Problema Acer Aspire 1690 , Será mau contacto???

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema Acer Aspire 1690 , Será mau contacto???

Mensagempor paulofvf » Sábado Mai 10, 2008 23:58

Olá pessoal , sou novo aqui embora já assista de fora a este fórum, há algum tempo!

é um problema que me leva a efectuar este primeiro post e espero que alguém me possa pelo menos dar algumas dicas :wink:

o que se passa é que o meu Acer Aspire 1690 não liga bem, ou melhor:

-Carrego no botão de ligar e as luzes acendem, a ventoinha começa a trabalhar, mas 3 segundos depois desliga-se, e o portátil não arranca com a imagem no ecrã, mantendo-se a luz acesa no botão de on.

-Como sou curioso, abri as tampas por baixo e desmontei a ventoinha para a limpar que estava cheia de pó, montei-a e nada.

-pressionei sem querer o dissipador ao pé da ventoinha e o portátil ligou-se :roll:

pensei que seria um simples mau contacto, e desliguei e liguei o portátil enquanto pressionava no dissipador contra a placa-mae a ver se descobria o ponto, mas não consigo perceber bem onde é a falta de contacto....

ás vezes ele liga se eu pressionar contra a placa mae apenas, ás vezes tem que ser pressionado contra a placa mae mas puxando ligeiramente para baixo, outras vezes não dá de qualquer das formas...... :evil:

Quando ele liga não tem problema nenhum......., mas noto que aquece demais, a temperatura passa dos 63/65º (vi no everest) sem o cpu estar a 100%

o que é que acham que isto será???
paulofvf
Novato
Novato

Registado: Sábado Mai 10, 2008 23:50

Mensagempor God_Like » Domingo Mai 11, 2008 12:12

pelo que deu a entender deve ser a massa termica que esta a fazer mau contacto com o dissipador, se tiveres oportunidade, tira o dissipador, limpa os restos de massa que ha, aplica uma nova camada(preferencia artic silver 5) se não tiveres, arranjas um tubinho em qualquer loja por 5 euros, camada fina, e força nisso(a mim ja me aconteceu isso mesmo no desktop, fiz isso e funcionou

depois diz se resultou, qualquer duvida posta
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jan 22, 2005 19:03

Mensagempor paulofvf » Domingo Mai 11, 2008 12:23

Obrigadissimo pela simpatia :wink:

pois eu já tinha pensado na massa térmica, ´sabes me dizer onde se compra disso? e já agora comprava também aquele "remover" de massa térmica para não andar a fazer muita pressão com o cartão.

eu só não pensei é que um mau contacto na massa térmica tivesse esta consequência tão grave.... :roll:

E se não for pedir muito......se souber onde existe um "service manual" para o 1690 , agradecia! é que já que o vou abrir, se tivesse um manual era melhor, senão parto á descoberta á mesma, com cuidado e organizadamente :wink:
paulofvf
Novato
Novato

Mensagempor God_Like » Domingo Mai 11, 2008 12:36

paulofvf Escreveu:Obrigadissimo pela simpatia :wink:

pois eu já tinha pensado na massa térmica, ´sabes me dizer onde se compra disso? e já agora comprava também aquele "remover" de massa térmica para não andar a fazer muita pressão com o cartão.

eu só não pensei é que um mau contacto na massa térmica tivesse esta consequência tão grave.... :roll:

E se não for pedir muito......se souber onde existe um "service manual" para o 1690 , agradecia! é que já que o vou abrir, se tivesse um manual era melhor, senão parto á descoberta á mesma, com cuidado e organizadamente :wink:

numa loja qualquer de bairro(informatica) deve ter isso, vorbis e wotane não tentes que não devem saber o que é isso(vê-se la cada figura, jasus ma livre) mas se não encontrares na mesma a loja vai por pm(não se pode fazer publicidade)

o "remover" basta esfregares com um lenço de papel embebedecido com acetona e saí na boa(o que eu usei) acetona nos chinos encontras :lol:

os maus contactos da massa termica pode sim fazer tantos estragos porque o cpu s akece muito ate torrar pode ser uma situação complicada e por motivos de segurança, desliga-te o pc

o manual tambem deve ir por pm, deixa-me só pesquisar um pouco, se encontrar mando, se não...

qualquer duvida apita
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor God_Like » Domingo Mai 11, 2008 12:46

Mas tem cuidado que a Artic Silver 5 é "semi"-condutora e os Centrino e Turion são CPUs sem IHS (Sem o pedaço de metal prateado por cima do processador) pelo que, se tiveres o azar de derramar para algum outro circuito do CPU pode fazer curto-circuito.

se estiveres com medo poe artic ceramique
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor paulofvf » Domingo Mai 11, 2008 13:18

é que o pc Só faz o mau contacto no arranque, ou seja, basta eu encontrar a zona de contacto, fazendo pressão no dissipador, que ele liga-se , e depois mantém-se sempre ligado, mesmo que o tal contacto já esteja fora do lugar :wink:

por isso é que não sei até que ponto poderia ser da massa térmica, pois essa só deveria dar "sinais de vida" quando o CPU sobreaquecesse, e por segurança desligaria o sistema...

bem, mas eu também sou um mega leigo nisto, a única coisa que tinha feito a um portátil antes deste problema , tinha sido mudar as memórias :lol:
paulofvf
Novato
Novato

Mensagempor God_Like » Domingo Mai 11, 2008 14:07

paulofvf Escreveu:é que o pc Só faz o mau contacto no arranque, ou seja, basta eu encontrar a zona de contacto, fazendo pressão no dissipador, que ele liga-se , e depois mantém-se sempre ligado, mesmo que o tal contacto já esteja fora do lugar :wink:

pode se manter ligado, mas as temperaturas sao elevadissimas
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor paulofvf » Domingo Mai 11, 2008 14:36

God_Like Escreveu:
paulofvf Escreveu:é que o pc Só faz o mau contacto no arranque, ou seja, basta eu encontrar a zona de contacto, fazendo pressão no dissipador, que ele liga-se , e depois mantém-se sempre ligado, mesmo que o tal contacto já esteja fora do lugar :wink:

pode se manter ligado, mas as temperaturas sao elevadissimas

mas a temperatura máxima quando ele dá em ligar tem andado nos 58/63 quando o processador esta perto da carga máxima...., acho relativamente normal, não achas? :roll:
paulofvf
Novato
Novato

Mensagempor paulofvf » Domingo Mai 11, 2008 17:20

bem,estava agora irritado porque queria tirar uns ficheiros do pc, e como não consigo trocar os discos com o meu 3630, estava aborrecido e bati (com pouca força) no teclado, sendo que o fiz ali na zona das teclas H,J,K,L, e o estupor ligou!

desliguei e voltei a tentar e nessa zona quando faço pressão , ele liga! :roll: bolas
paulofvf
Novato
Novato

Mensagempor Ins|de » Quarta Mai 21, 2008 2:20

Boas pessoal, estou com um problema semelhante, não sei o que se passa, no meu quando pressiono com força no lado direito por debaixo do leitor de dvd ele liga, e depois desliga-se novamente, se o manter pressionado ele funciona, quando deixo de pressionar, desliga...
É exactamente o que acontece aqui: http://www.youtube.com/watch?v=KUbHznON6ME

alguem me sabe dizer o que poderá ser?

Cumps
Ins|de
Novato
Novato

Registado: Terça Nov 22, 2005 4:01

Mensagempor akkadian » Segunda Jun 16, 2008 14:48

Caro isso também me aconteceu, mau contacto na gráfica, infelizmente a construção destes acer's não foi a melhor, e conheço mais 3 casos de portateis acer cujo problema foi um mau concto. O meu 4001 foi na gráfica, foi dando, eu carregava no teclado e o ecra ficava bom até ao dia que a pressão deixou de dar e tive que mudar de portatil.
Boa sorte com isso mas eu não tinha muitas esperanças, o melhor é levares a alguém que perceba de electronica.

ps: cheguei a ter o meu ligado apenas pela board e ligado a um monitor externo.
akkadian
Novato
Novato

Registado: Sábado Abr 19, 2008 14:57

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante