VBTC, regra geral acho as tuas noticias bem escritas mas esta tenho de discordar. acho que está muito alarmista (dado que dificilmente estes processadores chegaram ao mercado português) mas tambem porque tem alguns erros de coerência, imo claro.
Perigos de se usar um processador boxed falso.
1. Garantia curta
Os processadores retail contrafeitos não se fazem acompanhar da mesma garantia de 3 anos que os genuínos boxed têm. Se o processador que compraram deixar de funcionar 1 ano depois (devido aos problemas relatados abaixo ou outros), não vão conseguir que a Intel o troque. Para mais informação acerca da garantia da Intel, vejam aqui.
Em portugal têm sempre 2 anos de garantia obrigatórios por lei. Mas é um pequeno pormenor apenas.
2. Curta duração de vida
A dissipação de calor de coolers de baixo custo como os que acompanham estes processadores é fraca. O normal é a fan usar rolamentos de baixa qualidade que têm uma curta duração de vida. Quanto mais altas as temperaturas forem, maior é o risco de a ventoinha parar completamente estando o processador sujeito a temperaturas elevadas encurtando assim o seu tempo normal de vida.
Ok
3. Performance mais fraca
Os processadores recentes da Intel vêem com uma protecção térmica montada no seu interior. Quando a sua temperatura chega a um certo limiar, o processador automaticamente reduzira a sua temperatura entrando em modo idle, uma característica conhecida como thermal throttling. Isto reduz a performance do processador. Se a ventoinha do cooler de baixa qualidade falhar a temperatura do CPU irá continuar a subir até o processador ser obrigado a desligar-se, resultando na perda de dados.
Então o cpu perde performance ou desliga-se ou encurta o tempo de vida como foi dito acima. Estes 2 pontos retractam a mesma situação.
4. Danos na motherboard
Apesar de ser um acontecimento raro, a paragem da ventoinha do cooler pudera ser prejudicial a motherboard, levando a consequências desastrosas.
Esta eu simplesmente dúvido que aconteça.
5. Níveis elevados de ruído
Há três grandes preocupações quanto ao custo de fabricação de fans baratas, o custo, custo e… não os níveis de ruído não faz parte dessas três preocupações para quem fabrica este tipo de fans. O uso de rolamentos de baixo custo baixa o preço final de fabrico mas leva os níveis de ruído para um patamar superior.
Plenamente de acordo.
não leves a mal, só acho mesmo que a noticia não faz muito sentido. e muito em breve veremos pessoas no hcp a postar "a fan do meu processador é difrente da do outro c2d que tinha. é contrafeito?" e outras coisas do genero.
just my 2 cents.