Bons tempos...que já lá vãoooooo...

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Overclocker » Sexta Mai 16, 2008 20:24

Lamentavelmente, quase todos nós nao vivemos perto da fronteira...

Aí, é que eu queria ver.... :evil:
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor forunista » Sexta Mai 16, 2008 22:31

Azarael Escreveu:Não vi o programa, mas falaram em quêm come mesmo mais do bolo ?

Não apontaram o dedo directamente, mas em tom de acusação foi dito que a GALP para além de gasolineira é refinadora e a sua cota parte é bastante alta. A Galp detêm 90% do negócio dos combustiveis e os combustiveis das outras gasolineiras são refinados pela Galp. Curioso que o combustivel da Galp em Espanha é refinado pela Repsol e vendem ao publico ao mesmo preço que as demais gasolineiras. Só podia, senão não vendiam nada em Espanha se o preço fosse superior...

Também foi falado no imposto do estado sobre os combustiveis. Aqui foi notório que não é esse o factor significativo e não pode ser num abaixamento desse imposto que está a solução para o problema. Isto porque, em Espanha o estado cobra muito menos, mas por exemplo na Inglaterra é mais do dobro... Penso que é compreensível que o imposto sobre os combustíveis tenha haver com a dependência do país dessa energia e a sua capacidade de a produzir.

Portanto, tudo não passa de uma grande desinformação. Ainda hoje nas noticias da manhã ouvi mais um novo record do preço do barril, em doláres! E o que no programa foi dito, foi que, em euros o preço do barril subir apenas 12% desde 2002 mas em dólares subiu para o dobro!
Obviamente que a margem de lucro das gasolineiras aumentou porque todos os impostos se mantiveram...

Quanto à ideia de não abastecer na gasolineria A ou B, esqueçam!
1º Porque aderem "meia duzia" de pessoas
2º Porque as outras gasolineiras têm o mesmo preço ou quase e comem o mesmo
3º Os combustíveis são refinados pela Galp e o lucro está garantido porque as outras gasolineiras têm de comprar à Galp, simples...
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor Azarael » Sexta Mai 16, 2008 23:34

Tocaste na ferida no teu primeiro páragrafo. É que em Espanha há 3 fornecedores (atenção que posso estar enganado) para as gasolineiras, cá há 1.
O problema é por si óbvio.

E estava mesmo a referir-me ao estado, porque mais de metade do dinheiro vai para esses cofres. Não que morra muito de amores pela Galp...

forunista Escreveu:Penso que é compreensível que o imposto sobre os combustíveis tenha haver com a dependência do país dessa energia e a sua capacidade de a produzir.

Err... não. Devia ter haver com a capacidade de compra das pessoas. É que em percentagem do rendimento mensal, para a maior parte dos ingleses o que gastam em combustivel num mês é menos que um português. Muito basicamente, eles têm dinheiro para isso, nós não. E mesmo assim, já começam a protestar com mais espírito...
Não podes estar a fazer essas comparações directas.
Eu acho simplesmente triste que quando enchemos o deposito estarmos mais a pagar imposto e a receber combustivel como brinde do que a comprar combustivel.
E não nos esqueçamos, do conceito de percentagem, se o preço base subir, o imposto só amplia o problema.

forunista Escreveu:Quanto à ideia de não abastecer na gasolineria A ou B, esqueçam!
1º Porque aderem "meia duzia" de pessoas
2º Porque as outras gasolineiras têm o mesmo preço ou quase e comem o mesmo
3º Os combustíveis são refinados pela Galp e o lucro está garantido porque as outras gasolineiras têm de comprar à Galp, simples...

Isso não faz sentido. Se eu vir mais barato eu vou lá (a não ser que não compense a viagem, mas isso já é outra coisa).

PS: Eles compararam o preço sem impostos do combustivel com outros países ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor forunista » Sábado Mai 17, 2008 20:00

Azarael Escreveu:Tocaste na ferida no teu primeiro páragrafo. É que em Espanha há 3 fornecedores (atenção que posso estar enganado) para as gasolineiras, cá há 1.
O problema é por si óbvio.

E estava mesmo a referir-me ao estado, porque mais de metade do dinheiro vai para esses cofres. Não que morra muito de amores pela Galp...

Não me incomodava quando esses 90% que a Galp detém eram públicos. Afinal, estávamos a contribuir (impostos sobre combustiveis) para todos nós...Agora estamos a contribuir para os bolsos de alguns.
Em outros países até podem existir mais fornecedores mas isso não faz com que o preço desça, a concorrência não existe porque todos colocam ao mesmo preço, quer seja em Portugal ou em Espanha.

Azarael Escreveu:
forunista Escreveu:Penso que é compreensível que o imposto sobre os combustíveis tenha haver com a dependência do país dessa energia e a sua capacidade de a produzir.

Err... não. Devia ter haver com a capacidade de compra das pessoas. É que em percentagem do rendimento mensal, para a maior parte dos ingleses o que gastam em combustivel num mês é menos que um português. Muito basicamente, eles têm dinheiro para isso, nós não. E mesmo assim, já começam a protestar com mais espírito...
Não podes estar a fazer essas comparações directas.
Eu acho simplesmente triste que quando enchemos o deposito estarmos mais a pagar imposto e a receber combustivel como brinde do que a comprar combustivel.
E não nos esqueçamos, do conceito de percentagem, se o preço base subir, o imposto só amplia o problema.

Se não tens jazidas de petróleo com que dinheiro o país vai comprá-lo se não tiver impostos ?
Como já disse, em Inglaterra os impostos sobre os combustiveis são muito mais elevados e...têm um nível de vida muito mais elevado que o português!

Azarael Escreveu:Isso não faz sentido. Se eu vir mais barato eu vou lá (a não ser que não compense a viagem, mas isso já é outra coisa).

Não estou a dizer que não! Por a gasolina estar a este preço é que eu instalei GPL...
O problema é que as gasolineiras praticam os mesmo preços. Exceptuam-se um ou outro posto de abastecimento pequeníssimo e a diferença é de apenas uns míseros centimos.

Azarael Escreveu:PS: Eles compararam o preço sem impostos do combustivel com outros países ?

Sem impostos não em recordo...
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Sábado Mai 17, 2008 21:36

forunista Escreveu:Não me incomodava quando esses 90% que a Galp detém eram públicos. Afinal, estávamos a contribuir (impostos sobre combustiveis) para todos nós...Agora estamos a contribuir para os bolsos de alguns.
Em outros países até podem existir mais fornecedores mas isso não faz com que o preço desça, a concorrência não existe porque todos colocam ao mesmo preço, quer seja em Portugal ou em Espanha.

Estavamos, estavamos... Sinceramente, não sei como é que era o caso antes de ser privatizada, mas por ser pública não quer dizer que estivesse a contribuir para todos nós... E atenção que o estado continua a ter muito peso na empresa (é só ver algumas das pessoas que estão lá...), além que se quisesse podia permitir a outras empresas petroliferas construirem as suas refinarias, ou até facilitar o acesso directo de outras empresas aos portos. O único responsavel pela Galp ter o poder que têm é o próprio Estado.

Se queres que te diga, concordo contigo, o preço que podem pedir devia ser regulado. Porquê ? Porque não acho que o mercado seja neste momento livre, a Galp está demasiado à vontade para pedir o que quer.
Mas por outro lado já estou a ver a história do costume, quando fosse mesmo preciso subir o preço, o governo se estivesse na altura num aperto para não parecer mal não deixava. E pronto, mais uma bela dívida ia se acumulando... pior a emenda que o soneto...

forunista Escreveu:Se não tens jazidas de petróleo com que dinheiro o país vai comprá-lo se não tiver impostos ?
Como já disse, em Inglaterra os impostos sobre os combustiveis são muito mais elevados e...têm um nível de vida muito mais elevado que o português!

Huh ? Acho que não estou a perceber a tua primeira pergunta. Estás a sugerir que o ISP é usado para comprar petróleo ao exterior ?! Sabes que isso não acontece, certo ?
E quanto a Inglaterra, sim têm um nivel de vida mais elevado que o nosso, mas o que é veio primeiro ? O nivel de vida mais elevado, ou os "impostos à Europa" ? A capacidade para suportar relativamente bem a carga fiscal ou a carga fiscal em si ?
E depois o que é que isso interessa ? Nós não temos esse rendimento, os impostos altos afectam-nos muito mais.

PS: O Reino Unido têm, apesar de estarem em declinio de produção, plataformas petrolíferas no mar do norte.

Queria era mesmo saber como está o preço (antes de impostos) dos combustiveis em outros paises e comparar com o nosso.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor forunista » Sábado Mai 17, 2008 22:04

Azarael Escreveu:Estavamos, estavamos... Sinceramente, não sei como é que era o caso antes de ser privatizada

Lembro-me muito bem quando os preços foram liberalizados, os preços dispararam...e não me venham com o preço do barril!

Azarael Escreveu:(...) mas por ser pública não quer dizer que estivesse a contribuir para todos nós... E atenção que o estado continua a ter muito peso na empresa (é só ver algumas das pessoas que estão lá...), além que se quisesse podia permitir a outras empresas petroliferas construirem as suas refinarias, ou até facilitar o acesso directo de outras empresas aos portos. O único responsavel pela Galp ter o poder que têm é o próprio Estado.

Publico é de todos, privado é de alguns.
O estado tem uma percentagem ínfima da empresa. O próprio analista de mercado que foi ao programa disse mesmo que a empresa é quase 100% privada. Quanto às "pessoas que lá estão", à pois concerteza...eles saem de cargos politicos para ir para directores de empresa! O que não falta é casos desses!

Azarael Escreveu:
forunista Escreveu:Se não tens jazidas de petróleo com que dinheiro o país vai comprá-lo se não tiver impostos ?

Huh ? Acho que não estou a perceber a tua primeira pergunta. Estás a sugerir que o ISP é usado para comprar petróleo ao exterior ?! Sabes que isso não acontece, certo ?

Em parte não serve ?

O argumento do imposto só foi levantada por um membro do CDS-PP no programa e logo após ele falar contra-argumentaram com os outros países e apresentaram argumentos muitos mais válidos e aí sim, que trariam um abaixamento dos preços. Estamos a falar de um imposto de cerca de 9% que é abaixo da média europeia, vamos baixar para quê, 5% ? Ficas com uma redução de 6 ou 7 cêntimos! E depois acontecia como acontece com transportes e afins, mas no sentido inverso, ie, o ISP baixava 4 ou 5% e o preço de venda ao publico baixava uns 3 ou 5%, o restante ia para aumentar ainda mais o lucro!
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Sábado Mai 17, 2008 22:50

forunista Escreveu:Lembro-me muito bem quando os preços foram liberalizados, os preços dispararam...e não me venham com o preço do barril!

Estava a falar da gestão.

forunista Escreveu:Publico é de todos, privado é de alguns.
O estado tem uma percentagem ínfima da empresa. O próprio analista de mercado que foi ao programa disse mesmo que a empresa é quase 100% privada. Quanto às "pessoas que lá estão", à pois concerteza...eles saem de cargos politicos para ir para directores de empresa! O que não falta é casos desses!

Errado! Há serviços do estado que não são "públicos", no sentido de ser para todos. E há serviços privados que servem o público.
E de qualquer maneira, isso não quer dizer que um seja sempre melhor que o outro, porque o "ser de todos" têm a tendência de se transformar no que "não é de ninguém".

Essa percentagem "infima" faz do Estado o 3.º maior accionista da empresa...
Além que o estado para poder exercer influencia sobre uma empresa não precisa necessariamente de ter uma grande parte das acções.

forunista Escreveu:Em parte não serve ?

O argumento do imposto só foi levantada por um membro do CDS-PP no programa e logo após ele falar contra-argumentaram com os outros países e apresentaram argumentos muitos mais válidos e aí sim, que trariam um abaixamento dos preços. Estamos a falar de um imposto de cerca de 9% que é abaixo da média europeia, vamos baixar para quê, 5% ? Ficas com uma redução de 6 ou 7 cêntimos! E depois acontecia como acontece com transportes e afins, mas no sentido inverso, ie, o ISP baixava 4 ou 5% e o preço de venda ao publico baixava uns 3 ou 5%, o restante ia para aumentar ainda mais o lucro!

Nop. Posso estar errado mas tenho ideia que é o preço base, ou seja antes de impostos, que está a pagar isso... uma ideia tonta eu sei...
E a média europeia do imposto não serve para nada, se não equacionarmos o rendimento médio europeu.
Fazendo uma analogia, acharias correcto que quando alguém que vive com o rendimento minimo se queixasse de ter uma carga fiscal de (imaginemos) 60%, lhe dissessem que não se tinha nada que queixar porque era menos 2% da carga fiscal de gente que anda de Ferrari ?

E sim é o problema dos impostos, depois de subirem a porcaria já está logo feita, e limpá-la é muitas vezes dificil. Especialmente num país de fraca concorrência como o nosso. Mas acredito-me que haveria descidas, ligeiras talvez mas pronto...

PS: Não sei aonde foste buscar esses 9%, mas o ISP é mais que isso. E não nos esqueçamos também, que posso estar errado, mas o governo ainda não corrigiu a situação em que cobra imposto sobre imposto...

http://dre.pt/pdf1sdip/2007/01/00401/00020002.PDF

Imposto:
- S/Chumbo 95 - 0.58€/Litro
- S/Chumbo 98 - 0.62€/Litro
- Gasoleo - 0.36€/Litro

Fica um bocado longe de 9%...
Editado pela última vez por Azarael em Sábado Mai 17, 2008 23:10, num total de 1 vez.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor forunista » Sábado Mai 17, 2008 23:07

Azarael Escreveu:
forunista Escreveu:Publico é de todos, privado é de alguns.

Errado! Há serviços do estado que não são "públicos", no sentido de ser para todos. E há serviços privados que servem o público.

Essa percentagem "infima" faz do Estado o 3.º maior accionista da empresa...
Além que o estado para poder exercer influencia sobre uma empresa não precisa necessariamente de ter uma grande parte das acções.

Não vou entrar por aí!
Quando refiro-me a publico, quero dizer, do estado. Se é do estado é de todos. Claro que os serviços privados servem o publico, com o único intuito de lucrarem, não são um serviço social!
Portugal é, tal como também disseram no programa e tal como qualquer país do mundo, economicamente dependente do petróleo e essa fonte de energia influência, em muito, os preços de muitos produtos.
Trata-se, portanto, de um sector principal na nossa economia e portanto nunca deveria ser privatizada como foi, mas sim estar nas mãos do estado. Houve alguém que disse que se ficasse do estado, o estado controlaria as nossas vidas! Só para rir mesmo...Ainda bem que assim seria...e privado quem é que controla as nossas vidas ? Meia dúzia de gurus ?
Aqui, sabes muito bem que defendo os principais sectores de produção nas mãos do estado, nem poderia defender outra coisa, como comunista.

Azarael Escreveu:E sim é o problema dos impostos, depois de subirem a porcaria já está logo feita, e limpá-la é muitas vezes dificil. Especialmente num país de fraca concorrência como o nosso. Mas acredito-me que haveria descidas, ligeiras talvez mas pronto... e como estamos a falar de impostos cobrados pela percentagem, o efeito seria sempre minimamente positivo porque pelo menos não pioraria possiveis futuras subidas.

PS: Não sei aonde foste buscar esses 9%, mas o ISP é mais que isso. E não nos esqueçamos também, que posso estar errado, mas o governo ainda não corrigiu a situação em que cobra imposto sobre imposto...

Claro que haveria descida...mas de cerca de 4 ou 5%...
Não sei se é o ISP, não referiram especificamente qual o imposto, mas penso que seria o único a poder ser mexido.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Sábado Mai 17, 2008 23:17

forunista Escreveu:Aqui, sabes muito bem que defendo os principais sectores de produção nas mãos do estado, nem poderia defender outra coisa, como comunista.

Sei, mas gostava que um dia olhasses para o colapso da CCCP, e não só, como uma dica sobre a viabilidade do que defendes... Já para não falar dos efeitos...

E o que falhas em entender, é que por haver alguém a lucrar não é necessariamente algo mau.

EDIT: Se quiseres continuar o offtopic, é melhor fazer por MP.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Pboavida » Domingo Mai 18, 2008 12:09

Acho que Isto explica o preço dos combustíveis
OPERA O browser dos operários

Imagem
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor forunista » Domingo Mai 18, 2008 18:17

Azarael Escreveu:
forunista Escreveu:Aqui, sabes muito bem que defendo os principais sectores de produção nas mãos do estado, nem poderia defender outra coisa, como comunista.

Sei, mas gostava que um dia olhasses para o colapso da CCCP, e não só, como uma dica sobre a viabilidade do que defendes... Já para não falar dos efeitos...

A conversa vai sempre dar o mesmo...ambos defendemos coisas diferentes. Houve tantos colapsos e falhas de tantas sociedades e não é por isso que não se fizeram grandes avanços e se conheceu outra face que não a exploração do homem pelo homem.

Azarael Escreveu:E o que falhas em entender, é que por haver alguém a lucrar não é necessariamente algo mau.

O que falhas em entender, é que para esta sociedade capitalista não existe balança para haver distribuição. "Lucros ? Não, não se podem tocar neles, isso nunca!!!!"
Ainda há bem pouco tempo no programa "Prós e contras" um convidado disse qualquer coisa deste género referindo-se à lei de despedimento livre que querem aplicar:
- Nós(referia-se ao patronato), queremos o melhor para os trabalhadores assim como esperamos que o trabalhador desempenhe bem as suas funções. O tanas é que querem! Querem é o melhor para eles, se pudessem ter 100% de máquinas a fazer o trabalho autonomamente, despediam todos os trabalhadores!

Azarael Escreveu:EDIT: Se quiseres continuar o offtopic, é melhor fazer por MP.

[/quote]

Não, não quero, é uma discussão sem fim.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor mariza_cruz » Domingo Mai 18, 2008 20:05

Estive a ler atentamente e chego à conclusão que ambos estão certos à sua maneira , mas não se vendam as ideias um ao outro .
Os dois defendem sistemas diferentes e ideias diferentes logo ninguêm vai dar razão a ninguêm porque ambos estão certos , no seu modo de ver , era bom que a nossa politica tivesse 50/50 das vossas conviçoes aliás sou apologista que poderia existir uma boa governação usando bons elementos de vários partidos mas tal não me parece possivél .
mariza_cruz
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 21, 2008 12:29

Mensagempor Azarael » Domingo Mai 18, 2008 22:41

forunista Escreveu:Não, não quero, é uma discussão sem fim.

Só entre mim e tu. Para o resto do mundo (ou a esmagadora maior parte dele) acabou.
Não estamos a discutir teoria... antes tivessemos... o que pregas foi aplicado e os resultados foram eufemisticamente desanimadores...

forunista Escreveu:O que falhas em entender, é que para esta sociedade capitalista não existe balança para haver distribuição. "Lucros ? Não, não se podem tocar neles, isso nunca!!!!"
Ainda há bem pouco tempo no programa "Prós e contras" um convidado disse qualquer coisa deste género referindo-se à lei de despedimento livre que querem aplicar:
- Nós(referia-se ao patronato), queremos o melhor para os trabalhadores assim como esperamos que o trabalhador desempenhe bem as suas funções. O tanas é que querem! Querem é o melhor para eles, se pudessem ter 100% de máquinas a fazer o trabalho autonomamente, despediam todos os trabalhadores!

A lógica a que ele queria chegar era que o patronato precisa tanto dos trabalhadores como estes do patronato.
E se fosse esse o caso de em alguma industria a mecanização chegar a 100% e mão-de-obra humana poder ser dispensada assim devia ser feito. Não faria sentido de outra maneira. Essa mão-de-obra seria depois canalizada naturalmente para áreas aonde fosse necessária. E é aqui que o Estado devia entrar ao fornecer melhor educação para as pessoas não serem mesmo formigas ou algo parecido que só sabem fazer uma tarefa para a vida.
Pode parecer que estou a dizer alguma barbaridade, mas pensem comigo, antigamente há 100 anos, era preciso muito mais mão-de-obra para fazer muito menos do que se faz hoje em dia com menos mão-de-obra. E não se vivia propriamente melhor...

EDIT: E para fugir um pouco do offtopic. Confirmo o que disse há uns tempos, bombas da Total estão relativamente mais baratas que o resto.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor forunista » Domingo Mai 18, 2008 23:01

Azarael Escreveu:A lógica a que ele queria chegar era que o patronato precisa tanto dos trabalhadores como estes do patronato.

Sem o trabalhador a empresa não anda. O patrão não sobrevive sem o trabalhador, mas o trabalhador sobrevive sem o patrão!

Azarael Escreveu:EDIT: E para fugir um pouco do offtopic. Confirmo o que disse há uns tempos, bombas da Total estão relativamente mais baratas que o resto.

Relativamente, quanto ? Lembro-me de passar por uma bomba da Total quando vou ao Algarve e está cerca de...1 ou 2 centimos mais barato, não está mais! É a única bomba da Total que recordo-me...
Só se na zona onde resides existem muitas...sei que há postos de abastecimento que existem mais numa determinada zona do país.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Domingo Mai 18, 2008 23:39

forunista Escreveu:Sem o trabalhador a empresa não anda. O patrão não sobrevive sem o trabalhador, mas o trabalhador sobrevive sem o patrão!

Errado, gerir/criar uma empresa não é brincadeira. Senão porque é que empresas estão dispostas a gastar mais dinheiro para manter um gestor se surgir uma proposta de uma empresa rival ?
Se é assim tão fácil, é estar apenas a deitar dinheiro ao lixo...

@Total
Bem não sei a diferença agora, porque passei por lá a meio da semana passada mas estava um pouco mais barato, alguns cêntimos mas pronto. Se encontrasse o recibo ainda dizia.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes