Ajuda,este Processador é compativel com esta Motherboard?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda,este Processador é compativel com esta Motherboard?

Mensagempor Attila » Segunda Mar 17, 2008 23:52

Olá a todos precisava de alguma ajuda neste topico, por pessoal entendido no assunto.

A minha duvida é, tenho um processador antigo k gostaria de acopular numa Motherboard ja bem mais recente, agora so me falta saber e ter a certeza se são ou não compativeis, vou deixar aki os specs de ambas as peças:

Processador:
Pentium® Processor 630, LGA775 Pkg
3 GHz, 2MB L2-Cache, 800 MHz FSB
Requires Platform Compatibility Guide 04b or D4A Board

MotherBoard:

Asus P5KC
CPU
LGA775 socket for Intel® Core 2Quad / Core 2 Extreme / Core 2 Duo / Pentium® Extreme / Pentium® D / Pentium® 4 processors
Compatible with Intel® 05A/05B/06 processors
Supports Intel® next generation 45nm Multi-Core CPU

Agradeço desde já qualquer ajuda.
Abraço
Attila
Novato
Novato

Registado: Domingo Mai 22, 2005 14:17

Re: Ajuda,este Processador é compativel com esta Motherboard

Mensagempor d3$tt » Terça Mar 18, 2008 21:43

Attila Escreveu:Olá a todos precisava de alguma ajuda neste topico, por pessoal entendido no assunto.

A minha duvida é, tenho um processador antigo k gostaria de acopular numa Motherboard ja bem mais recente, agora so me falta saber e ter a certeza se são ou não compativeis, vou deixar aki os specs de ambas as peças:

Processador:
Pentium® Processor 630, LGA775 Pkg
3 GHz, 2MB L2-Cache, 800 MHz FSB
Requires Platform Compatibility Guide 04b or D4A Board

MotherBoard:

Asus P5KC
CPU
LGA775 socket for Intel® Core 2Quad / Core 2 Extreme / Core 2 Duo / Pentium® Extreme / Pentium® D / Pentium® 4 processors
Compatible with Intel® 05A/05B/06 processors
Supports Intel® next generation 45nm Multi-Core CPU

Agradeço desde já qualquer ajuda.
Abraço

São 100000000000% compativeis :wink:
O teu CPU é "LGA775 Pkg" quer dizer que precisa de uma board com socket LGA775, o socket da tua board é o mesmo.
cumps.
d3$tt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 25, 2007 18:59

Mensagempor SammySam » Terça Mar 18, 2008 21:43

É compativel.
Mas podes sempre experimentar, se não funcionar, nada de mal vêm ao mundo... desde que não forces encaixes incompativeis :lol:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor l2k » Terça Mar 18, 2008 22:00

Sim. Podes consultar a lista de CPU's compatíveis aqui: http://support.asus.com/cpusupport/cpu_ ... us&cache=1
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor Bad_Cop » Terça Mar 18, 2008 22:10

d3$tt Escreveu:São 100000000000% compativeis :wink:
O teu CPU é "LGA775 Pkg" quer dizer que precisa de uma board com socket LGA775, o socket da tua board é o mesmo.
cumps.

apesar de neste caso ser verdade, as coisas não são tão lineares assim. há aí muita board skt775 que suporta pentium 4 e pentium dual core e não suporta core 2 duo, por exemplo.. limitações do chipset.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor VBTC » Terça Mar 18, 2008 22:39

Bad_Cop Escreveu:
cumps.

apesar de neste caso ser verdade, as coisas não são tão lineares assim. há aí muita board skt775 que suporta pentium 4 e pentium dual core e não suporta core 2 duo, por exemplo.. limitações do chipset.

Mais a nivel do modelo de regulação de voltagem, as motherboards precisavam de uma revisão a nivel do VRM para funcionar em pleno com os C2D. Muitos chipsets antigos ainda suportam estes processadores as motherboards só precisam de serem compatíveis a nivel do VRM para funcionarem. O 845PE e o 975X são dos chipsets que apesar de andarem ai a uma carrada de anos funcionam a 100% com os C2D porque as motherboards já trazem essa revisão do VRM.
Procuro Intel C2D E8400 ou E8500.
VBTC
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Mar 08, 2006 23:32

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Mar 19, 2008 1:49

acho que estás aí a fazer confusão. o 975x foi o primeiro chipset a suportar core 2 duo.. era bastante bom apenas pecava por não fazer grandes fsb's. daí toda a gente ter preferido o 965.

os outros mais antigos (e presumo que estejas a falar das boards asrock dado que poucas boards de outras marcas com chipsets 8xx suportam c2d) suportam duma forma estranha. oficialmente o chipset não suporta mas a asrock arranjou maneira de os fazer suportar. eu acho que isso não se limita ao vrm apesar de tambem já ter lido muita gente a dizer que sim. tenho dificuldade em aceitar que a compatibilidade de um processador se reduza simplesmente a um circuito de regulação da voltagem.. o chipset tem de estar preparado para tal e foi isso que eu disse, sabendo que por vezes o chipset suporta "e o vrm não".

de qualquer forma só quis avisar que as coisas não são lineares como "encaixa logo funciona".
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor VBTC » Quarta Mar 19, 2008 2:44

O 975X apareceu bem antes dos primeiros C2D ES estarem disponíveis, o chipset suportava os C2D mas as versões das motherboards não tinham a tal versão do VRM o que até fez vários users que tinham ES dos Conroe modificar as boards para permitirem o uso dos Conroe nessas boards. Uma dessas boards era a Intel "Bad Axe" baseada no 975X.

O 975X estava disponivel no mercado em Novembro de 2005, as primeiras samples do Conroe chegaram em pleno verão de 2006. Lembro-me perfeitamente, já que eu não largava a XS, porque aquilo mais parecia uma telenovela. Todas aquelas boards que tinham chipsets que suportavam FSB 1066 mas que não tinham a versão 11 do VRM não suportavam os C2D. Foi preciso uma actualização de BIOS e uma modificação do VRM para estas puderem suportar os C2D.
Procuro Intel C2D E8400 ou E8500.
VBTC
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Mar 08, 2006 23:32

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Mar 19, 2008 2:49

isso desconhecia. é por isso que eu acho que o suporte vai mais alem do que o simples vrm.. nunca tive para olhar com detalhe para isso, nem tão pouco tenho tempo por agora, mas assim que poder tento encontrar alguma coisa fiável sobre isso. agora tambem fiquei curioso.

mas isso que dizes é verdade, aconteceu o mesmo agora com os 45nm e os chipsets nvidia, penso eu. tambem se falava que não iam ser compativeis por causa do vrm..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor d3$tt » Quarta Mar 19, 2008 20:54

Bad_Cop Escreveu:
cumps.

LOL :lol: , eu sei que nem sempre funciona assim tão linear, mas não é só no
Skt que baseei-me para chegar a está conclusão, mas também la diz que suporta "...Pentium Extreme, Pentium 4,... Logo deve funcionar (teoricamente).
Mas agora essa de chipset suportar, mas o VRM não, eu não sabia! (isso também foi no inicio da era dos C2D, por isso não é assim tão estranho. Sabemos todos, que quando aparece novo hardware, há sempre bugs e neste caso apareceu uma nova geração de processadores!)
Já aprendi uma coisa nova.
E já agora, o que é esse tal "VRM"?(Tem a ver com controlo da corrente electrica no processador, não é?)
cumps.
d3$tt
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Mar 19, 2008 21:34

eu calculei que soubesses, só que a ideia que fica da tua frase é linear demais, apenas por isso completei.

o vrm é o voltage regulator module (links da wikipédia suckam, mas dá para ter uma ideia. de uma forma muito linear é um dispositivo que recebe um sinal do processador (Voltage ID) e, com esse sinal, "gera" o stock voltage do processador.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor d3$tt » Quinta Mar 20, 2008 23:53

Bad_Cop Escreveu:eu calculei que soubesses, só que a ideia que fica da tua frase é linear demais, apenas por isso completei.

Ok, nevermind. :)

Bad_Cop Escreveu:o vrm é o voltage regulator module (links da wikipédia suckam, mas dá para ter uma ideia. de uma forma muito linear é um dispositivo que recebe um sinal do processador (Voltage ID) e, com esse sinal, "gera" o stock voltage do processador.

Obrigado pelo esclarecimento! Es o maior! :D
d3$tt
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Attila » Sábado Mar 22, 2008 12:38

Agradeço a todos os k aki responderam, esclarecendo-me a duvida e ainda dando mais infos das quais desconhecia,o k é sempre agradavel hehe.
Muito Obrigado =)

Abraços
Attila
Novato
Novato

Registado: Domingo Mai 22, 2005 14:17

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante