Servidor escolar

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Servidor escolar

Mensagempor pmfnunes » Domingo Abr 20, 2008 22:47

Fui colocado numa escola e pediram para tratar da da parte dos computadores...

Considero-me um utilizador de nível médio-avançado ...mas em termos de redes há coisas q não sei como fazer :oops: (mas aprendo rápido ;) )

Há alguma forma, visto q a escola n tem isso em lado nenhum, de descobrir como está configurada a rede e como é a sua gestão e os seus "componentes"

Eu sei q os pc's estão ligados através de um servidor... mas queria saber como aceder a outras coisas....e pricipalmente limitar o acesso à configuração dos pc's pela canalha :twisted:

Possivelmente bastará altera as definições do user nas contas do utilizador no próprio server..certo?

Se alguém puder dar umas dicas...ou tiver por aí um pdf sobre redes para eu me inteirar mais sobre o assunto agradecia :)
"Remember the compliments, forget the insults; if you succeed in doing this, tell me how."

http://alien-zone.blogspot.com
http://lucroonline.com.sapo.pt
pmfnunes
Novato
Novato

Registado: Quinta Set 14, 2006 0:55

Mensagempor alr_tech » Segunda Abr 21, 2008 11:27

boas

como a rede foi feita...
só mesmo quem a montou...
deveria haver um dossier com essa informação...

tens de saber onde passam os cabos e ver onde dão...
se os cabos forem UTP/rj45, eles estão ligados a um hub ou um switch...
descobre o armário....
se for ainda por BNC, tens de seguir o cabo e ver onde vai dar...
descobrir onde está o repetidor e ou router
a primeira parte é descobrir o servidor. Será nele que vais criar os perfis de utilizador....
se for windows, será relativamente mais fácil.. compra um livro sobre manutenção de sistemas windows... (se for um server, já tens o gestor de politicas)
em linux, vais ter de estudar as diversas soluções, em sites na net...

em relação ás máquinas dos users, tens de ir a cada uma e definir a password de acesso á bios, de modo que eles não se ponham a brincar.
como à sempre os espertinhos.. trata de bloquer o acesso directo ao hardware de cada máquina.

acesso à net, proxy, (se o router permitir tb podes filtrar lá) pass para cada user, definição de horas de acesso, onde podem ir (existem diversas instituiçõe na net que disponibilizam listas de filtros)

n coisas, pesquisa na net...
depois posta mais dúvidas

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Abr 21, 2008 13:39

Qual é o SO do "servidor"?
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor pmfnunes » Segunda Abr 21, 2008 15:25

alr_tech Escreveu:boas

em relação ás máquinas dos users, tens de ir a cada uma e definir a password de acesso á bios, de modo que eles não se ponham a brincar.
como à sempre os espertinhos.. trata de bloquer o acesso directo ao hardware de cada máquina.

acesso à net, proxy, (se o router permitir tb podes filtrar lá) pass para cada user, definição de horas de acesso, onde podem ir (existem diversas instituiçõe na net que disponibilizam listas de filtros)

tá bem q sou um gajo q percebe mais ou menos disto...mas vai mais devagar :oops: não quero dar cabo daquilo e ter de chamar quem configurou aquilo e ter fazer a escola gastar dinheiro :roll:

mas obviamente quero saber mais sobre como trabalhar naquilo.... 8)

respondendo ao q perguntaram....o servidor está na sala de tic...e os computadores da referida sala e da biblioteca (e mais alguns noutras salas) estão ligados a ele

o SO é o Windows Server 2003

e eu já vi onde se faz a gestão do servidor...é através do ISA Management....

já tentei procurar o perfil com q os alunos fazem o login ao conputador...e nem nos computadores deles aparece, nem nos profiles do ISA :/

como é óbvio tenho um bocado de medo de andar a mexer nas definições :oops:
"Remember the compliments, forget the insults; if you succeed in doing this, tell me how."

pmfnunes
Novato
Novato

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Abr 21, 2008 19:55

Profiles do ISA? Tas um bocadito desorientado. O ISA funciona por regras e muito genericamente serve para permitir ou bloquear o acesso a sites e serviços disponibilizados na Net. Localmente a limitação dos utilizadores é feita por meio de perfis de utilizadores e politicas de grupo. Existindo um domínio (Active Directory) qualquer utilizador normal (criado no servidor) poderá iniciar sessão num PC desse dominio mas terá praticamente qualquer instalação de software barrada e depois a limitação adicional será uma questao de configurar as politicas de grupo (GPO). Se esse servidor for o Small Business muito desse trabalho já está feito, caso contrário também se faz mas com mais tempo e paciencia.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor pmfnunes » Terça Abr 22, 2008 13:40

Mercy_PT Escreveu:Profiles do ISA? Tas um bocadito desorientado. O ISA funciona por regras e muito genericamente serve para permitir ou bloquear o acesso a sites e serviços disponibilizados na Net. Localmente a limitação dos utilizadores é feita por meio de perfis de utilizadores e politicas de grupo. Existindo um domínio (Active Directory) qualquer utilizador normal (criado no servidor) poderá iniciar sessão num PC desse dominio mas terá praticamente qualquer instalação de software barrada e depois a limitação adicional será uma questao de configurar as politicas de grupo (GPO). Se esse servidor for o Small Business muito desse trabalho já está feito, caso contrário também se faz mas com mais tempo e paciencia.

upss...não é do ISA...é no ISA...lá existe uma opção q permite verificar os profiles q acedem à rede

pmfnunes
Novato
Novato

Mensagempor pmfnunes » Terça Abr 22, 2008 13:48

Mercy_PT Escreveu:Existindo um domínio (Active Directory) qualquer utilizador normal (criado no servidor) poderá iniciar sessão num PC desse dominio mas terá praticamente qualquer instalação de software barrada e depois a limitação adicional será uma questao de configurar as politicas de grupo (GPO). Se esse servidor for o Small Business muito desse trabalho já está feito, caso contrário também se faz mas com mais tempo e paciencia.

e onde é q são criados esses "utilizadores" (painel de controlo - contas de utilizadores ??? ) ou noutro local....é q era isso mesmo q eu pretendia....limitar os privilégios dos miúdos (q entram todos com o mesmo profile "alunostic") e fazer com q eles pudessem deixar de andar a instalar jogos feitos doidinhos e programas desnecessários como yahoo toolbar etc etc, assim com evitar q mexam nas definições e alterem os temas de visualização (wallpapers etc) do windows

e depois qq trabalho q fizessem q guardassem na rede, onde todos pudessem ir independentemente do computador (se fui confuso avisa q eu tento explicar de outra forma :lol: )

pmfnunes
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Terça Abr 22, 2008 15:07

boas

não trabalho com o ISA, por isso não te posso ajudar muito...
mas no google encontras:
ex.: tutoriais.

palavras usadas: windows 2003 ISA

quanto ao local para guardar dados, script no logon...
basta criares uma dir partilhada para cada user..
ao prencipio assusta, dentro do mês venho-te perguntar..
(já algum tempo que não faço este tipo de configurações :oops: )

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Karnac » Quarta Abr 23, 2008 11:28

Boas,

Que marca de equipamentos tens ao nível de Layer 3? CISCO?Enterasys?..

Abraço!
Karnac
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 29, 2005 6:26

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes