Mudança de Computador... necessito de umas opiniões.

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mudança de Computador... necessito de umas opiniões.

Mensagempor nunog » Segunda Set 02, 2002 13:16

Boas a todos.

Eu tenho neste momento um dual P3 a 1000Mhz e o P2 a 400 Mhz a trabalharem em rede em casa.

Visto eu fazer bastante trabalho em 3D e em video, tenho de estar constantemente a testar as maquinas até aos seus limites.

O P2 já está a ficar bastante limitado, tendo em conta o tipo de software que circula por aí, hoje em dia... (dentro em breve, até o Dual P3 ficará igualmente limitado, mas tudo a seu tempo)

Assim sendo, estou a pensar em livrar-me do P2 e comprar algo mais recente, como um bom P4 ou um Athlon...

Agora, a pergunta...

Tendo em conta o tipo de trabalho que faço e o facto que necessito de potencia brutal para o fazer, que tipo de maquina é que me aconselham? Qual a motherboard e o CPU/cooler/RAM ideais que acham que serviria para isto? (note-se que eu tb não queria gastar muito dinheiro... a não ser que o gasto justificasse o performance...)
Já agora, se este factor pesar, que fosse um sistema que fosse bem facil de fazer OC ( qui ça se de futuro não se faria um tunning com um watercooling sys...)

Ok. Já chega de seca. Vamos ler o que têm a dizer.

E obrigado, já agora.

nunog
"Vision without action is a dream.
Action without vision is a nightmare."

- Zen proverb -
nunog
Novato
Novato

Registado: Segunda Set 02, 2002 13:02

Mensagempor Tesla » Segunda Set 02, 2002 16:32

Bem...
Se bem, que de intel não percebo(leia-se, não gosto!) para fazer aquilo que pedes, teria de ser um sistema P4, sei lá...2,26Ghz pra cima e usar RIMM's.

Mobos, não te posso aconselhar porque não me dou ao trabalho de procurar sobre plataformas para P4.

Discos de 80-120Gb...minimo 7200rpm. IBM/Seagate(têm de 120?)/Maxtor/etc...

Sistema de cooling...bem, tendo em conta que no inicio será a ar, talvez, se possivel, montar um cooler de topo para AMD em cima do P4, usar AS3, e se não te importas com o barulho procura uma ventoinha de 80x80mm com mais de 5000rpm e com uns bons 80cfm's(acho que existe uma DELTA com estas caracteristicas!)

Eh pah...bem...acho que isto já deve dar pra ter uma ideia...não sou perito em montagem de sistemas para uso estritamente em multimedia, mas como depreendo que terá de ser um sistema "V32 GTI TURBO", menos do que aqui escrevi parece-me pouco.

Quanto ao dinheiro...uma solução baseada em P4 e RIMM's...nunca será tão barata como o XP2200+ com a melhor DDR.

But then again...neither brute-force!

Tesla
Wanna fight? Go get Trivial Pursuit!!
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 07, 2002 13:38

Mensagempor alfatek » Segunda Set 02, 2002 17:31

Que mania de nunca referirem quanto €€ querem gastar :Q

Se o dinheiro der o Pentium 4 com rambus 1066 bate tudo MAS depende muito dos programas que usas, pois há 1 ou 2 testes em que os amd ganham sempre e se bem me lembro são testes de rendering 3d, mas como cada teste é um teste não se é exemplificativo.

Mas como me parece que os pcs que tens gostas que durem bastante tempo acho que um Pentium 4 com rambus seria uma boa escolha. Quanto a motherboard tem de ter chipset intel 850, quanto a marcas depende muito do que precisas mas as Asus nunca enganam ng, apesar do preço.

Quanto à velocidade um P4 2.53GHz é capaz de ser engraçado se bem que se a compra é para ser feita amanhã o seu preço não compensa, pelo contrário o P4 2.2BGHz vale a pena. Mas com a chegada dos P4 2.8 a Portugal és capaz de finalmente arrnjar 2.53 ou 2.4B a bons preços. cuidado é para não comprar o 2.2 sem ser o 2.2B que é de fsb 533...

qualquer destes cpus dá para bom overclock.

Quanto a plataformas AMD um bom AMD XP com DDR 400 também não fica nada atrás mas a DDR 400 também custa bastante !

quanto ao cooling já foi referido, bons dissipadores: volcano 9 ou thermalright slk800.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor nunog » Segunda Set 02, 2002 17:48

Obrigado pelas vossas dicas.

Realmente, sinto-me inclinado para o P4... confesso que, depois do que vi no site do Tom's HW, não fiquei muito entusiasmado com os AMDs...

Se realmente optar pelo P4, então talvez esperarei até ao fim do ano, a fim de verificar se sempre se chega à fasquia dos 3 GHz, como a Intel tem vindo a anunciar... e então aí podia comprar um.

O meu receio é que demore demais... e depois fique agarrado... :-|

Mas obrigado na mesma, ppl.

nunog
"Vision without action is a dream.
Action without vision is a nightmare."

- Zen proverb -
nunog
Novato
Novato

Registado: Segunda Set 02, 2002 13:02

Mensagempor alfatek » Segunda Set 02, 2002 18:21

another happy costumer :Q

ao que parece o 3GHz vai mesmo aparecer adiantado, mesmo que não chegue nessa altura o 2.53GHz deverá estar a preços agradaveis

(respostas dadas, tópico fechado)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante