por pernalonga » Quinta Mar 20, 2008 21:28
O caso que passo a relatar teve início algures em Janeiro. Passou-se com a minha namorada, mas ao longo deste processo, sou eu quem se vê na posição de cliente, designadamente: na experimentação do produto e devolução, pelo que a quase totalidade do processo passa-se efectivamente comigo mesmo.
O Assédio Publicitário TMN
Em Janeiro último a TMN propôs à minha namorada, através de contacto telefónico, a experiência sem compromisso do KIT Banda Larga TMN. A minha opinião foi de que ela devia recusar. Ela aceitou.
A encomenda e a 1ª impressão do produto
O produto chega prontamente em questão de poucos dias, a casa dela: a seu pedido instalei o mesmo Kit Banda Larga TMN no seu portátil e não gostei minimamente da sua funcionalidade. A ligação à Internet era lenta ou inexistente, o software era chato de se utilizar: pedindo a inserção do PIN sempre que se faz uma ligação e uma janela de fundo azul,agoniante, que não sai do fundo do ecrã (minimização); para no fim a ligação ser mais do que medíocre e com inúmeras quedas.
30minutos sobejaram para experimentar o Kit Banda Larga TMN e opinar pela sua devolução.
Ainda assim proponho à minha namorada que ela mesmo experimente, afinal ela é que o havia aceite. A sua opinião em nada me surpreende. Ela também não gostara e achara mt confuso e ineficaz o produto.
A decisão: aderir ou devolver?
A minha namorada decide então, devolver o produto e fazê-lo conforme indicação do contacto telefónico aquando da proposta da TMN: através de uma Loja oficial TMN.
A devolução
Entre nós os 2, seria mais fácil ser eu a fazer a devolução do mesmo, por questão de disponibilidade e proximidade a uma Loja Oficial TMN.
Ainda antes de o fazer começo por ligar o "Apoio TMN" para confirmar o procedimento da devolução do produto. Informam-me que devo fazer uma carta explicativa, onde devo mencionar elementos como a referência e Pin bem como os motivos que levam a opção de devolver o produto. No entanto negam que o produto possa ser devolvido numa loja TMN, e informam-me que o mesmo terá de ser enviado por Correio para "Avenida Alvaro Pais 2, ... Lisboa".
A TMN neste 1º ponto MENTIU e na minha opinião mentiu deliberadamente para facilitar a aceitação do mesmo.
Ainda no mesmo dia resolvo contactar o "Apoio Cliente" via Email, onde novamente me informam que o produto deve ser devolvido apenas por Correio, desta vez para a morada: "Apartado 4096... Lisboa". Apartir daqui, na minha opinião, o problema deixa de ser : "devolver em loja TMN", para passar a ser : "para onde afinal de contas envio esta porcaria" ?
No dia seguinte: desloco-me a uma Loja Oficial TMN na Zona Oriente de Lisboa: onde o funcionário notóriamente desorientado quanto à proveniência do produto e referida campanha esforça-se por saber juntos dos colegas/gerente como proceder para a devolução do mesmo. Ao fim de algum tempo de espera e impaciência da minha parte sou informado que o produto tem de ser enviado por Correio para a morada constante na embalagem : "Sistemas de Informação S.A. Rua Major Neutel de Abreu, 14A 1500- 411 Lisboa". Imediatamente questiono o funcionário pelo facto de esta ser a 3ª morada que recebo como resposta a: "para onde devo enviar o produto". Nesta altura pergunto-lhe também, "Em quem da TMN acreditar ?". Nesta loja ficou uma reclamação no Livro vermelho contra a Empresa TMN.
A devolução - parte2
No dia seguinte, disposto a "apostar" no envio para a morada "Apartado 4096...Lisboa", volto então ao contacto "Apoio Cliente" via Email, desta feita para questionar a TMN sobre os custos de envio, sendo que a TMN anuncia este produto sem qualquer custo associado durante 30 dias; não considero portanto justo que seja o cliente a suportar o custo de devolução. É-me informado de que a devolução de produtos para Caixa Apartado é totalmente gratuita para o Remetente, conforme a seguinte citação do mesmo email:
"
>Relativamente ao pedido de análise efectuado, informamos que o envio de qualquer produto para Apartados é gratuito, pelo que neste caso também não terá
>custos associados.
>"
Assim sendo: desloco-me a uma estação dos CTT com o referido pacote para proceder ao envio do mesmo, ao que a funcionária me informa que para que o envio seja gratuito é preciso um "código de remessa Livre". A funcionária dos CTT foi ainda confirmar com o chefe de estação sobre algum "acordo de remessa livre" com a TMN e confirmou-me que existem acordos de Remessa Livre com outras empresas, mas nenhuma delas é a TMN. Imediatamente entro em contacto com a "Linha de Apoio TMN" e confronto-a a telefonista com este episódio (mais um ...). Esta, após algum tempo de espera, diz-me por outras palavras para eu me "desenrrascar" como puder, atendendo à sua ignorância em resolver a situação. Peço então para falar com um superior dela, ao que fico a aguardar nada mais nada menos que 20 minutos. Findo esse tempo, a mesma funcionária (provávelmente desiludida porque eu n desisti da ligação) informa-me que não conseguiu encontrar ninguém mas que entrará mais tarde em contacto comigo.
No mesmo dia recebo um email do "Apoio a Cliente" pedindo-me para proceder à devolução do produto com o devido custo atribuido a mim, esclarecendo que eu deverei posteriormente enviar o comprovativo de envio para a TMN para que a mesma proceda à devolução do valor referente ao envio do Pacote "Kit Banda Larga TMN". Neste ponto a TMN mentiu, de novo.
Apartir deste ponto, decide a minha namorada fazer exactamente no descrito no parágrafo anterior, afinal o processo estava em seu nome, porque se fosse comigo garanto que o pacote ia apodrecer na arrecadação da minha casa enquanto a TMN não cumprisse com a sua palavra ou aparecesse em minha casa para levantar o produto como o fez tão prontamente na altura do assédio publicitário.
Neste momento (20-Mar-2008) o pacote já foi enviado. Falta agora enviar o comprovativo do mesmo e o recibo do selo da carta, onde irá ser enviado a solicitação de devolução da verba. Depois é esperar meses e meses (como alguns users deste, de outros fóruns esperam e outros que por aí andam) para que a TMN devolva o que não lhe pertence. O aspecto do recido do selo da carta é preciosismo ridículo mas necessário, pois naturalmente com empresas desta índole a operar desta forma em Portugal não se pode facilitar absolutamente NADA.
Parece medíocre mas é efectivamente o que empresas como a TMN nos fazem a nós Clientes fazer: estar atentos a todo o pormenor porque em todo o pormenor estas empresas falham, enganam e mentem descarada, quando não deliberadamente.
O que há de ofensivo em todo este processo ?
Se há coisa que odeio por natureza é o recurso à mentira. E que seja uma empresa a faze-lo ainda mais me indigna senão mesmo revolta. Apartir do momento em que me apercebo da péssima atitude por parte da empresa TMN, decidi como cliente fazer tudo da forma mais rigorosa possível baseando-me naquilo que é a palavra da TMN, quer no atendimento telefónico, quer nos emails escritos. Por esta razão não mostrei nenhum facilítismo perante a TMN em resolver a questão de uma outra forma e que num outro contexto, poder-se-ia atribuir a equívoco ou lapsos de vária ordem que acontecem a qualquer pessoa, pois afinal de contas as pessoas fazem as empresas.
Este episódio tem coincidências a mais para que se possa considerar o mero lapso ou equívoco de informação, senão vejamos:
A TMN mentiu ao dizer que a devolução do produto em questão pode ser feita em qualquer loja.
A TMN mentiu ao dizer que a devolução dos seus produtos para Caixas Apartado é gratuita nos CTT.
A TMN informa mal os seus clientes, fornecendo várias respostas para a mesma questão.
A TMN deixa os clientes pendurados, não fornecendo qualquer informação no sentido de dar seguimento à resolução de um problema.
A TMN adopta uma postura intimidatória perante os clientes ao falar em facturas a pagar relativamente a contratos que nem sequer existem e consequentemente a dívidas que os Clientes não têm qualquer obrigação de pagar.
E por último o Kit TMN Banda LArga é técnicamente uma mer** pq "está feito com os pés".
Naturalmente que para quem lê estas afirmações e acutilância de escrita parecem absurdas, mas absurdas são as histórias de todo e qualquer cliente insatisfeito, é o tipo de repercussão por entre o público que a maioria das empresas sabe como funciona e a TMN não é excepção.
Esta mesmo texto vai ter seguimento numa reclamação junto da TMN, pois considero que o assunto n deve morrer entre emails e telefonemas de apoio ao Cliente.
Penso que, cada vez mais as pessoas, como clientes devem entender que vale a pena perderem o seu tempo para ver atendidos os seus direitos. E isto começa por adoptar uma postura mais crítica perante as empresas que vendem produtos ou serviços. Podemos e devemos deixar de ser Portugueses pobres que comem toda a porcaria que nos colocam debaixo do nariz. E talvez isso começe por deixar de dar tanta importância à "Cultura do Materialismo e do Sabão em Pó".