Transferir dados para exterior da rede

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Fev 28, 2008 16:27

Pessoal esqueçam os posts acima. Agora preciso de uma solução mas não para aquele disco externo através de FTP.

Preciso de um método que me permita aceder aos dados que eu tenho no meu servidor (win server 2003). Os dados têm de dar para ser acedidos pelo exterior da rede.

Quando digo aceder aos dados, refiro-me a dar para copiar/colar dados do servidor para o exterior da rede e o contrário.

Tenho preferência por um método que não seja necessário instalar nenhum software no cliente.

PS - Tenho já criado um host no DynDNS para acessos remotos, não sei se pode ajudar.

Se não me expliquei bem digam.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Fev 28, 2008 16:37

Bom para aceder a ficheiros num servidor, basta instalares um servidor ftp. Sentes-te à vontade com isso? No cliente, podes aceder por browser se não quiseres mesmo instalar nada.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Fev 28, 2008 18:42

KrIaXPaTaLa Escreveu:Bom para aceder a ficheiros num servidor, basta instalares um servidor ftp. Sentes-te à vontade com isso? No cliente, podes aceder por browser se não quiseres mesmo instalar nada.

Cumprimentos,

KrIaX.

Não. Pelo menos não estou a ver como se faz. Consegues-me ajudar?

Eu já tinha tentado ligar o meu disco externo ao router, mas de fora da rede nunca conseguía aceder, não sei se é por causa da velocidade de upload :?

Mas de qualquer forma estou disposto a experimentar como dizes :)

EDIT - Entretanto encontrei isto: http://support.microsoft.com/kb/323384

Segui os passos que estão no link acima, o servidor FTP já funciona, agora só me falta saber como ponho aquilo a dar para fazer transferências para fora da rede.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor wolf » Quinta Fev 28, 2008 19:39

Boas tens de redireccionar as portas no router se queres ter dois servers de ftp na mesma rede tens de dizer ao router como distingui los, o disco deixa ficar na porta 21 que deve ser a default e pões o pc na outra porta tens é de ir ao router e dizer para onde ele vai quando chegar o protocolo ftp na porta x ou na porta y.

exemplo: ftp://dydns:portaX vai para ip xxx.xxx.xxx.xxx
ou ftp://dydns:portaY vai para o ip xxx.xxx.xxx.xxy

atenção que portay ou portax são números apenas coloquei assim para saberes que têm de ser diferentes
por exempolo portaXpode ser 21.

entendes

depois tens de ir ao server e configura-lo para trabalhar nessas portas. e abrir também as portas necessárias na firewall que uses no pc, quanto ao disco não sei se ele tem firewall por isso verifica.

quanto a teres dito que se não tivesses aberto as porta 21 no router o ftp não funcionava isso não é verdade ele funciona dentro, porque o router faz o redirecionamento por ip e não precisando de portas como quando vem da net que precisa de um mach para o ip interno para saber para o qual ip vai e também porque na minha rede interna tem um servidor ftp interno e não mexi nas portas do router para ser possível aceder a esse server apenas abri as portas na firewall do pc.

Sem mais espero ter ajudado
Editado pela última vez por wolf em Quinta Fev 28, 2008 19:47, num total de 1 vez.
::--->> Wolf <---::
wolf
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 22, 2005 8:34

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Fev 28, 2008 19:45

Amigo, acho que ainda não entendes-te... a questão agora já não é relacionada com o disco externo por FTP. Mas sim com todos os dados que tenho dentro do servidor.

Ou então fui eu que não percebi o que queres dizer...
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor wolf » Quinta Fev 28, 2008 20:03

Nuno_Martins Escreveu:Amigo, acho que ainda não entendes-te... a questão agora já não é relacionada com o disco externo por FTP. Mas sim com todos os dados que tenho dentro do servidor.

Ou então fui eu que não percebi o que queres dizer...

Mas tu não disses-te que querias usar ftp no servidor também?

devido a teres o disco a usar ftp na porta 21 tens de colocar o server/PC a usar ftp noutra porta para que o router possa saber para onde encaminhar as coneções que vêm do exterior. porque basicamente o router só sabe para onde ir se lhe disseres.

No interior da tua rede não há problema teres dois server (maquinas diferentes) na mesma porta porque vais aceder por ip ou nome da maquina se o teu router tiver dns interno agora quando a conecção vem de outra rede como é a internet ele não sabe para onde ir.
wolf
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Fev 28, 2008 20:16

Hummm, agora fiquei um bocado à nora. :?

Mas ok, diz-me então assim mais por miúdos o que eu tenho de configurar, sff :lol:
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor wolf » Sexta Fev 29, 2008 10:30

deixas ficar o ftp do disco como está se já tiveres aquilo configurado,

Agora na parte do servidor que vais colocar no teu pc vais a parte de configuração do FTP e escolhes qual a porta em que o servidor de ftp vai ficar a escuta por exemplo 9000,

de seguida vais ao teu router e abres a porta 9000 e colocas essa porta no router a apontar para o teu servidor, não sei como se faz pois não sei qual o teu router.

depois para aceder ao server ftp do teu servidor escreves

ftp://dyndns.pt:9000
em que o dyndns.pt é o endereço do dyndns que escolhes-te.

e como o teu router sabe que comunicações pela porta 9000 com o protocolo ftp são para ir para o teu servidor, já tens acesso do exterior.

tem também atenção que o teu ip no dyndns tem de ser actualizado mas isso tens de ver tu como se faz,mas se tiveres conecção sapo e tiveres a parte do dyndns activa já não precisa pois o próprio isp faz isso.
wolf
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Nuno_Martins » Sábado Mar 01, 2008 1:25

Bem vou ver se consigo fazer um ponto da situação com mais informação para ver se me conseguem ajudar a resolver isto.

1- Configurei o servidor ftp, aqui fica um prt screen com as propriedades:

Imagem

2- Configurei a firewall do Symantec Endpoint Protection com as regras que podem ver na imagem:

Imagem

3- Configurei no router para a porta 21, tal como atribui no servidor ftp e também para o IP do servidor (192.168.1.1), como também podem ver na imagem:

Imagem

4- Agarrei no Filezilla e testei a ligação "interna" só com o IP do servidor, ficou a funcionar, como podem ver na imagem:

Imagem

5- Outra vez com o Filezilla fui testar a ligação "externa" com o host que tenho no DynDNS (nuno-server.mine.nu), como podem ver, não dá:

Imagem

Já pedi para me experimentarem isto de fora da rede através de browser e não funciona.
Estou mesmo à nora e não sei do que possa ser :?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Terça Mar 04, 2008 8:51

Ok, por detrás de um router a coisa complica ainda um pouco mais. Vais ter que configurar o servidor para modo passivo, ou seja, além da porta (no teu caso a 21) que vai receber ligações, tens que definir um range de portas para tratar cada ligação individualmente.

No caso do IIS, ele por defeito já está definido para trabalhar com modo passivo, nas portas 1024 até 5000. Podes simplesmente (em principio) abrir estas portas no router (verifica aí onde diz port triggering - deve dar para colocar um range), além da 21, e já deves conseguir aceder de fora (o cliente continua a ligar-se na porta 21, modo passivo, o resto é feito automaticamente).

Apesar de ser microsoft, IIS n é a melhor opção para te iniciares nisto. Provavelmente o filezilla server ser-te-ia bem mais intuitivo.

Vai postando aqui novos updates.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Mar 04, 2008 12:56

Experimentei com isso e não consegui com que funcionasse. E para além disso a minha ligação à net estava sempre a ir abaixo :?

Bem, mas passando à frente...
Eu já tinha pensado usar o Filezilla, não é a opção que mais me agrada, mas acho que agora já me é mais indiferente.

Para isso tenho de usar o Filezilla Server no servidor e o Filezilla Client no PC do cliente, certo?

Eu já uma vez instalei o Filezilla Server, só que aquilo aparece-me lá uma janela após a ligação, que eu não sei como configurar :?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

lol

Mensagempor vala » Terça Mar 04, 2008 14:29

eu tb tenho esse router e não tenho problemas desses, tenho um wd my book 500 gb e uma impressora e esta 5*
vala
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 19, 2007 10:25

Mensagempor Mercy_PT » Terça Mar 04, 2008 15:45

Nuno_Martins Escreveu:Experimentei com isso e não consegui com que funcionasse. E para além disso a minha ligação à net estava sempre a ir abaixo :?

Eu já tinha pensado usar o Filezilla, não é a opção que mais me agrada, mas acho que agora já me é mais indiferente.

Para isso tenho de usar o Filezilla Server no servidor e o Filezilla Client no PC do cliente, certo?

Eu já uma vez instalei o Filezilla Server, só que aquilo aparece-me lá uma janela após a ligação, que eu não sei como configurar :?

Não vais conseguir testar a ligação "externa" ao teu servidor de Ftp usando um pc dentro da rede. Terá que ser feito o teste a partir de algum ponto fora da rede a qual pertence o servidor. Localmente usas a ip interno do servidor e pronto.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Mar 04, 2008 16:26

Mercy_PT Escreveu:
Nuno_Martins Escreveu:Experimentei com isso e não consegui com que funcionasse. E para além disso a minha ligação à net estava sempre a ir abaixo :?

Não vais conseguir testar a ligação "externa" ao teu servidor de Ftp usando um pc dentro da rede. Terá que ser feito o teste a partir de algum ponto fora da rede a qual pertence o servidor. Localmente usas a ip interno do servidor e pronto.

Eu sei disso, acontece o mesmo com o acesso remoto.
O problema é que fico sem internet quando configuro o router para aquele range de portas (1024-5000).
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor wolf » Terça Mar 04, 2008 17:44

penso que não é preciso abrir mais portas para além da 21 mas quando chegar a casa (próximo fim de semana experimento no meu pc porque não actualmente esta desligado)
wolf
Membro de Prata
Membro de Prata

AnteriorPróximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes