Overclock Failed!! PC não quer arrancar - urgente

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Overclock Failed!! PC não quer arrancar - urgente

Mensagempor Hartsock » Sábado Abr 05, 2008 17:01

Boas
há 4 dias montei um pc, que já estava a funcionar a 100%

XFX 8800GT XT (640Mhz) 512MB DDR3 PCI-E
SEAGATE 250GB SATA II 16MB SP 59,30 € 59,30 €
Team Elite KIT 2GB (2X 1GB) DDR2 800CORSAIR HX-520W
INTEL CORE 2 QUAD Q9300 (2.5GHZ) SKT 775 BOX
DFI LanParty Fark P35 skt 775

O Cpu vem a 2500mhz = 6x333
Decidi fazer-lhe OC para os 2800mhz, e para isso aumentei o FSB para 467mhz - 6x467=2802mhz

Por "noobice" minha não mexi em mais nada, nem nas memorias nem desliguei nada do ChipSet, só mudei mesmo o numero e fiz save (F10) .

Acontece que agora o PC não liga de todo...Quando carrego no power ele liga as ventoinhas no maximo, e não sai mais daí....

O mais estranho é que eu tirei a Pilha da board uns 20 minutos e voltei a pôr e não altera nada...

Sugiram qualquer coisa que eu agora tou mesmo aflito, afinal de contas ainda gastei 125 euros na board e 240 euros no CPU

PS: Já testei as memórias e a gráfica noutro Pc e estão a funcionar...

Cump´s e ajudem me pff :? :?
Intel Core 2 Duo - E6750 @ 3.0ghz
EVGA nforce 650i Ultra
2x1Gb Team Elite DDR2 Dual Channel 800mhz
XFX Geforce 8800GT OC 512mb
Seagate 250gb Single Plate
LC Power 550W Super Silent
Hartsock
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 28, 2006 21:08

Mensagempor jotoa » Sábado Abr 05, 2008 17:04

Fizeste o clearCMOS pelo jumper?
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Hartsock » Sábado Abr 05, 2008 17:35

Nessa altura tinha feito só pela Pilha...mas agora experimentei tirar o Jumper vermelho e por (na mesma posição) e continua a fazer o mesmo!

CArrego no botão, ele liga os led´s da board e das ventoinhas...
As ventoinhas rodam ao maximo e passado +- 6 segundos ele desliga e volta a ligar outra vez, mas depois mantem-se sempre assim (ligado)

:( :(
EVGA nforce 650i Ultra
Hartsock
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor d3$tt » Sábado Abr 05, 2008 18:39

Hartsock Escreveu:Nessa altura tinha feito só pela Pilha...mas agora experimentei tirar o Jumper vermelho e por (na mesma posição) e continua a fazer o mesmo!

CArrego no botão, ele liga os led´s da board e das ventoinhas...
As ventoinhas rodam ao maximo e passado +- 6 segundos ele desliga e volta a ligar outra vez, mas depois mantem-se sempre assim (ligado)

:( :(

O PC F*d*u-se!
Manda pra loja, ainda não passou 7/15 dias.
Parece que foi a board ou cpu. (board mais provavel)
Pc morto em 4 dias é mesmo mau :!:
cumps.
d3$tt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 25, 2007 18:59

Mensagempor Pboavida » Sábado Abr 05, 2008 19:05

Não és nada bruto, não senhor....

Então aumentas o FSB em 133 Mhz?

Nunca te ocorreu ir tentando aumentar de 10 em 10?

Espero que quando devolveres a MB, O CPU e a memória a loja não "tope" que a causa da avaria foi um OC muito mal feito.

Boa sorte
OPERA O browser dos operários

Imagem
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor Hartsock » Sábado Abr 05, 2008 19:41

Pboavida Escreveu:Não és nada bruto, não senhor....

Então aumentas o FSB em 133 Mhz?

Nunca te ocorreu ir tentando aumentar de 10 em 10?

Espero que quando devolveres a MB, O CPU e a memória a loja não "tope" que a causa da avaria foi um OC muito mal feito.

Boa sorte

Obrigado... :(

Acho que este erro vai sair-me caro.... :roll:

Como sei que as memorias estao boas...
vou enviar a board e o Cpu, mas penso que o problema esteja na board.. :roll:

só não percebo uma coisa, se aquela board aguenta fsb de 570, como é que avaria ao por a 467?
Foi apenas por ser uma mudança grande?

Cump´s
EVGA nforce 650i Ultra
Hartsock
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor d3$tt » Sábado Abr 05, 2008 20:18

Boas
Só para não criar novo topico acerca das problemas com OC...vou aproveitar este.
Ontem fiz um pequeno OC na minha maquina e quando passei do fsb 222 para 225 o PC iniciou e ao entrar no windows frizou, normalmente antes de dizer "Bem Vindo" o ecrã fica preto durante 1 ou 2 seg., mas ontem ficou preto e não se arrastou mais. Esperei 1 minuto e depois reiniciei o PC com botão e agora antes de aparecer o ecrã azul o PC faz sempre a verificação do disco e reinicia. (Da primeira vez à fazer o checkdisc o PC apagou umas cenas danificadas e reparou outras)
Criei outra partição com outro windows e agora só assim que consigo mexer nos ficheiros da partição danificada.
Já tentei reparar atraves do CD de instlação, mas não deu nada...
Não achei estranho ele frizar, porque a mobo é fraca pra OC (chipset VIA :evil: , tenho que trocar esta m*r*a, por uma DK :twisted: ), mas achei estranho que windows ficou danificada...ja é 2ª vez que acontece-me isto...não percebo porque :roll:
Alguem já teve o mesmo problema?
cumps.
d3$tt
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Hartsock » Domingo Abr 06, 2008 0:59

d3$tt Escreveu:Boas
Só para não criar novo topico acerca das problemas com OC...vou aproveitar este.
Ontem fiz um pequeno OC na minha maquina e quando passei do fsb 222 para 225 o PC iniciou e ao entrar no windows frizou, normalmente antes de dizer "Bem Vindo" o ecrã fica preto durante 1 ou 2 seg., mas ontem ficou preto e não se arrastou mais. Esperei 1 minuto e depois reiniciei o PC com botão e agora antes de aparecer o ecrã azul o PC faz sempre a verificação do disco e reinicia. (Da primeira vez à fazer o checkdisc o PC apagou umas cenas danificadas e reparou outras)
Criei outra partição com outro windows e agora só assim que consigo mexer nos ficheiros da partição danificada.
Já tentei reparar atraves do CD de instlação, mas não deu nada...
Não achei estranho ele frizar, porque a mobo é fraca pra OC (chipset VIA :evil: , tenho que trocar esta m*r*a, por uma DK :twisted: ), mas achei estranho que windows ficou danificada...ja é 2ª vez que acontece-me isto...não percebo porque :roll:
Alguem já teve o mesmo problema?
cumps.

Fogo, ñ metas DK....este OC já eu tinha feito no meu pc com uma 650i e resultou bem, mas na DK deu esta excelente mrd...
EVGA nforce 650i Ultra
Hartsock
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SammySam » Domingo Abr 06, 2008 1:19

boas,

respondendo ao hartsock, o que poderá ter aconteceido é que apenas lhe mexeste no fsb, mas a board ao ajustar as voltagens para essse fsb provavelmente arruinou algum dos outros componentes com voltagens a mais, o mais certo a própria board.

No segundo caso, os freezes no win normalmente é por falta de "sumo" nos componentes ou no cpu ou nas memórias fsb NB sB etc.. já me aconteceu os chkdisk, apenas cancelei ajustei voltagens ou coloquei em stock e arrancou sem problemas.

É necessário cuidados qundo se faz OC ter noção das voltagens exigidas e "subir2 com cuidado.
por exemplo, esta maximus Formula que tenho faz ajustes de voltagens em alguns componebtes um pouco exagerados, é possivel monitorizar na bios as voltagens que ela ajusta, mesmo as que metemos á mão qual é a voltagem que ela mete, por vezes e no meu caso se eu meter 2.3 nas mem ela amete-as a 2.5 lol logo tenho que ajustar de acordo...

hartsock tivestes azar. boa sorte :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor d3$tt » Domingo Abr 06, 2008 17:11

SammySam Escreveu:No segundo caso, os freezes no win normalmente é por falta de "sumo" nos componentes ou no cpu ou nas memórias fsb NB sB etc.. já me aconteceu os chkdisk, apenas cancelei ajustei voltagens ou coloquei em stock e arrancou sem problemas.

Ah agora fiquei mais esclarecido, eu pensava que era da fonte não aguentar OC...pois tambem é fraca, mas é pra trocar.
Acerca de mais "sumo", não lhe posso dar mais, porque esta m*r*a da board
com este "excelentissimo" chipset VIA nem deixa mudar Vcore!!! :evil: Simplesmente não hà opção na bios!:(
Até fico todo surpreendido pela possibilidade magnifica desse chipset - alterar o FSB! :lol:
Tenho um E4600 e não consigo passar dos 2.66Ghz :cry:
Tenho que trocar mesmo a board! (HATE IT :evil: :evil: :evil: )

Obrigado pelas dicas.
cumps.
d3$tt
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Abr 06, 2008 20:50

Hartsock Escreveu:Fogo, ñ metas DK....este OC já eu tinha feito no meu pc com uma 650i e resultou bem, mas na DK deu esta excelente mrd...

isso é para rir, certo? então tu fazes oc à kamikaze e depois a culpa é do material? é que é preciso não ter um bocado noção das coisas para fazer o que fizes-te.. e não me refiro a aumentar 133 mhz duma vez porque isto não são athlons, é aceitável subir o fsb de vários em vários mhz mas achas mesmo que conseguias 470 fsb num quad sem ajustar nada? qualquer material, por muito bom que seja, apenas funcionam bem nas mãos adequadas. e não é por nada, não me acredito que tenhas feito 470fsb com quad num 650i..

enfim..

só uma coisa, tinhas o pc desligado da ficha quando fizes-te o clear cmos?

que jumper estás a usar para fazer o clear cmos? o do rear panel ou o que fica ao pé do slot pci-e?
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Eddie » Domingo Abr 06, 2008 21:00

Agora culpas a Motherboard :?: :?
Olha o meu C2D 3.00GHz, a trabalhar a 4.00GHz :!: :wink: , e sem vacilar :!: :twisted:
Subiste o FSB demasiado, duma só vez :!: 8O
Tem que se ir "apalpando" terreno :!: :idea:

Fiquem bem :!: 8)
->DFI Lanparty DK P35-T2RS
->Intel Core2 Duo E8400@4005MHz + Thermalrigth XP-90C
->Western Digital Raptor 150GB
->Sapphire ATI Radeon HD4870 512MB GDDR5
->Team Group Xtream DDRII 800MHz@890MHz (2x1024MB)
->LC-Power Hyperion 700W Modular
Eddie
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 06, 2004 12:29

Mensagempor Hartsock » Domingo Abr 06, 2008 22:50

Bad_Cop Escreveu:
Hartsock Escreveu:Fogo, ñ metas DK....este OC já eu tinha feito no meu pc com uma 650i e resultou bem, mas na DK deu esta excelente mrd...

isso é para rir, certo? então tu fazes oc à kamikaze e depois a culpa é do material? é que é preciso não ter um bocado noção das coisas para fazer o que fizes-te.. e não me refiro a aumentar 133 mhz duma vez porque isto não são athlons, é aceitável subir o fsb de vários em vários mhz mas achas mesmo que conseguias 470 fsb num quad sem ajustar nada? qualquer material, por muito bom que seja, apenas funcionam bem nas mãos adequadas. e não é por nada, não me acredito que tenhas feito 470fsb com quad num 650i..

enfim..

só uma coisa, tinhas o pc desligado da ficha quando fizes-te o clear cmos?

que jumper estás a usar para fazer o clear cmos? o do rear panel ou o que fica ao pé do slot pci-e?

Pronto já cá n está quem falou... :roll:
(não fiz 470fsb num quad, mas tinha feito num e6750)
Fiz Clear com o pc sem o cabo de alimentação no jumper ao pé do slot PCI, porque?

PS:Acham que o CPU estará danificado ou será apenas a board???
Fogo nem quero pensar sequer em ter de comprar outro CPU!
Cump´s
EVGA nforce 650i Ultra
Hartsock
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Abr 06, 2008 23:10

e achas mesmo que ocar um quad e um dual é a mesma coisa? então para que anda meio mundo a tentar passar os 500 fsb em quad e no dual core o grande objectivo é perto de 700? é que eu tenho as duas, uma dk e uma 650i e a primeira é de longe melhor. estás a comparar o incomparável..

eu perguntei se tinhas desligado o pc da ficha porque acontece várias vezes, a mim inclusivé. como é óbvio, dá mau resultado.

se isso fosse cpu, gráfica ou memórias a board apitava e podias ver o erro pelo beep code. regra geral, se não apita, é problema da board.

tens duas hipoteses, board estragada ou lixo na bios. aponto mais para a segunda, suvido que a board arda só por causa disso. eu tentava tirar o cpu e voltar a colocar. à partida isso forçará a board a detectar um novo cpu e, caso a bios esteja intacta e apenas os settings estejam mal, deverá bootar de novo.

mais uma coisa, quando tempo estives-te com o jumper na posição de clear? se tives-te menos de um minuto, tenta deixar isso na posição de clear por 2-3 minutos.

depois diz o resultado.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor SammySam » Domingo Abr 06, 2008 23:11

Acho dificíl senão impossível conseguir "advinhar" qual o componente que meteu férias.

Se tiveres oportunidade só com testes, testando com outros componenetes.

Eu pessoalmente acredito que tenha sido a board, depois dá noticias.
:wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante