Cheguei à conclusão atraves de um site que puseram ja não sei em que post. Aconselhava uma fonte de 500W e como com a minha LC power já não posso puxar pela gráfica que o pc entra em "estado de hibernação" e pra resolver este problema só trocando de fonte pelo que tenho lido. Dai dizer que devo de precisar de mais de 500W. Não sei quanto gasta a motherboard, mais CPU com OC, mais gráfica com OC, mais um disco sata 2, drive optica e 9 ventoinhas. Só em ventoinhas a uma média de 0.8A (não sei se é ou não) dà 7.2A na linha de 12V.
Isso são mais questões de amperagens do que de potência. Claro que uma fonte de maior potência em principio será melhor, mas continua-se dependente da forma como as amperagens estarão distribuidas.
http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp - Usa esta "calculadora" para fazer uma aprox. grosseira da potência que precisas. Só mesmo para dar uma ideia.
Em relação ao rendimento concordo que varie de fonte pra fonte, mas geralmente as fontes são feitas pra trabalhar com o maximo rendimento lá pro meio da sua potencia 50, 60%. Temos é que ver se a diferença de rendimento vale a pena. Se calhar nos 90% decresce uns 4% o rendimento, mais uma vez depende da fonte. É só pra se pensar também nisso e se vale a pena pensar em caso de compra de nova fonte, eu não sei se vale ou não a pena, queria a vossa opinião
Sim, mas tens que pensar em outros termos, como qual é a variação? Imaginemos que temos uma fonte com um
minimo de 83% de eficiência, e um máximo de 86%. Tens uma variação de 3%, por esse valor não compensa o dinheiro extra que gastas em comprar uma fonte que depois esteja sempre a usar 50% da potência.
Além que manter o pc sempre a precisar de 50%-60% da potência que a fonte pode fornecer é já de si algo pouco prático... e provavelmente acabas por gastar mais energia de qualquer maneira...
@PFC
Do que percebo, PFC tenta corrigir a distorção entre a potência aparente e a potência real. E como tenho ideia que o que a EDP cobra é a potência aparente e não a real, acho que têm de facto interesse em ter uma fonte com PFC Activo, já que a diferença (€) entre uma fonte que têm e outra que não têm não é assim substancial...