Sistema de ficheiros Windows/Linux

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Onyros » Terça Mai 13, 2008 11:52

Esse erro é relativamente simples: ao iniciares o k3b com o sudo (porquê, já agora??) deste cabo do teu dotfile ICEauthority (dotfile porque começa com um ponto, logo é um ficheiro com atributo "hidden" em Linux --> .ICEauthority)

Assim, como o k3b faz uso da directoria /tmp para symlinkar temporariamente os ficheiros que vai gravar, e como, ao iniciares o k3b com sudo estás a utilizar privilégios de super-user (ou seja, em vez de utilizares o unique id de utilizador que, no teu caso, é o 1000, estás a tentar usar outro que não está definido - daí o 0 declarado no user id), o ficheiro ICEauthority que tens escondido na tua /home não te dá permissão de acesso.

O k3B (3B de Burn, Baby, Burn hehe), nunca precisou de ser iniciado com sudo em Ubuntu, especialmente se for instalado da forma convencional (e não em /opt, por exemplo, que é onde se instala KDE quando é é um OPTional install). Há umas versões atrás, mas há muitas mesmo, ele precisava de privilégios de super-user para fazer o SETUP, mas nunca para ser utilizado, até porque Ubuntu define automaticamente as permissões e grupos de acesso às aplicações.

E mesmo noutras distros, como Arch, basta adicionares o teu user ao grupo "optical" para nunca teres problemas com isso.

Uma solução simples, depois desta verborreia toda...

Código: Seleccionar todos
sudo rm .ICEauthority

Não te preocupes, que quando o sistema precisa cria um novo .ICEauthority

Se o k3b não funcionar (sem sudo, sff), desinstala-o e volta a instalá-lo - faz um purge dos ficheiros de configuração. Pela linha de comandos ou pelo synaptic tanto faz, se bem que o Synaptic seja só um frontend para o apt, e hoje em dia nos sistema baseados em Debian esteja muito na moda o aptitude (que também tem um frontend tipo Synaptic MAS na consola).

Não há impedimento nenhum de o usar em GNOME, Openbox, Fluxbox ou Awesome. Ele funciona em qualquer DE/WM, apenas em KDE funciona nativamente com libs que são carregadas com o DE, e nos outros pode demorar mais a iniciar porque tem que carregar essas libs para funcionar correctamente.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Mai 13, 2008 12:21

Onyros, tens a noção que metade desse post foi meio Chinês para mim? :P :lol:

Eu entretanto instalei o GnomeBaker, ainda não o experimentei porque não precisei de gravar nada, mas se eu depois não gostar dele instalo então o k3b. De qualquer forma obrigado pela ajuda :)
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Onyros » Terça Mai 13, 2008 12:44

Deixa lá, daqui a umas semanitas já dominas o lingo todo!

Mas é mesmo a solução simples que te apontei, basta removeres o .ICEauthority :)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Mai 13, 2008 12:51

Onyros Escreveu:Deixa lá, daqui a umas semanitas já dominas o lingo todo!

Mas é mesmo a solução simples que te apontei, basta removeres o .ICEauthority :)

Domino? Ou então não :P
Cada vez que preciso de instalar alguma coisa ando pela net a ver e por vezes é com cada comando que até assusta 8O

E depois não percebo nada das pasta do sistema disto (dev, etc, lost+found, mnt, lib e por ai fora). Um dia tenho de me dedicar a procurar informação sobre essas coisas :)
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Kayn » Terça Mai 13, 2008 18:44

vais ao sitio num instante. pelo menos até te mexeres sem problemas em linux. depois é como tudo, se quiseres saber mais a fundo ha que pesquisar e tentar perceber porque é que X nao está a acontecer.

Mas isto é assim em qualquer coisa. O mito de que linux "é pra quem percebe" até é meio ridiculo se se pensar a serio. Nao é mais dificil ou mais facil, é só diferente e é sempre uma questao de força de vontade. Um gajo tambem pode andar a vida inteira a usar o windows e nunca perceber mais do que bater texto no word, ouvir musica e copiar/colar ficheiros. Pra se saber a fundo tambem é preciso bater nele. :)

Tas no bom caminho. :mrgreen:
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Mai 13, 2008 18:56

Kayn Escreveu:vais ao sitio num instante. pelo menos até te mexeres sem problemas em linux. depois é como tudo, se quiseres saber mais a fundo ha que pesquisar e tentar perceber porque é que X nao está a acontecer.

Mas isto é assim em qualquer coisa. O mito de que linux "é pra quem percebe" até é meio ridiculo se se pensar a serio. Nao é mais dificil ou mais facil, é só diferente e é sempre uma questao de força de vontade. Um gajo tambem pode andar a vida inteira a usar o windows e nunca perceber mais do que bater texto no word, ouvir musica e copiar/colar ficheiros. Pra se saber a fundo tambem é preciso bater nele. :)

Tas no bom caminho. :mrgreen:

:D

Então ajuda-me lá aqui com mais uma coisa :mrgreen:

Como eu já disse anteriormente, tenho na minha rede um PC com o Windows 2003 Server instalado, onde tenho o Disco D partilhado. Mas por exemplo, se eu estiver a fazer um download de um ficheiro pelo Firefox (no ubuntu), ele pergunta-me onde quero guarda-lo, se eu escolher uma localização que esteja no meu servidor, simplesmente não dá. Não inicia, não dá erro, não faz nada :? Mas se eu escolher para uma qualquer localização neste PC já dá. Por outro lado, com o Deluge quando adiciono um torrent para sacar já consigo pô-lo logo a sacar directamente para o PC com o Windows 2003 Server.

Com o Deluge está tudo bem, é assim que pretendo que seja, mas a fazer download's do browser quero que dê para guarda-los logo directamente no servidor.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Anterior

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes