais avançadas linguagem são baseadas na sintaxe do C, como o standard da indústria: C++, Java, Ruby, etc...

Além disso, como sysadmin, o Carlos Silva, possivelmente, vai gostar de ver o código fonte da maioria dos seus programas (se usar OSS) e de poder alterar os programas (i.e. se se entender no meio deles, LOL).

Recomendo também este site: http://paginas.fe.up.pt/~fjr/ensino/20052006/progr.html

Aliás, ver bem esses slides e exercícios, e usar bastante este site: http://www.cppreference.com/ como referencia, e vais ver que depois é só a transição natural para C++ e depois é só mandar vir que nada te meterá medo...

Contudo, se vais começar, esquece a GUI... Isso são coisas muito complicadas para um programador "a sério"...
NLS___87
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jun 30, 2006 21:47

Anterior

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes