Duvidas em WC

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvidas em WC

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Fev 04, 2008 21:02

Ando a pensar se compro um sistema de WC ou não. Se comprar seria só daqui a alguns meses. Mas como não percebo praticamente nada disto, quero fazer algumas perguntas.

O sistema seria em principio apenas para o CPU.
De que material preciso?
Daquilo que tenho visto, penso que seja isto:

- Radiador ( apenas para CPU um de 240 chega bem? Ou até pode ser menos?)
- Bloco CPU
- Bomba ( tenho visto que têm watts diferentes, o que será mais aconselhável?)
- Reservatório
- Tubo ( quais são mais aconselháveis?)
- Liquido ( penso que é agua destilada mais um produto anti-algas, ou coisa do género, ou não?)

Falta ai algum componente que seja necessário para a montagem completa do sistema apenas para CPU?

Em relação à montagem como é feita? Tipo qual é a sequência em que se devem montar.

Agora outra coisa. A minha caixa é uma Lian-Li PC 7B PLUS II. Pelo que tenho visto o pessoal opta muito por colocar um radiado de 240 no topo da caixa. Mas para isso é preciso corta-la, como eu não tenho jeito e nunca o fiz, a loja onde eu comprasse o WC podia-me fazer o mod na caixa e montar logo o radiador? Iriam-me cobrar mais dinheiro por isso? :P

Por agora é tudo, depois se houver mais duvidas vou spammando :mrgreen:
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Bad_Cop » Terça Fev 05, 2008 0:02

para um cpu o rad de 240 é suficiente. andam aí os black ice gts lite baratos (~35€), os swiftech (~40€) ou, ainda mais baratos, os black ice pro (~25€).

dos blocos conheço os swiftech. apogee gt nos 50€ e apogee gtx por mais 15€. para este preço tens tambem os d-tek fusion.

no tubo, tudo depende do resto do sistema. o que indiquei acima é tudo para médio/alto fluxo (excepto talvez os rads black ice e mesmo esses safam-se bem). isso são os tubos de 3/8" e 1/2" de diametro interno. 10/8mm é inferior a ambos, e tambem não é mau, mas o ideal é mesmo medio ou alto fluxo.

bomba e reservatório, normalmente a malta escolhe as laing ddc 12v que custam 60€ e um reservatorio do tipo dos swiftech por 20€. uma solução não tão boa mas muito mais económica são os reservatórios com bomba submersa. uma magicool 700l/h custa 50€ e uma alphacool 600l/h 45€. julgo que ambas têm bombas eheim compact. tenho uma, são silenciosas mas nunca iram ter a performance de uma laing. acima de tudo pela força da agua que na laing é superior, apesar do débito ser menor (420l/h).

o liquido, há quem defenda agua destilada, quem defenda compostos. eu uso feezer one. acho que é mais uma escolha pessoal que outra coisa.

quanto à sequencia, o melhor é mesmo ver. há quem diga que bomba->bloco->cpu->reservatorio é melhor porque a agua chga sempre fresca ao bloco, mas em certas situações pode compensar mais ter bomba->bloco->rad->reservatorio.

para um sistema só de cpu tens tudo o que é preciso.

há lojas em que fazem esse tipo de serviço, os cortes costumizados. alguns até cortam a lazer. normalmente cobram tambem por isso, a não ser que façam eles a montagem e acabem por fazer isso de borla ou muito barato. para quem tem mãos e um dremmel não é algo que custe muito, até porque depois a grelha tapa as ligeiras imperfeições todas.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Fev 05, 2008 1:46

Esse Black Ice GTS Lite dá bem conta do recado?

Em relação aos blocos, a diferença do GTX para o GT em termos de performance é muito grande? Ou com um GT já se fica bem servido?

Disseste nos tubos que os Black Ice não são tanto para médio/alto fluxo, também está incluído o Black Ice GTS Lite? Se sim, qual é uma boa alternativa para médio/alto fluxo? Nos tubos fiquei um pouco baralhado. Qual é o melhor para médio/alto fluxo?

Tinha visto um reservatório: SWIFTECH MCRES-MICRO, pareceu-me porreiro, pelo menos tem bom aspecto e é baratinho, que achas? Os reservatório devem ser "fixados na caixa, certo? Se por acaso eu o deixar "solto" no fundo da caixa, se ele por acaso tombar corre-se o risco de entornar o liquido? Ou aquilo está totalmente isolado?

O liquido não sei, mas talvez um que não "danifique" o sistema e que seja reagente com uma cor a decidir na altura.

Não é preciso conectores, ou roscas, para ligar os tubos aos componentes? Ou o material em cima descrito já traz isso?

Só mais uma coisa, imaginando que daqui a uns tempos sai um novo socket, o material irá ser compatível? Talvez o bloco do CPU não, mas e de resto?

Desculpa lá tantas perguntas e obrigado por tudo :D
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Bad_Cop » Terça Fev 05, 2008 2:23

Nuno_Martins Escreveu:Esse Black Ice GTS Lite dá bem conta do recado?

Penso que sim. Não há reviews, mas diz-se que é ligeiramente inferior ao gts normal só que mais barato.

Em relação aos blocos, a diferença do GTX para o GT em termos de performance é muito grande? Ou com um GT já se fica bem servido?

com o Gt já ficas bem servido, mas o GTX é melhor, como é obvio. Uma difrença aí de 5-6º, penso eu.

Disseste nos tubos que os Black Ice não são tanto para médio/alto fluxo, também está incluído o Black Ice GTS Lite? Se sim, qual é uma boa alternativa para médio/alto fluxo? Nos tubos fiquei um pouco baralhado. Qual é o melhor para médio/alto fluxo?

médio e alto fluxo tem a ver mesmo com o tamanho dos tubos. e por tamanho quero dizer diametro interno. 1/2" - meia polegada ou ~127mm de diametro interno - é alto fluxo, 3/8 - 3 oitavos de polegada ou ~9.5mm de diametro interno - é médio fluxo e, normalmente, considera-se abaixo disso baixo fluxo. no entanto o tubo 10/8mm - 10 mm de diametro externo, 8 mm de diametro interno - tambem já é um tubo que se aproxima do médio fluxo, embora não tenha a certeza em que categoria é geralmente incluido.

todo o material swiftech é, segundo a marca, optimizado para médio e alto fluxo (tubo 1/2" e 3/8" portanto). os black ice já não sei, mas há muita malta que tem e não se têm queixado embora não conheça nenhuma review. à partida tambem não devem dar problemas com médio fluxo.

Tinha visto um reservatório: SWIFTECH MCRES-MICRO, pareceu-me porreiro, pelo menos tem bom aspecto e é baratinho, que achas? Os reservatório devem ser "fixados na caixa, certo? Se por acaso eu o deixar "solto" no fundo da caixa, se ele por acaso tombar corre-se o risco de entornar o liquido? Ou aquilo está totalmente isolado?

era nesse que estava a pensar, n me lembrava do nome. aquilo tem tampa, à partida n deve entornar. de qualquer das formas aquilo é facil de prender.

O liquido não sei, mas talvez um que não "danifique" o sistema e que seja reagente com uma cor a decidir na altura.

sim, se gostas de cor nao tem mal nenhum. é praticamente tudo igual. só n convem usar corantes para a agua, a minha bomba estava pintada porque o antigo dono usou um na agua.

Não é preciso conectores, ou roscas, para ligar os tubos aos componentes? Ou o material em cima descrito já traz isso?

sim, esqueci-me disso. normalmente os blocos ,e penso que tambem os reservatorios, swiftech já trazem conectores e a bomba que referi tambem, uma vez que as "bocas" dela são o proprio conector. para o rad, pergunta na loja onde fores comprar qual é a rosca deles. depois basta olhares para a rocas (normalmente G1/4) e para o tubo (3/8" ou 1/2", conforme o que escolheres). havia uns swiftech que eram rosca g3/8, dos primeiros modelos a chegar a pt. o meu é desses e é complicado arranjar conectores. na realidade comprei o meu usado, nao tenho a certeza se o rad nao tras tambem conectores. o meu chegou-me sem eles, ou melhor com uns para tubo 1/2 que foram oferecidos pelo antigo dono. por isso antes de comprares pergunta na loja sobre qual é a rosca deles e pede conectores para eles e tubo 3/8 ou se eles já trazem conectores.

Só mais uma coisa, imaginando que daqui a uns tempos sai um novo socket, o material irá ser compatível? Talvez o bloco do CPU não, mas e de resto?

se o bloco não for, mas tiver qualidade suficiente para arrefecer, a swiftech provavelmente lança uma peça e um back plate barato de forma a fazer os blocos compativeis. o resto nada tem a ver com o socket, por isso são compativeis com tudo.

Desculpa lá tantas perguntas e obrigado por tudo :D

de nada. aqui ou no msn, basta pgtares. não sei muito, mas já aprendi qq coisita. se dá para ajudar alguem, melhor. :)
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Patuga » Domingo Abr 06, 2008 14:38

tens sempre uns kits porreiros da ColdZero...

Aqui...
Patuga
Novato
Novato

Registado: Domingo Abr 06, 2008 14:23

Mensagempor Serial_killer » Domingo Abr 06, 2008 19:04

Eu comprei ao patuga. Aconselho-te a comprar um kit deles completo. Não compres em várias lojas. Ou sabes o que queres e já tens prática ou então compra um kit já escolhido.

Quanto à configuração o patuga é mais experiente do que eu (milhões de vezes) mas eu recomendo: bomba>rad>bloco>bomba

As bombas já trazem um reservatório suficiente... :wink: Investe bem é nas fan's :wink:
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Darkblood » Segunda Abr 07, 2008 0:33

Serial_killer Escreveu:Eu comprei ao patuga. Aconselho-te a comprar um kit deles completo. Não compres em várias lojas. Ou sabes o que queres e já tens prática ou então compra um kit já escolhido.

Quanto à configuração o patuga é mais experiente do que eu (milhões de vezes) mas eu recomendo: bomba>rad>bloco>bomba

As bombas já trazem um reservatório suficiente... :wink: Investe bem é nas fan's :wink:

Quanto à configuração eu aconselhava esta: bomba>bloco>rad>bomba
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Abr 07, 2008 1:02

Darkblood Escreveu:Quanto à configuração eu aconselhava esta: bomba>bloco>rad>bomba

com bomba submersa no reservatório é pior. a bomba ainda aquece bastante a agua e se fizeres a experiencia facilmente descobres que ganhas uns 5-6º ao teres o rad entre a bomba e o bloco.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Patuga » Segunda Abr 07, 2008 17:41

5~6ºC não baixa se meteres um radiador entre cpu e vga. e como tu sabes um cpu dissipa mais de 100W de calor. Pelo menos eu já testei com um Q6600 e uma 8800GTX e meter um radiador 360 entre cpu e vga faz a gráfica baixar 4ºC. Não havendo no entanto qualquer alteração À temperatura do cpu.
Agora uma bomba com 12w de potencia, mesmo que fosse o calor todo para a agua, nunca aqueceria a agua o suficiente para dar esses aumentos de temperatura.
Patuga
Novato
Novato

Registado: Domingo Abr 06, 2008 14:23

Mensagempor lucky » Segunda Abr 07, 2008 17:47

É bom ver-te por aqui Patuga ;)

Agradecem-se visitas frequentes se puderes. :P
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor vala » Segunda Abr 07, 2008 17:51

Ja agora aproveito o topico sobre wc.
Eu tenho dois pc e queria por watercooling nos dois.
E possivel fazer isso com apenas uma bomba e um radiador?
vala
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 19, 2007 10:25

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Abr 07, 2008 19:07

Patuga Escreveu:5~6ºC não baixa se meteres um radiador entre cpu e vga. e como tu sabes um cpu dissipa mais de 100W de calor. Pelo menos eu já testei com um Q6600 e uma 8800GTX e meter um radiador 360 entre cpu e vga faz a gráfica baixar 4ºC. Não havendo no entanto qualquer alteração À temperatura do cpu.
Agora uma bomba com 12w de potencia, mesmo que fosse o calor todo para a agua, nunca aqueceria a agua o suficiente para dar esses aumentos de temperatura.

eu estava a falar de circuitos simples de bomba, bloco e rad só para cpu, que é o meu caso e é o caso do user que postou inicialmente. os 5-6º foram os ganhos que tive ao colocar o rad entre a bomba e o bloco. é claro que não estava em condições ideais, não medi a temp externa antes e depois, simplesmente recoloquei as coisas e vi que havia melhorias ao fim de largas horas de orthos nessa ordem de valores.

um cpu nao dissipa mais de 100W de calor. alguns sim, mas muitos não. os dual core da intel têm todos um TDP de 65W. os quads já não.

e numa bomba submersa que foi o que eu referi o aquecimento nota-se mais pois a bomba, por muito pouco calor que dissipe, está sempre muito mais tempo em contacto com uma maior quantidade de água. acaba por aquecer muito mais do que uma bomba to tipo laig por onde a bomba passa a alta velocidade.

ainda agora montei um circuito de bomba, bloco, rad120, ao contrário e a difrença é na ordem dos valores que indiquei: 5-6º.

já agora, faço das palavras do lucky minhas palavras.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes