Delphi

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Delphi

Mensagempor razor2 » Domingo Mar 16, 2008 18:55

Boas ppl, um amigo meu falou-me recentemente nesta linguagem de programaçao (Delphi) e disse que era parecida cm C++ e que era facil de aprender, eu gostava de saber se para noobs de programaçao cm eu é acessivel aprender Delphi ou começar por outra linguagem mais facil...obrigado

Cumpz!
Board: Asus P5LD2-SE
CPU: C2D E6420 2.13Mhz
RAM: 2Gb Teamgroup Elite PC6400
GPU: GeForce 8800GT TurboForce 512MB
Fonte: Corsair HX520
Caixa: Antec SOLO
razor2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 28, 2007 22:32

Mensagempor Danone » Terça Mar 18, 2008 16:07

Delphi é parecido com Pascal q é o básico da programação de alto nível.
Na minha opinião, se queres começar a programar por algum lado, começa por C, q é bastante mais universal. No entanto na maior parte destas linguagens só muda a sintaxe (C, Pascal, Fortran, etc) e o q interessa é a maneira de pensar, n propriamente a linguagem.

Abraços
8086@8MHz com 768k de RAM e 20 MB de HDD
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 22, 2004 23:55

Mensagempor razor2 » Terça Mar 18, 2008 22:41

Ok thx ;) cumpz!
razor2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Mar 19, 2008 3:18

Danone Escreveu:Delphi é parecido com Pascal q é o básico da programação de alto nível.
Na minha opinião, se queres começar a programar por algum lado, começa por C, q é bastante mais universal. No entanto na maior parte destas linguagens só muda a sintaxe (C, Pascal, Fortran, etc) e o q interessa é a maneira de pensar, n propriamente a linguagem.

Abraços

epá, do C para o Pascal não vai só a sintaxe.. vai bastante mais. C é das linguagens mais complexas que pode haver e para começar a estudar sozinho é provavelmente das mais dificeis. tem demasiadas particularidades para que um individuo comece assim do nada a evoluir na linguagem.

mais depressa pegava em c++ ou java com uns bons tuturiais.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor razor2 » Quarta Mar 19, 2008 10:04

Ent é mais facil C++ que C?

CumpZ!
razor2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Danone » Quarta Mar 19, 2008 10:11

Do C para o Pascal vai praticamente só a sintaxe. É verdade q há mais uns comandos (principalmente uns opcionais de alocações, variáveis dinâmicas, etc.) mas nada q seja fundamental para aprender a programar. Pascal é uma linguagem bastante completa, apesar da maioria das pessoas não a usar assim. Tem classes, estruturas, ponteiros, etc.

Mas isto sou eu a falar. Eu aprendi Pascal na escolinha, Fortran na fac, e C/C++ por necessidade e posso dizer q para começar a programar são todos igualmente facies/dificeis.

Abraços
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor razor2 » Quarta Mar 19, 2008 10:16

Ok obg ;)

cumpz!
razor2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Mar 19, 2008 14:12

Danone Escreveu:Do C para o Pascal vai praticamente só a sintaxe. É verdade q há mais uns comandos (principalmente uns opcionais de alocações, variáveis dinâmicas, etc.) mas nada q seja fundamental para aprender a programar. Pascal é uma linguagem bastante completa, apesar da maioria das pessoas não a usar assim. Tem classes, estruturas, ponteiros, etc.

Mas isto sou eu a falar. Eu aprendi Pascal na escolinha, Fortran na fac, e C/C++ por necessidade e posso dizer q para começar a programar são todos igualmente facies/dificeis.

Abraços

dude, eu tive as 4 na faculdade.. pascal é um pouco mais do que muita gente pensa, isso é verdade, mas primeiro, não tem classes. classes só uma linguagem orientada a objectos tem. já para não falar de que os ponteiros em pascal são rudimentares..

tu dizes que alocações e variáveis dinâmicas não é fundamental para aprender a programar? não adianta dizeres mais nada.. sem isso podes dizer que fazes um hello world e pouco mais. sem memória dinâmica não fazes nenhum programa digno desse nome, mesmo com objectivos puramente académicos. e ainda dizes que c e c++ são iguais para aprender a programar? epá eu sou um simples estudante mas acho que quem diz uma coisa dessas não tem grande experiencia em programação.

epah c++ e java sao linguagens orientadas a objectos mas é bem possivel pegar nelas de raiz. aliás, em coimbra aprende-se a programar em c++ e em aveiro em java.

já o Stroustrup disse que "no c++ é mais dificil dar um tiro no pé, mas quando se dá é logo na perna toda". é uma linguagem muito mais robusta e que protege muito mais o programador. é muito mais simples, por exemplo, na passagem de argumentos para funções, etc. e atenção que eu sou um admirador de C, acho brilhante que uma linguagem tão antiga ainda hoje seja usada como é, mas para quem vai começar agora a programar se calhar tem melhores alternativas..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Danone » Quarta Mar 19, 2008 17:51

Tens razão, Pascal n tem classes, erro meu.
Qto à experiência de programação, tb tens razão. Hoje em dia o grosso da minha programação é Matlab (que não tem nada a ver com o q estamos para aqui a falar) e C em placas PC104 para aquisição de dados. Nem num caso nem no outro tenho que me preocupar com questões q um programador de software tem.
Aprendi com Pascal e sinto q tenho a forma de pensar correcta qdo programo. Quando mudei para C/C++ (e não faço distinção entre os dois pq me estou a borrifar para classes e ninguém é obrigado a programar object oriented em C++) não senti dificuldade nenhuma (apesar de ter passado por Fortran e Assembly pelo meio - este último tb permite aprender muito em termos de raciocinio, mas é uma linguagem de baixo nível), por isso defendo q começar por C/C++ é tão válido como Pascal. Não sou obrigado a usar todas as potencialidades de uma linguagem.
Mas espera lá. Não estamos os dois defender q ele comece por C/C++?

Abraços
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor razor2 » Quarta Mar 19, 2008 19:33

Eu n tenho experiencia nenhuma em programaçao nunca o fiz mas gostava de aprender...a unica coisa que ja fiz foi scripts pa um jogo mas n tem nd haver é + facil e completamente diferente LOL

cumpz!
razor2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Mar 19, 2008 22:48

Danone Escreveu:Mas espera lá. Não estamos os dois defender q ele comece por C/C++?

a unica difrença é que eu troco o C pelo java.. assim fica o C++ como consenso :mrgreen:

mas eu digo porque não acho o C uma boa linguagem para aprender a programar: eu comecei o meu percurso académico com Pascal a Programação 1, C a Programação 2 e C++ (já object oriented) em "Programação 3" (o nome oficial é Paradigmas da Programação 1). Depois disso já usei C em mais 2 cadeiras (em aplicações práticas da linguagem). Destas cadeiras todas apenas Programação 2 não está feita. E não é que eu não goste da linguagem, simplesmente tem demasiadas manhas (a passagem por referência, os ponteiros, a alocação de memória dinâmica, a maneira como se tratam strings, etc) que, na minha opinião, tornam a linguagem mais dificil face às outras alternativas. Este ano, com a revisão curricular, estou a ter Programação 2 em Java e estou 10x mais à vontade com a linguagem e nem sequer tive Programação 1 em java (com o programa actual o pascal tambem foi deixado de lado).

eu sei que C é uma linguagem poderosa, eu uso-a noutras cadeiras e vou usar no futuro. leio C com facilidade mas sei que qualquer programa que eu tente fazer em C vai ter um erro na compilação que eu noutra linguagem não cometeria. daí eu não recomendar C para começar a programar.

com isto tudo os mais atentos já concluiram que eu estudo na UA, lol.

já agora, não sei bem porquê, fui um pouco acressivo demais no post anterior. sry.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor rastiff » Domingo Mar 23, 2008 2:04

eu tive Pascal no 10º, C no 11º e VB no 12º. Na fac tive C++, Java e mais C. e mais qualquer coisa que agora não me ocorre o nome. Em casa aprendi Delphi algures na altura do 10º ano, já que era basicamente um "Pascal gráfico"...

Aqui a questão é: queres começar mais por programas em "consola" ou já com interface gráfico (assim uns botões e cenas bonitas)? Pascal/Delphi não é difícil, mas já que vais e vais começar a aprender uma, talvez te recomende C ou Java. Não acho que sejam as mais fáceis, mas (como já alguém disse) são as mais "universais" e não é a sintaxe mais complexa que num Pascal que vai tornar assim muito mais difícil a aprendizagem.

Fica a opinião ;)

P.S.: de entre C e Java, ia para o Java. :D
Desktop: AMD Duron 1GHz, Asus A7A266-E, 1GB DDR 266MHz, Seagate 250Gb 16MB cache 7200rpm IDE, Asus V9560 (Fx5600 128mb), SB Audigy, Logitech X-530, Pioneer dvr-109, e mais umas tretas..
Monitor: HP w2207
Laptop: LW65-P4XP
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 20:15

Mensagempor tntnt » Domingo Mar 23, 2008 16:43

C++, C# e Java. Assim já ficas com uma boa bagagem.

Embora na minha faculdade se tenha começado primeiro por C básico, depois C++ e JavaScript.

Aliás, C# (sharp) e as linguagens .NET são o futuro.

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor lquental » Quarta Mar 26, 2008 14:32

Olá,

Acho que vai aqui alguma confusão:

C e Pascal, são linguagens não orientadas a objectos.

C++ e Object Pascal (Delphi), são linguagens orientadas a objectos.
lquental
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 23, 2005 14:03

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes