Problema com configurações DMA em Win XP

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com configurações DMA em Win XP

Mensagempor bruno_cunha » Terça Abr 01, 2008 22:45

Boas

Tenho um portatil HP Pavilion 6640ep que vinha instalado com o Vista. Formatei o pc e instalei o XP SP2 e fiquei com este problema do DMA.
A drive de DVDs lê o DVD/Cds de um modo lento e até mesmo o sistema fica lento. Nas definiçõe avançadas do IDE primário tenho DMA SE DISPONÍVEL em MODO DE TRANSFERÊNCIA e MODO PIO em MODO DE TRANSFERÊNCIA ACTUAL não podendo seleccionar aqui outro modo.

O meu disco rígido é um Toshiba SATA de 160 Gb

Já desisntalei os drivers IDE e reiniciei o sistema para instalar de novo os drivers IDE mas o sistema não consegue reinstalar os drivers.. Tenho q recorrer a um ponto de restauro para voltar às configurações anteriores.

Já fiz o comando CHKDSK /f para detecta erros no disco. Efectivamente detectou e corrigiu os problemas...

Já actualizei a BIOS e nesta não vejo nehuma configuração que mexa com a opção DMA

Já não sei o que fazer mais para resolver o problema e não me apete formatar isto de novo.................

Alguém me consegue dar uma ajuda.

Obrigado a todos desde já
bruno_cunha
Novato
Novato

Registado: Sábado Mar 29, 2008 22:58

Mensagempor alr_tech » Quarta Abr 02, 2008 12:22

boas

valida todos os componentes do chipset e depois vai aos fabricantes procura por drivers para o XP...

mas, os drivers que estão a dar problemas é para a controladora SATA...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor bruno_cunha » Quarta Abr 02, 2008 15:46

alr_tech muito obrigado pela atenção.

Os meus drivers SATA estão correctamente instalados. No gestor de dispositivos apenas tenho conflitos em "Outros dispositivos" com três "Dispositivo de sistema de base" marcados com o ponto de exclamação amarelo. Não consigo perceber que dispositivos são estes para encontrar os drivers correctos.....

Instalei todos os drivers indicados pela própria HP para o windows xp.

Obrigado
bruno_cunha
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Abr 02, 2008 16:28

boas

o que é que não trabalha... :?

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor bruno_cunha » Quarta Abr 02, 2008 18:17

Boas de novo.

O que não trabalha correctamente é a leitura de DVDs que é feita de um modo muito lento, tal como descrevi acima.

A webcam não funciona correctamente também. Neste caso já expus o meu problema na secção dos portateis HP.

Apesar de ter os tais "Dispositivo de sistema de base" em conflito no gestor de dispositovos tudo o resto funciona bem. O que me preocupa mais é o problema da deficiente leitura a partir de drive de DVD, pois nas definições do canal primário IDE não consigo colocar em modo DMA. Apenas o PIO está disponível.
bruno_cunha
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quinta Abr 03, 2008 11:35

boas

acho qu e tens o post duplicado....
bém, tal como disse no outro...
tens de ir aos devices e procurar o ID do device que para se fazer uma procura....
outro problema poderá ser um IO em conflito...
tens de entrar nas propriedades e validar isso..
algum google...

penso que um dos devices, está-te a limitar o acesso...

verifia se tens o DMA activo no "system devices"....

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor bruno_cunha » Segunda Abr 14, 2008 15:13

Boas de novo. Efectivamente dupliquei o tópico um pouco em desespero de causa. Peço desculpa à administração do fórum..

Todos os outros problemas estão resolvidos (webcam e dispositivos com drivers por instalar), falta-me agora resolver a tal questão do MODO PIO...

Estive aqui a ver o problema com mais atenção e detectei algumas coisas estranhas que poderão estar na fonte do problema.

Após ter instalado o Everest consultei as informações sobre o IDE primário e verifiquei que a data do meu controlador é de 2001 - fiz copy past para aqui:

Propriedades do dispositivo
Descrição do controlador Canal IDE primário
Data do controlador 01-07-2001
Versão do controlador 5.1.2600.2180
Provedor do controlador Microsoft
Arquivo INF mshdc.inf

Recursos do dispositivo
IRQ 14
Porta 01F0-01F7
Porta 03F6-03F6

Estas mesmas informações de outros computadores, noto que a data do controlador é do ano de 2006.

Também é estranho porque é que removendo o controlador e depois reiniciar o sistema este não consegue reinstalar correctamente o dispositivo. Diz-me que não é um controlador assinado digitalmente, mesmo assim peço para continuar a instalação que acaba por ser concluída incorrectamente.

Mediante esta descrição alguém me consegue dar uma ajuda ?

Obrigado a todos
bruno_cunha
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Abr 14, 2008 16:27

boas

o controlador IDE, que tu vês é aquela genérico que os sistemas MS instalam , para poder usar as drives IDE....

logo ou o teu chipset tem controladora (driver) IDE própria... ou usa a genérica...

ainda aparecem os :!: ?

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes