Onyric Linux v0.2 - Ovelha Ranhosa

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sobre Awesome e Satori

Mensagempor Onyros » Domingo Dez 16, 2007 5:46

Como prometido, aqui ficam umas imagens e uma explicação da forma de funcionamento do Awesome WM, segundo a config personalizada que vai ser utilizada na versão Geek-Hardcore do LiveCD.

1.
Ao entrar no ambiente gráfico vamos dar de caras com isto:

Imagem

Juro que não estou a gozar :P

O botão esquerdo do rato não gera nenhum menu; o botão direito do rato, muito menos; o botão do meio do rato não roda nenhum cubo; o "Enter" não faz nada; o "Tab" também não.

Que raio...

2.

OK, o único feedback visual que existe é aquela barra no topo, com uma numeração de 1 a 9 e, neste caso, com a palavra "float"; do lado direito da barra, a versão e nome de versão do Window Manager.

Os números do topo são as chamadas "tags". Quem já conhece o conceito de "workspaces" de outras distros Linux, ou de OS X Leopard, já consegue imaginar o que é. Resumindo (muito): são zonas de trabalho, desktops numerados de 1 a 9... que não são bem desktops. São mais do que isso :P Mas já lá vamos...

Há duas formas de iniciar programas. Como não há ícones no desktop, nem há um menu integrado... há um truque. Carregando em ALT + Control + Seta para baixo, aparece isto (nota: isto faz parte da configuração personalizada para Satori, não é comportamento por omissão de Awesome):

Imagem

Um diálogo de lançamento de programas. Neste caso, a aplicação em questão é o "gmrun".

3.
A primeira coisa que vou fazer, para tornar os screenshots menos penosos, é dar uma corzinha ao desktop:

Imagem Imagem

Neste caso, usei o comando "fbsetbg -l". Traduzindo: feh (programa de imagem)setbackground -last, ou seja, "Amigo feh, coloca lá o último wallpaper que eu utilizei.

4.
A segunda forma de iniciar programas, é através do terminal. Para iniciar uma janela de terminal, usa-se a combinação de teclas ALT+Control+Enter.

Em Satori, isso vai dar origem a uma janela de terminal toda pipi, tipo esta:

Imagem

Se repararem bem, no topo, do lado direito do 9, está a indicação "float". Isso significa que as janelas desta tag (indicado pelo highlight cinzento no número 1 - significa que estamos na tag 1, portanto) adquirem um layout flutuante. Este é o comportamento normal das janelas não maximizadas, como as conhecemos de qualquer outro ambiente gráfico, por exemplo.

Os limites da janela estão a vermelho. Awesome não tem praticamente decoração de janelas. Também não tem botão para minimizar, nem para fechar a aplicação. Mais à frente logo vão perceber porque é que o conceito de "minimizar" ou "iconizar" deixa de de fazer sentido com este gestor de janelas.

5.
Vamos mudar o layout (em tempo real, clicando com o botão esquerdo do rato sobre a palavra float) para outro tipo de organização de janelas e lançar outra janela de terminal (ALT+Control+Enter):

Imagem

O símbolo []= significa que a arrumação de janelas vai ser automática, em tile (azulejo). Isto é, sempre que lançarmos uma nova janela aqui, o espaço vai ser reorganizado automaticamente para nenhuma janela se sobrepor a outra.

Por exemplo, lançamos 4 janelas diferentes com este layout, e a arrumação fica da seguinte forma:

Imagem

Capiscam? No primeiro "azulejo" está o cplay (um programa simples de música no terminal), no segundo está um cliente de email também de terminal - mutt -, no terceiro está o htop (um "gerenciador de tarefas em tempo real), e na última uma janela de terminal com o tenebroso cowsay (que não serve mesmo para nada).

Eu gosto particularmente deste layout para janelas de terminal, mas qualquer aplicação pode ser lançada neste tipo de layout. Imaginem um editor de texto aberto, com um PDF ao lado, com um browser aberto em baixo e um programa de música noutro quadrado. Tudo no mesmo desktop, sem perdas de tempo a abrir e fechar janelas, a fazer Alt+Tab, ou a girar cubos.

As possibilidades são praticamente infinitas.

6.
Além dos layouts "floating" e "tiled", há outro a explorar. Carregamos em ALT+Control+Seta de baixo, e vamos iniciar o Opera, escrevendo "opera" no diálogo do gmrun.

Imagem

E o magnífico resultado é este:

Imagem

Parece que não aconteceu nada, certo? Então façamos um zoom sobre a barra de topo:

Imagem

O fundo cinzento sobre a tag 1 indica onde estamos; por cima da tag 3, temos uma indicação gráfica. Isso significa que há uma aplicação aberta nessa tag.

Há 3 formas simples de navegar pelas tags:
1--> clica-se com o botão esquerdo do rato sobre a tag desejada;
2--> carrega-se em ALT+número de tag (neste caso, para ir à tag 3, carregamos em ALT+3);
3--> carregando em ALT+Control+seta da esquerda ou seta da direita para andar de uma tag para outra.

A forma mais rápida de descobrir o que está por detrás da porta #3, neste caso, é carregar em Alt+3 e, imediatamente, temos isto:

Imagem

Lembram-se que após iniciar o Opera parecia que não tinha acontecido nada? É simples: o Opera está configurado para iniciar-se sempre na tag 3, da única maneira que o Opera para mim faz sentido: maximizado! (Reparem no topo, ao lado do 9, a indicação "max")

7.
E isto é prático em quê? Muito simples, assim nunca se tem que minimizar janelas. Temos vários desktops para partilhar pelos programas todos que queremos utilizar, em vez de utilizar apenas um com janelas sobrepostas, com janelas minimizadas que para restaurar precisam de um clique do rato e tudo mais...

Esta forma de organização de janelas é mais rápida e mais eficiente. Basta designar tags para as diversas aplicações que utilizamos. Assim, sabemos que a tag 3 = Opera. O Opera fica sempre maximizado, e para lá voltarmos basta clicar em ALT+3, ou com o botão do rato em cima do número 3... ou utilizando ALT+Control+setas!

Em Satori, a 1ª tag serve para tudo o que necessitar de atenção imediata:

Imagem

Programas tipo Messenger (Pidgin e o Psi - cliente de Jabber), as próprias janelas de conversação (digam olá ao PapaGigas), um editor de texto (Beaver) que se abriu só temporariamente para apontar qualquer coisa, etc.

Entretanto também já estava o Conky a bombar (aquelas informações sobre o sistema no topo direito do ecrã).

8.
Na tag 2 ficam alguns programas que vão estar sempre abertos, mas que não necessitam de janelas maximizadas:

Imagem

Aqui fica um gestor de ficheiros, tipo Explorer (PCManFM), um Calendário + Tarefas + Notas para organizarmos o dia-a-dia (Osmo Organizer) e o um programa de leitura de música, tipo Winamp (XMMS).

(Repararam na indicação "float" no topo? Indica que é uma tag com layout de janelas flutuantes, mais uma vez - só para relembrar :P)

9.
Entretanto fomos lançando outros programas... Como se pode ver pela indicação gráfica nas tags de outros números.

Os programas que correm em janelas de terminal, são automaticamente iniciados na tag 6:

Imagem

Neste caso há duas janelas de terminal, com layout "[]=" (tiled), ou seja, o espaço é distribuído automaticamente consoante o número de janelas.

10.
Para acabar, o GIMP. É sempre chato nos outros gestores de janelas, porque tem várias janelas flutuantes.

Por isso mesmo, tem uma tag só para ele. Para recapitular como se processa o lançamento de aplicações, com o GIMP como exemplo:

1--> carrega-se em ALT+Control+seta para baixo;
2--> vai aparecer uma janela de diálogo de lançamento de aplicações (gmrun);
3--> escreve-se "gimp" na mesma;
4--> o GIMP está configurado para ser lançado na tag 9, por isso quando iniciamos o programa, aparece uma indicação visual sobre o número 9, no topo;
5--> Carregamos em ALT+9 para navegarmos até à tag 9 (ou em ALT+Control+setas para chegar até à 9; ou clicando com o rato em cima do número 9) e...

Imagem

Temos o GIMP (editor de imagem)!

Ainda tem bastantes mais funcionalidades, mas não vos vou estar a massacrar (ainda) mais com isto! É uma forma completamente nova de trabalhar... mas é viciante. Saltar entre aplicações de janelas de aplicações é muito mais rápido e faz-se tudo de forma muito mais eficiente. Aprende-se umas quantas combinações de teclas e, a partir daí, é sempre a abrir! :P

E, para quem tiver ficado curioso... o símbolo nesta última imagem é... Satori.

Até breve ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Cyrus3v » Domingo Dez 16, 2007 14:07

Está a fazer um bom trabalho, um "distro" simples e prática. Aguardo novidades :)
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor skorzen » Domingo Dez 16, 2007 15:53

Muito bom, Onyros.

Isto sim é um trabalho que mostra que a simplicidade aliada à inteligência da eficácia pode dar frutos, muito bons por sinal.

Continua com o bom trabalho que estás a desenvolver e a gente vê-se por aí. :wink:
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor LMX » Segunda Dez 17, 2007 1:01

Boas..!!
Fiquei com a ideia que permite ter varias paginas visiveis abertas, hummm para programar nao ha melhor.
confesso que fiquei curioso...
nesta minha nova aventura que é o linux, ja percebi o porque de os profissionais do linux falarem sobejamente do mesmo, tem promenores que da uma utilidade tremenda e so nos apercebemos deles quando os usamos varias vezes.
Parabéns pelo projecto mais uma vez.

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor LMX » Quarta Jan 09, 2008 23:21

Boas..!!
humm....ainda nao saiu?!!ok

Bom trabalho

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor LMX » Segunda Mar 03, 2008 17:33

Boas!!!
Vim ver se ja havia novidades acerca do Satori..
:lol: e avivar isto um pouco...

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Satori LiveCD v0.9 - Drunk Platypus

Mensagempor Onyros » Sexta Mar 28, 2008 14:08

Hey!

Guess who's back...

Imagem

Satori LiveCD v0.9 - Drunk Platypus

(o wallpaper não será aquele :P)

E a melhor parte... um video disto a funcionar.

VIDEO (12MB, formato AVI)

Posso pôr no Youtube, mas perde muita qualidade de imagem e não se percebe muito bem. A "doca" é muito mais fluida do que parece - o programa de captura de video torna o computador bastante mais lento.

Ainda há bugs, alguns chatos (acima de tudo no Awesome Window Manager - mesmo com a versão 2.2 final lançada há dias), mas está cada vez mais perto. :)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Re: Satori LiveCD v0.9 - Drunk Platypus

Mensagempor PapaGigas » Sexta Mar 28, 2008 14:21

Pá, tambem tou a criar uma distro baseada no Arch e Awesome (mas a minha filosofia é algo diferente da tua)... :P

PS - Vê lá se dizes qualquer coisa que era fixe trocar-mos umas ideias (visto que ando a precisar de uns conselhos)... ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Cyrus3v » Sexta Mar 28, 2008 17:08

Onyros o vídeo está muito bom. Já se fica com uma ideia de como vai ser a distro.

Continua com o bom trabalho :wink:
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PsicoPete » Sexta Mar 28, 2008 23:05

Onyros mano,

desculpa o offtopic mas 3 "comebacks" em 3 dias é fenomenal! :)

Afinal isso ainda tem batimento cardíaco!!! Gostei de ver.

Abraço e beijocas ao meu genro. :D:D:D:D

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor LMX » Sábado Mar 29, 2008 20:38

Boas..!!
Bem...soberbo, so queria dizer uma coisa acerca...onde anda o link para sacar isso? :D
Esta fantastico e o video que dizias estar mal, bem... esta uma loucura!
Sera que existe alguma data de lançamento oficial?:roll:
força nisso , parabens pelo projecto!

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Mai 02, 2008 2:31

Ouvi dizer que estava para sair, então Onyros ? :P
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor alr_tech » Sexta Mai 02, 2008 9:47

boas

estou-me a sentir estupido, mas não consigo ver o video...
só oiço a música...

tentei com o winamp e o wmp...
qual o plug in que me está a faltar?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Cyrus3v » Sexta Mai 02, 2008 10:18

Eu utilizei o VLC. Com ele não há nenhum vídeo que não dê (pelo menos comigo).
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor skyruner » Sexta Mai 02, 2008 15:48

alr_tech Escreveu:boas

estou-me a sentir estupido, mas não consigo ver o video...
só oiço a música...

tentei com o winamp e o wmp...
qual o plug in que me está a faltar?

cumps
Não sei que codec é que o Onyros usou, mas é certamente falta disso.

Podes usar o VLC, GOM ou MPClassic
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes