Mudar condensador de uma board

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mudar condensador de uma board

Mensagempor Martinez_pt » Sexta Mar 14, 2008 18:09

Boas pessoal,

é o seguinte tenho uma board que tem um condensador inchado (está indicado na seguinte imagem).

Imagem

O valor desse condensador é de 820 uF, 6.3 V e já corri várias lojas de componentes elctrónicos e não encontro condensadores deste valor.

A minha questão é a seguinte eu tenho vários condensadore de 1000 uF, será que posso colocar um de 1000 em vez do 820?

Obrigado
Martinez_pt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mai 04, 2006 22:23

Mensagempor Osorkon » Sexta Mar 14, 2008 18:20

E qual é a tensão desse que tens? Poderias por esse com tensão semelhante se a função desse condensador for só de filtragem, caso contrário não aconselho.
Desktop - Gigabyte DS3, C2D E6420 cooled by Zalman 9700, 4GB GSKill HK, Powercolor 4870
Portátil - ASUS A6VA
Osorkon
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 10, 2003 18:38

Mensagempor Martinez_pt » Sexta Mar 14, 2008 18:25

A tensão não interessa, desde que seja >= à do condensador original.

Mas tenho três: 1000 uF e 6,3 V; 1000 uF e 16 V; 1000 uF e 25 V

Eu queria era saber se o condensador apenas está ali para absorver variações de tensão, ou se faz parte de um filtro de frequênciase e nesse casos não pode ser alterado pois altera as propriedades do filtro.

Ma sobrigado pela ajuda
Martinez_pt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Osorkon » Sexta Mar 14, 2008 19:06

Martinez_pt Escreveu:
Eu queria era saber se o condensador apenas está ali para absorver variações de tensão, ou se faz parte de um filtro de frequênciase e nesse casos não pode ser alterado pois altera as propriedades do filtro.

Ma sobrigado pela ajuda

Pois era ai que eu queria chegar, quanto à tua dúvida só vendo um esquema eléctrico para saber qual a função do C.
Desktop - Gigabyte DS3, C2D E6420 cooled by Zalman 9700, 4GB GSKill HK, Powercolor 4870
Portátil - ASUS A6VA
Osorkon
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 10, 2003 18:38

Mensagempor Martinez_pt » Sexta Mar 14, 2008 20:24

Jeff Sadler Escreveu:
Jeff Sadler

--------------------------------------------------------------------------------

If you want to change capacitors on your mobo, at start you should check what capacitors are used. You want to improve reliability/performance, not make things worse, right? In general increasing capacitance lowers ripple voltage, which is a good thing, but only if capacitor's other properties are also good.

You see all capacitors are not created equal. If your mobo already has a set of good low impedance, high ripple current capacitors and you change them to bigger general purpose capacitors, you might make things worse.

Example:

Capacitors on motherboard, Rubycon ZA-series 1000uF 6.3V. This capacitor has max ripple current at max operation temperature (105C,100kHz) of 1650mA and impedance of 24mOhm (at 20C, 100kHz)

Some general purpose, cheap-ass-capacitor, Phillips 037-series 2200uF 16V. This capacitor has max ripple current, at max operation temperature (85C,100Hz) of 1150mA and impedance of 150mOhm (at 20C, 10kHz)

As you can see from this (a bit extreme) example, good capacitor can have lower impedance and higher ripple current at higher temperature and frequency, even though capacitance is lower.

After you have found out what capacitors are used, you should check manufacturer information about ripple current rating, impedance, operating life under high temperature (capacitors tend to heat up in high current and frequency situations), capacitance, dissipation factor and voltage rating of course. You should be very carefull when interpreting the information, especially impedance.

There are a lot of general, or even special purpose capacitors, that manufacturers don't provide full information about impedance in high frequency cases. Impedance and ripple current rating is a good measure of quality. Best is to look capacitors meant for switched power circuits. Although when capacitor has higher capacitance other properties are usually better too but still you should remain vigilant.

Conclusion: Look for capacitors that are at least as good as capacitors you are about to replace and get a next higher capacitance grade of that. There also could be some issues about resonance/ringing if capacitance is raised too high, so don't over do it.

Encontrei isto neste site: http://www.overclockers.com/tips469/

Após uma pesquisa no google, acho que os condensadores das boards (quase todos) servem para eliminar o "AC Ripple". Por isso acho que me vou guiar por aqui para substituir o condensador.

Depois ponho aqui o resultado.

:?
Editado pela última vez por Martinez_pt em Sexta Mar 14, 2008 20:31, num total de 2 vezes.
Martinez_pt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Martinez_pt » Sexta Mar 14, 2008 20:24

Desculpem lá mas ao fazer refresh ao browser ele colocou o tópico em dulicado.

:D
Martinez_pt
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dani » Segunda Abr 14, 2008 21:41

eu agora fiquei passado ao ver este topico.

eu tenho exactamente o mesmo problema na minha board, so que além desse condensador eu tenho outro condensador tambem inchado, na tua imagem será o condensador por cima do chipset norte, aquele junto aos dois condensadores pequenos.

reparei nisto na sexta feira, hoje o pc deixou de funcionar... quer dizer ele liga mas tenho logo "hangs" na bios, das vezes que conseguir aceder e fui ver as voltagens vi que a linha dos 3.3V estava com variações malucas entre os 2.9 e 3.1, mas a tender para os 2.9V.

o mais estranho disto é que eu ja andava com problemas graficos faz 1 mês, a grafica foi para a loja mas não virão nada, no meu pc como não era constante nem me tive para ralar... só na semana passada é que nem 5m a jogar conseguia jogar, então foi na quinta passada pra loja....

agora já tou a ver porque tava com o sistema todo instavel...

agradecia que, caso metesses a tua board de volta a funcionar dissesses qualquer coisa, para ver se eu dps tambem faço o mesmo com a minha.

EDIT: entrentanto montei a minha fonte noutro pc e a voltagens ficam estaveis nos 3.239V indo muito raramente aos 3.248.
Dani
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mai 12, 2005 20:00

Mensagempor andries.pt » Segunda Abr 14, 2008 22:30

Sim, pode ser colocado um condensador qie tem 1000MF de capasidade e 10 ou 16V .
Verifica tambem as tencoes da fonte na prezensa de componente alterna .
Se ouver algum rail com mais de 1% de componente alterna troca a fonte por outra melhor.
andries.pt
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 25, 2007 13:14

Mensagempor MaKo Leonhart » Sexta Abr 25, 2008 11:44

andries.pt Escreveu:Sim, pode ser colocado um condensador qie tem 1000MF de capasidade e 10 ou 16V .
Verifica tambem as tencoes da fonte na prezensa de componente alterna .
Se ouver algum rail com mais de 1% de componente alterna troca a fonte por outra melhor.

gostaria de saber se uma fonte dentro da garantia com variaçoes superiores a 1% é possivel mandar para RMA?

pergunto isto porque no meu caso tb tinha os condensadores inchados, e na voltagem da board dava para a linha dos 3.3v, valores entre os 2.89 e 3.1, mas andava mais estavel nos 2.9v.

troquei a fonte para outro pc, mais fraquito a nivel de consumo, e os valores daquela board, variavam entre os 3.24v e 3.23v, ora isto é uma variação de 1.81%.

deveria mandar a fonte para a loja tb ou variações destas não são levadas em conta??

edit: o post feito por dani, é o meu caso, simplesmente usei a conta dele na altura, entretanto ja me registei.
MaKo Leonhart
Novato
Novato

Registado: Terça Abr 22, 2008 14:27

Mensagempor Overclocker » Sábado Abr 26, 2008 11:19

Cuidado com as marcas que metem...

Esses Ruby Con, Made in Japan, são difíceis e arranjar, mas é do melhor!

Apostem em material Japonês :wink:
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor andries.pt » Domingo Abr 27, 2008 22:54

Por regra geral uma fonte pode ser mandada para ser reparada se ela nao estiver a manter os valores das tencoes dentro das espesificaçoes do proprio fabricante.
Agora sim, os fabricantes desentes tem por regra as tolerançias a baixo de 1.5% nas tençoes criticas de alimentaçao(5v,3.3v).
Por minha practica valores de tolerançia asima de 5% no qualqer rail de alimentaçao nao sao aseitaveis para um estavel trabalho do pc em geral.
CMTS.
andries.pt
Novato
Novato

Mensagempor andries.pt » Domingo Abr 27, 2008 23:01

PS.
Na primeira mesagem estava a falar da componente alterna e nao da variaçao da propria tençao.Nao e mejma coisa ATENÇAO.
andries.pt
Novato
Novato

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante