Darkblood Escreveu:Azarael Escreveu:Não percebo porque dizes isso, os motores a células de hidrogénio são uma realidade e equipam inclusivamente submarinos por exemplo.
Não é nesse sentido em que falam de motores a água.
E depois o problema do hidrogénio é arranjares maneira de o armazenar de maneira que a energia por volume seja elevada.
http://exameinformatica.clix.pt/noticia ... 96520.htmlAinda não acreditas?
Não. Quando fizerem um camião começo-me a acreditar, até lá...
E depois, isso não vai contra nada do que disse. Acho que até em tempos pus aqui o "Tesla", o carro completamente electrico com uma autonomia de também 400 km, e vai dos 0 aos 95 km/h em 4 segundos.
Até é muito mais prático que um carro que dependa de H2.
Agora, o que interessa aqui é a densidade energética da fonte de energia. Esse é o grande problema de conseguir substituir os petroquímicos. Ainda não arranjamos nada que chegue perto.
Serial_killer Escreveu:Conheces a fotolise da água certo? Permite quebrar as ligações da água, separando H e O2. Claro que há consumo de energia electrica, mas temos a energia eólica, hidrica...
Infelizmente o saldo não dá positivo. Seriam necessárias muito mais barragens, muito mais turbinas. É que o petróleo é uma fonte de energia, de uma maneira que o hidrogénio não é. Muito simplesmente, nós podemos fazer um furo, e extrair petróleo e o saldo energético é positivo. Mas não podemos fazer o mesmo com o hidrogénio, precisamos de o produzir e para isso dar mais energia do que aquela que recebemos.
Serial_killer Escreveu:Sim, é necessária muita energia para quebrar essa ligação. Mas lá está, por ser necessária muita energia para quebrar essa ligação também será libertada muita energia na formação das ligações novamente (confirmem-me se será exactamente a mesma...
Não é. Ou melhor não há reacções com rendimento de 100%. E continuaria a haver problemas de transporte, não é fácil armazenar H2.