Limpar a fundo a ventoinha e cooler interno do LG S1-M555P.

Mensagens especificas sobre portáteis Toshiba ou LG

Moderadores: Administradores, Moderadores

Tópico para Sticky?

Votação encerrada em Quinta Jul 24, 2008 14:56

Sim
6
86%
Não
1
14%

Total de votos : 7

Mensagempor ee02204 » Quinta Abr 17, 2008 16:29

Eu acabei de limpar o meu.

Pontos de interesse:
Utilizei a pasta Noctua NT-H1. Pela reviews na net esta é a melhor pasta.
A utilização da cotonete foi uma desgraça com esta pasta, tive que meter o dedo :lol: e ai a pasta ficou perfeita.
Para raspar não comprei nenhum produto, utilizei um cartão de crédito :!: , não estraga a superfície do cobre e da cerâmica do chip.

Confirmo a qualidade deste tutorial e adorei a ideia da fita-cola.
Continua o bom trabalho.

Agora o portatil não passa dos 65ºC com o CPU e a placa gráfica ao máximo.
Utilização normal é nos 44ºC.
ee02204
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jul 10, 2006 9:12

Mensagempor TTiagoT » Quinta Abr 17, 2008 18:34

ee02204, fico contente q tenhas usado o post como ajuda. :D
Só 1 pequeno reparo, o cotonete era só para limpar a pasta, pq para espalhar ñ dá mt jeito, como pudes-t comprovar. :) Para espalhar, como refiro no topico é melhor 1 cartão do genero dos de crédito, por ser duro.Não aconcelho é a utilizares os dedos, pq dizem ser uma substância cancerigena. :wink:
Imagino q como eu deves ter tirado mt pó das grelhas.... :lol:
TTiagoT
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Abr 19, 2007 17:04

Mensagempor JoKeR} » Quinta Abr 17, 2008 19:52

TTiagoT, ele na parte do cartão de crédito tava-se a referir à limpeza do cooler.

ee02204, não te aconselho fazeres isso muitas vezes, porque a massa termica entranha-se em micro-fissuras do dissipador, e só com uma raspadela não sai. É como passares um bocado de cartão para limpar uma grelha: Tiras o que está à mostra, mas o que está escondido continua la tudo.

Vejam as instruções do Akasa Tim Cleaner, para perceberem como funciona ;)
JoKeR}
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 27, 2005 3:43

Mensagempor TTiagoT » Quinta Abr 17, 2008 20:41

JoKeR} eu percebi, só comentei o facto de o ee02204 ter tentado espalhar a pasta térmica com o cotonete, e nem sequer comentei a parte de utilizar o cartão para raspar.

Apesar de no site da Arctic Silver referir a utilização de um cartão de crédito para remover a maior parte da pasta e depois utilizar o produto de remoção e o purificador, eu também ñ aconselho, pelos mesmos motivos que referiste, além de que não é necessário raspar, porque com o produto de remoção, a pasta sai muito bem.
TTiagoT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ee02204 » Sexta Abr 18, 2008 8:47

[quote="TTiagoT"]Não aconselho é a utilizares os dedos, pq dizem ser uma substância cancerigena. :wink:
Imagino q como eu deves ter tirado mt pó das grelhas.... :lol:[/quote]

Tudo é cancerígeno hoje em dia, andas todo o dia na rua apanhar com os fumos dos carros, mas cuidado com a pasta térmica... é cancerigenia.

E sobre o pó, tinha uma parede entre o cooler da cpu e o dissipador da gráfica, mas o portátil passa em media 16horas ligado por dia, por isso deve ser normal ganhar tanto pó.

Agora vou começar a fazer isto anualmente.

PS: n levem a minha ironia a sério
ee02204
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jul 10, 2006 9:12

Mensagempor [dR] » Sexta Jun 20, 2008 22:53

Pessoal estou a pensar fazer esta limpeza ao meu portátil até porque estou a pensar aumentar para 2Gb e por isso tenho de remover o teclado para colocar uma das memórias.

Estou com algumas dúvidas e gostava que me esclarecessem sff :D

- A quantidade de pasta térmica a aplicar.. do tamanho de um grão de arroz mas espalhar (com um cartão de credito ou parecido) até cobrir totalmente a base de cerâmica do processador (pronto ou na parte do cooler) como está no tutorial? Ou é colocar tipo uma gota e espalhar de modo que a massa não fique concentrada e depois deixar que com o uso ela se vá espalhando..?

- A garantia perde-se ao fazer uma limpeza como esta (visto que vamos abrir o portátil) ?

thx!
[dR]
Novato
Novato

Registado: Terça Jan 18, 2005 19:12

Mensagempor JoKeR} » Sábado Jun 21, 2008 0:59

[dR] Escreveu:- A quantidade de pasta térmica a aplicar.. do tamanho de um grão de arroz mas espalhar (com um cartão de credito ou parecido) até cobrir totalmente a base de cerâmica do processador (pronto ou na parte do cooler) como está no tutorial? Ou é colocar tipo uma gota e espalhar de modo que a massa não fique concentrada e depois deixar que com o uso ela se vá espalhando..?

Depende das instruções da pasta. A artic silver para os P4 e outros CPUs com o seu dissipador integrado é uma gota do tamanho de um grão de arroz e a pressão trata do resto.

Para este CPU, como não é desses (nem o GPU nem o NorthBridge), aconselham lá a espalhar.

[dR] Escreveu:- A garantia perde-se ao fazer uma limpeza como esta (visto que vamos abrir o portátil) ?

Tanto quanto sei até aumentar a memória acaba com a garantia, mas hoje em dia já são poucos fabricantes que ligam a isso... Toda a gente quer fazer upgrade à memoria e/ou disco... E há a vantagem de não haver nenhum selo (que eu tenha visto... lol)
JoKeR}
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 27, 2005 3:43

Mensagempor [dR] » Sábado Jun 21, 2008 2:03

Então para este caso quer aplique no dissipador ou no processador devo espalhar?
[dR]
Novato
Novato

Mensagempor Semenkhare » Sábado Jun 21, 2008 11:26

Bom tutorial. Só é pena as imagens já não aparecerem. É possível fazer novamente o upload delas?
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor [dR] » Sábado Jun 21, 2008 11:38

Limpeza feita! Tinha montes de pó lá dentro.. 8O o dissipador então ui ui.. não passava por lá nd.. n havia isto de quase pegar fogo! A jogar atinge os 75ºC o que n está nd mau em relação ao que estava!

Em relação á massa térmica n consegui comprar Artic Silver (estava esgotado) por isso comprei CoolerMaster HTK-002, apliquei segundo o tutorial com a fita cola e tal e ficou bacano!

thx pelo tutorial!
[dR]
Novato
Novato

Mensagempor TTiagoT » Domingo Jun 22, 2008 11:18

Boas.

Então para este caso quer aplique no dissipador ou no processador devo espalhar?

Se aplicares a pasta no processador e a pressão encarrega-se de a espalhar, se aplicares no dissipador penso que é melhor espalhar com cartão, pq assim aumente a area de dissipação do calor o q torna a dissipação mais eficiente.

Bom tutorial. Só é pena as imagens já não aparecerem. É possível fazer novamente o upload delas?

Eu consigo ver as imagens, penso q s ouve algum problema com isso já foi resolvido. :wink:
TTiagoT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [dR] » Domingo Jun 22, 2008 18:16

alguém sabe de algum programa para testar o processador ao máximo de modo a ver a temperatura que atinge?
[dR]
Novato
Novato

Mensagempor TTiagoT » Domingo Jun 22, 2008 20:43

alguém sabe de algum programa para testar o processador ao máximo de modo a ver a temperatura que atinge?

O Everest tem o "Teste de estabilidade do sistema" q faz precisamente isso.
TTiagoT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lpadua » Domingo Jun 29, 2008 12:24

Bravo!!!
lpadua
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 30, 2002 1:07

Mensagempor TTiagoT » Quinta Jul 17, 2008 10:38

Boas.
Acabei de fazer limpeza ao cooler e ventoinha a um LG P1, e o procedimento é exactamente o mesmo, a disposição dos componentes no interior do portátil é igual à do LG S1 e mesmo a forma de abrir o portátil é igual.
Para que conste. :D
TTiagoT
Aprendiz
Aprendiz

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis Toshiba e LG

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes