ajuda... algum técnido de antenas terrestres por aí?!

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

ajuda... algum técnido de antenas terrestres por aí?!

Mensagempor joaoreis00 » Quarta Abr 23, 2008 18:58

boas... existe por aqui no forum algum tecnico de antenas terrestres q me possa dar um auxilo?!

[[]]
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Mensagempor Overclocker » Quarta Abr 23, 2008 19:13

Tenho alguns conhecimentos....qual o problema? :wink:
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor lucky » Quarta Abr 23, 2008 19:24

Ainda à 2 semanas andei a montar uma para mim :mrgreen:
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor joaoreis00 » Quarta Abr 23, 2008 19:46

vou por aqui o meu testamento... vao arrepender-se :mrgreen:

ontem eu e o meu irmao resolvemos ir mudar o cabo da antena pq os q la estao ja devem ter uns 15anos... o q estanho é q aparentemente ligamos os cabos tudo bem e a antena tera ficado orientada da mesma maneira q estava antes de a tirar-mos...

o q se passa é q a maior parte dos canais ficou a ver-se pior ao excepção de um ou outro...

apanho os canais portugueses e mais uns 7 ou 8 espanhois e recetemente adquiri um receptor TDT no qual apanho 25canais espanhois... so q desde a mudança do cabo q o sinais e qualiade do sinal diminuiu bastante...

q poderá ter acontecido?! o unico q foi feito para alem de ter mudado o cabo das proprias antenas foi q enrolei papel de aluminio a volta das caixas pq elas estao a desfazer-se por causa do sol e alguns casos metade ja desapareceu!

Fotos:

São 3 antenas q vao todas ligar a uma caixa q suponho q seja uma caixa misturadora qq... daí sai um cabo q vai ligar a outra caixa preta q nao fasso ideia para q seja e depois dessa caixa sai o cabo q vai ligar a este amplificador (foto 2)

foto 1
Imagem

foto 2 (a antena vem ligar directamente a este amplificador onde saem 2as ligações... uma para a tv da sala, a outra vai ao quarto da minha mae onde tem uma tomada na parede, vai ter ao meu quarto onde tem mais outros amplificadores (foto 3)

Imagem

foto 3 (aí ao meu quato vem ter o cabo da antena q tem de ser distribuido para 3 sitios... um para o meu quarto, outro para o do meu irmao e outro para a cozinha. antigamente so estava o amplificador da direita ligado onde saia uma ligação para a minha tv e atravez de 1 T ia outra para a tv do meu irmao e para a cozinha... agora comprei outro no qual sai uma para a minha tb, a outra liga ao outro amplificador q sai para o quarto do meu irmao e outra para a cozinha...)

Imagem

ja testei ligar aí o amplificador do meu quarto como estava dantes e realmente o sinal da antena continua igual... como tb ja levei o TDT a tv da sala (pq o sinal vem logo do primeiro amplificador e o sinal tb é fraco... deduso q tera sido qq coisa la em cima nas antenas...

peço desculpa pelo testamento mas se me pudessem ajudar agradecia imenso.

abraços []
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Overclocker » Quarta Abr 23, 2008 20:43

Ui...isso está complicado......

NOrmalmente, os cabos para TV são de 5O OWMS, e possuem a malha exterior, e o vivo, que é o cabo de cobre, que atravessa o interior e leva o sinal...

POr vezes, por artes misteriosas que a razão desconhece, mesmo metendo cabos melhores e novos, o sinal nunca é mais o mesmo....

Basta a antena direccional, estar uns CM mais para a esquerda ou direita, que vai logo alterar toda a recepção, especialmente se a fonte emissora for fraca.....

O cabo mais acima, a malha, nao deve fazer nenhum contacto com o vivo.

Na caixa misturadora da antena, aquilo está bem montado?

Normalmente 2 antenas, ligam-se a essa caixa, para misturar o sinal UHF e VHP, num cabo unico que baixa para a habitação.

Para já, o melhor conselho que posso dar, é tentar ir a fonte ( antenas ), e alguém cá embaixo junto a TV, reporta como chega o sinal, enquanto outra pessoa, roda as antenas num e noutro sentido.

Aconselho o uso de Walkie - Talkies para a operação.

Abraço,
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor santalico » Quarta Abr 23, 2008 20:49

Julgo que os amplificadores não só te aumentam a qualidade de imagem, mas também o o ruído caso haja. Logo, o facto de ter inúmeros amplificadores até se pode tornar desvantajoso. (Corrijam.me caso esteja errado!)

Tenta mexer na antena e verificar se ela está bem posicionada. Coloca um amplificador de sinal (o melhor que tiveres). Não percebi a parte de que a ligação vai até ao quarto da tua mãe e dps vai para o teu... =x
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 16, 2005 22:32

Mensagempor santalico » Quarta Abr 23, 2008 20:57

Aproveito o tópico e peço aqui algumas orientações:

Tenho uma instalação em minha casa da Cabovisão em que a qualidade de imagem está muito fraca em alguns canais também. A semana passada foi la um técnico montar a Internet e disse que a instalação não tá grande coisa pois, em primeiro lugar, os cabos usados são de alumínio e não de cobre (foram instalados a 6 anos), e em segundo por haver uns bocados de cabo que estão a mais e seriam perfeitamente dispensáveis.

Eu pretendo mudar a instalação dos cabos só que se pedisse aos técnicos da cabovisão seria brincadeira para cento e tal euros, enquanto que se eu comprar o material etc fica obviamente tudo bem mais barato. A minha dúvida é se faço bem em mexer eu na cablagem =\ não tenho grande experiência naquilo mas não me pareceu anda difícil trocar os cabos...

Existiria algum problema em ser eu a fazer passar os cabos pelas paredes?[/b]
Editado pela última vez por santalico em Quarta Abr 23, 2008 21:39, num total de 1 vez.
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor joaoreis00 » Quarta Abr 23, 2008 21:38

qt á orientação das antenas, depois da montagem dos cabos tentei orientar +/- como estava mas de qq maneira tinha a minha namorada ca em baixo na casa e eu estava ao tlm (viva o TAG :mrgreen: ) com ela enquanto rodava as antenas... quase q rodei aquilo uns 360º para tudo qt é sito mas nada... nao deu para melhor mesmo!

mas o santalico falou numa coisa interessante... fios de cobre e aluminio... sera q o fio q la estava era de cobre e agora meti de aluminio?!...

por acaso no sito onde comprei o cabo de antena eles faziam la referencia a um cabo de maior qualiade e era de cobre!! fará assim tanta diferença?!

santalico mudar os cabos nao é nada dificil mas ja q falas-te disso do cobre e aluminio, tem cuidado com isso pq ja estou a ver o filme e foi isso q me lixou!!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor santalico » Quarta Abr 23, 2008 21:46

joaoreis00 Escreveu:
mas o santalico falou numa coisa interessante... fios de cobre e aluminio... sera q o fio q la estava era de cobre e agora meti de aluminio?!...

por acaso no sito onde comprei o cabo de antena eles faziam la referencia a um cabo de maior qualiade e era de cobre!! fará assim tanta diferença?!

santalico mudar os cabos nao é nada dificil mas ja q falas-te disso do cobre e aluminio, tem cuidado com isso pq ja estou a ver o filme e foi isso q me lixou!!

Acredito que nestas instalações seja preferível gastar um pouco mais e deixar a instalação com alguma qualidade, visto ser uma coisa que fica a longo prazo. E andar a ver TV com 'chuva' é uma bosta lol

Realmente, os cabos de cobre são melhores condutores e emitem um sinal mais limpo. verfica também se tudo tá bem apertado etc e se os contactos estão todos bem feitos.

O que pretendo é mesmo trocar os cabos na minha instalação e por no devido lugar os splitters (T). Facilmente se passa os cabos ou é tarefa difícil? =x
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor joaoreis00 » Quarta Abr 23, 2008 23:08

como é q eu sei se o cabo é de cobre ou aluminio?

tipo... a malha de fora é da cor do aluminio mas o fio de dentro parece cobre... pelo menos tem a cor dele... sei q tb existem cabos desses com o fico de dentro da cor do aluminio... mas tb existem uns com a malha de fora da for do aluminio...

suponho q existam varios tipos..

Cobre/Cobre
Cobre/Aluminio
Aluminio/Aluminio

este da foto parece Cobre/Cobre
Imagem

estou certo?!

o cabo q mandei vir foi este:

Impedancia (Ω) 75 +/- 3 Ohms
Atenuación nominal (dB/100m) 47MHz 4,8 175MHz 8,3 470MHz 13,5 862MHz 18,8 950MHz 19,9 1350MHz 24,0 1750MHz 27,5 2150MHz 30,9
Apantallamiento 30-900 MHz (dB) >70
Conductor interior (mm) 1
Diámetro dieléctrico 4,6 mm
Lámina Al / Pet / Al
Trenzado Al
Nº de Hilos 48
Cubierta PVC blanco
Diámetro exterior cubierta 6,8 mm

tb havia este:

Impedancia 75 +/- 3 Ohms
Capacitancia (pF/m) 55
Relación de velocidad 0,81
Atenuación nominal (dB/100m) 47MHz 4 175MHz 7,9 470MHz 13,2 862MHz 18,2 950MHz 19,2 1350MHz 23,2 1750MHz 27,7 2150MHz 30,1
Factor de apantallamiento (dB) > 75
Conductor interior (mm) 1,0 Cu
Dieléctrico PE
Diámetro dieléctrico 4,6
Lámina Cu
Trenzado Cu
Nº de Hilos 3 x 16
Cubierta PVC blanco
Diámetro exterior cubierta 6,8
Radio mínimo de curvatura 60
Peso total (g/m) 50
Resistencia Ohmica (Ohm/100m) 4,5

santalico a passagem dos cabos por norma é facil... salvo alguma curva mt apertada... ate podes atar o cabo novo ao velho e passar assim... senao existem uns cabos proprios para passarem quer esses cabos quer os da electricidade... etc...
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Quinta Abr 24, 2008 11:34

boas

exacto, tal como o pessoal te disse...
usaste cabo de aluminio

segundo:
o cabo q mandei vir foi este:
Impedancia (Ω) 75 +/- 3 Ohms
Atenuación nominal (dB/100m) 47MHz 4,8 175MHz 8,3 470MHz 13,5 862MHz 18,8 950MHz 19,9 1350MHz 24,0 1750MHz 27,5 2150MHz 30,9
Apantallamiento 30-900 MHz (dB) >70
Conductor interior (mm) 1
Diámetro dieléctrico 4,6 mm
Lámina Al / Pet / Al
Trenzado Al
Nº de Hilos 48
Cubierta PVC blanco
Diámetro exterior cubierta 6,8 mm
AL - aluminio
Cu - Cobre
bém, além de que a impedância está um pouco elevada, o cabo usado é para tv cabo...

essas antenas são antigas logo todas os valores de impedância estão feitos para 50 ohms, incluindo os misturadores e acopladores de sinal...
valida o seguinte:
que as malhas não tocam outra zona que não seja a massa das placas, nem sequer, o fio de alma...

dizes que usaste folha de aluminio, certifica-te que os polos da antena não ficaram cobertos, lá porque parece um anel, mas, em cada ponta tem um fio. e se colocas folha de alumino a apanhar os dois logo o efeito do anel é anulado... o que te vai gerar grandes perdas...

também reparei que tens 3 antenas, uma de rádio, uma de UHF e uma de VHF, vê lá se não trocaste os fios que saem delas. o misturador precisa de receber os sinais certos... valida tb o cabo que é usado... às vezes é diferente...

testa com uma TV, logo quando o cabo chega cá embaixo, sem amplificador e com amplificador... (sem amplificador determinas o melhor sinal)
se calhar vais ter de usar os trimpots (roda de devagar e sem chegares aos limites) para corrigires isso...
valida no manual do almpli de RF.
(desconheço o que usaste, melhor para mim é televes)

de facto, tal como disseram os amplificadores genéricos amplificam tudo inclusivé o dito ruído..

não uses caixas simples para ligar a TV, mas com terminais, já vêm com compensação de sinal (resistências e indutores)
o fio não deve ficar em estrela, mas sim em pseudo série (o fio segue de caixa em caixa)...
em algumas situações tens de usar um terminador (no último).

a última foto representa algo para pequenas distâncias, max 2 metros, mais longe desiquilibras o sinal aumentando as perdas (os circuitos de RF são dos mais dificeis de montar...)

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor joaoreis00 » Quinta Abr 24, 2008 12:30

exacto, tal como o pessoal te disse...
usaste cabo de aluminio

entao quer dizer q o tal cabo q nao comprei era bem melhor né?

segundo:
bém, além de que a impedância está um pouco elevada, o cabo usado é para tv cabo...

essas antenas são antigas logo todas os valores de impedância estão feitos para 50 ohms, incluindo os misturadores e acopladores de sinal...

entao mesmo q tivesse comprado o tal cabo de cobre ia dar ao mesmo ou melhorava qq coisa?

provavelmente ja nao se deve encontrar cabo de 50ohms... a melhor solução seria trocar de antenas?

valida o seguinte:
que as malhas não tocam outra zona que não seja a massa das placas, nem sequer, o fio de alma...

qt a isso tive o maior cuidado para nao acontecer...

dizes que usaste folha de aluminio, certifica-te que os polos da antena não ficaram cobertos, lá porque parece um anel, mas, em cada ponta tem um fio. e se colocas folha de alumino a apanhar os dois logo o efeito do anel é anulado... o que te vai gerar grandes perdas...

aí ja nao tenho a certesa... enrrolei a prata a volta da caixa... a melhor solução sera tira-la!

também reparei que tens 3 antenas, uma de rádio, uma de UHF e uma de VHF, vê lá se não trocaste os fios que saem delas. o misturador precisa de receber os sinais certos... valida tb o cabo que é usado... às vezes é diferente...

nao fasso ideia de qual é qual... os cabos em principio esta ligado como estavam antes de trocar os cabos... uso as antenas so para TV e nunca para radio... para as TV's portuguesas e para as espanholas...

testa com uma TV, logo quando o cabo chega cá embaixo, sem amplificador e com amplificador... (sem amplificador determinas o melhor sinal)

isso nunca cheguei a testar... mas posso tentar fazer...

se calhar vais ter de usar os trimpots (roda de devagar e sem chegares aos limites) para corrigires isso...
valida no manual do almpli de RF.
(desconheço o que usaste, melhor para mim é televes)

q sao trimposts?... o amplificador da foto 2 axo q ja la esta desde q se montaram as antenas... por isso deve ter uns 15 anos :mrgreen: os outro é q sao um pouco mais recentes... o da Teka tem uns 3 dias...

não uses caixas simples para ligar a TV, mas com terminais, já vêm com compensação de sinal (resistências e indutores)
o fio não deve ficar em estrela, mas sim em pseudo série (o fio segue de caixa em caixa)...
em algumas situações tens de usar um terminador (no último).

o fio sai do amplificador da foto 2 vai para o quarto da minha mae e aí é q tem uma tomada de parede q nao fasso ideia se é boa senao mas ja la esta tb desde q se montou as antenas...

Resumindo... por enquanto axas q vale mais a pena voltar a por os cabos antigos?!!

cumps []
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Quinta Abr 24, 2008 15:28

boas

penso que ainda arranjas cabo de 50 ohms...
se fores a uma casa que venda esse material...
explicas o teu problema...

o principal contra é se vives fora de um grande centro..

penso que o cabo de cobre é melhor...
o de aluminio serve para a tv cabo, pois o sinal é mais forte...
por os cabos antigos.. nop, estão velhos e a malha já não deve estar grande coisa...

valida é a folha de aluminio a ver se não está a curticicuitar os dipolos.....

os tripots são umas resistências variáveis que servem para regular o ganho de entrada e saída do ampli. encontram-se naqueles buracos da caixa, não confundas com os parafusos que seguram com a dita à parede :twisted:

os terminais refiro-me aquelas caixas com conectores onde se ligam as bananas, televez, teka...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Overclocker » Quinta Abr 24, 2008 16:52

Acho que já foi tudo dito......

No AKI encontras desse cabo. Quanto melhor for a qualidade, menos ruido e melhor preservação do sinal, desde a antena, até ao receptor....

Os amplificadores......desconfio um pouco deles...como já foi dito, por vezes tendem a piorar o sinal ou distorcer, e aqui, nao há milagres.......nomeadamente, qd o ruido de fundo é tb ampliado.

Cumps,
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor santalico » Quinta Abr 24, 2008 17:30

Overclocker Escreveu:Os amplificadores......desconfio um pouco deles...como já foi dito, por vezes tendem a piorar o sinal ou distorcer, e aqui, nao há milagres.......nomeadamente, qd o ruido de fundo é tb ampliado.

Cumps,

os amplificadores são necessários quando existem muitos metro de cablagem ou quando é para fazer ligação a várias televisões. o que é importante é amplificar o sinal na zona mais limpa e com menos ruído possível, ou seja, aplicá-lo logo quando desce à casa da fonte transmissora. Assim evita-se amplificar o sinal já com perdas/ruído.
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes