perda de velocidade com linksys wag200g

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

perda de velocidade com linksys wag200g

Mensagempor deranged » Segunda Abr 14, 2008 23:45

Olá a todos,

Comprei recentemente um linksys wag200g que esta a funcionar como modem e router para o sapo adsl 4 megas.

À partida funciona tudo normal, mas noto que perco velocidade qdo estou "sem fios", mesmo com o sinal no maximo.
Com fios consigo de facto os 4 megas, ou seja, downloads acima dos 400k, mas sem fios fica-se pelos 280k.

Alguém tem ideia da origem deste desfasamento?

O firmware é a versao 1.01.05. Se for preciso linkar algum screenshot é só dizer:)

cumprimentos
Imagem
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Dez 05, 2004 21:27

Mensagempor Silver_Razorback » Terça Abr 15, 2008 17:35

...é normal sentires uma ligeira diferença duma ligação por cabo para uma ligação por wireless..mas nada muito relevante..como é que o pc recebe a rede sem fios?é um adaptador USB,placa interna,pci,pcmcia?Marca e modelo?A rede tem segurança,que tipo?Qual é o tamanho da chave?

Details people,quanto mais info derem mais fácil se torna ajudar.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor deranged » Terça Abr 15, 2008 20:00

ora bem, detalhes:

o pc recebe recebe a rede por placa interna.
a segurança é WPA2-Mixed (TKIP + AES) e a chave tem 18caracteres...

ficam ainda mais alguns detalhes...

Imagem

Imagem

Imagem

de facto também me disseram q ia perder alguma velocidade, mas mais de um mega (num total de 4) acho demasiado.
Gostava de saber se tenho alguma coisa errada com as settings ou com o router pois ainda vou a tempo de o trocar na loja se for caso disso.
Imagem
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Silver_Razorback » Terça Abr 15, 2008 21:37

A config de ADSL está correcta..só lhe falta o username :lol:

A config base da wireless tambem está,só falta o ssid :lol:

Nas configs avançadas não te recomendo fazeres alterações.

Nesta situação só reduzia de WPA2 para WPA Personal (TKIP). Alterando isto já podes sentir alguma diferença na velocidade.nada como testar e dizeres qualquer cena.

a placa interna do pc qual é a marca e modelo? estás a usar a gestão de wireless via windows ou via software especifico?
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor deranged » Terça Abr 15, 2008 23:35

Antes de mais, obrigado Silver_Razorback pelo "acompanhamento" do caso:)

Ja mudei a encriptação e n se nota gde diferença.

Quanto ao modelo n sei dizer ao certo. A placa de rede é uma broadcom netXtreme Gigabit Ethernet e a wireless apenas me diz no device manager que é uma IEEE802.11g Wireless minipci adapter, mas as drivers tb são da Broadcom.

A gestão do wireless nem sei bem onde ver isso, mas se n possuo nenhum software especifico, suponho que seja via windows.

Entretanto vi que há uma nova versao de firmware p o router 1.01.06. Valerá a pena actualizar?

btw, o portatil é um Quanta z500 aka Tsunami Flyer z500, adquirido à 3 anos (n sei se isto será relevante)

cumprimentos
Imagem
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Abr 16, 2008 18:37

Se a placa só suporta o formato G,podes no router alterar de mixed para G-only.

Tenta fazer download do site da Broadcom de drivers recentes para a placa,e de preferencia com software de ligação especifico.

Tens algum receptor usb que possas usar para testar a ligação wlan,ou outro laptop só para tirar teimas se é o router ou a placa?

Actualizar o router não é uma opção imediata..podes de facto tentar mas nisso já não consigo ajudar-te (é uma questão sobre a qual não tenho experiencia pessoal).

O modelo do laptop é irrelevante,mas se já tem algum tempo,a placa wireless pode não suportar completamente ou parcialmente a ligação,isso pode justificar a lentidão.

Aguardo desenvolvimentos
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Mercy_PT » Quinta Abr 17, 2008 11:25

Experimentar retirar totalmente a encriptação de dados e verifica a diferença de velocidade.

Se funcionar é for mais rápido, experimenta o tal update do firmware do router ou por exemplo encriptar por WEP com filtragem de acesso apenas para o MAC da tua placa wifi. Não é o mesmo que WPA mas é melhor k nada.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor deranged » Quinta Abr 17, 2008 21:48

@Silver:

A placa é B e G pelo que devo manter o mixed.

Actualizei o firmware da linksys, mas continua igual.
Drivers da broadcom não encontrei nada. Os dados da placa no device manager são tão genéricos que n ajudam na busca.

Ainda vou tentar pedir a alguém com um portatil mais recente para vir experimentar esta ligação para ver se é da minha placa.

@Mercy:

Vou experimentar isso e postarei os resultados

Mto obrigado a ambos pelas dicas.
Imagem
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Abr 19, 2008 20:49

Procura e instala um programa para identificação correcta da placa wireless Broadcom..como estás a usar drivers genericos do Windows,a falha poderá ser mesmo essa.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes